Efeito da inundação do solo nos índices fisiológicos da cana-de-açúcar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Antonio C.S.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Duarte, Sergio N., Dias, Nildo da S., Miranda, Jarbas H. de, Arraes, Francisco D.D., Neto, Osvaldo N. de Sousa, Fernandes, Cleyton dos S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.19084/RCA17036
Resumo: No cultivo da cana-de-açúcar, a inundação é um problema sério, particularmente onde os sistemas de drenagem superficiais não são adequados. Foram estudados os índices fisiológicos da cana-de-açúcar (Saccharum sp., cultivar RB 867515) em condições normais e inundadas. Um experimento em ambiente protegido foi conduzido em delineamento de blocos casualizados, arranjado em esquema fatorial (5 x 3 + 1) x 4, quais sejam, 5 velocidades de rebaixamento do nível freático (30 cm de profundidade em 3, 6, 9, 12 e 15 dias) e 3 estádios de desenvolvimento (67, 210 e 305 dias após a plantação- DAP) + um tratamento controle (irrigação sem inundação do solo) com 4 repetições. As análises dos resultados indicam que a inundação do solo nas diferentes velocidades de rebaixamento do nível freático não interferiu nas taxas de crescimento absoluto, de assimilação líquida e de crescimento da cana-de-açúcar. A maior taxa de crescimento relativo e razão de área foliar da cana-de-açúcar foram obtidas quando a inundação do solo ocorreu no período de 210 DAP.
id RCAP_a90fb21140bde1a1783c22b9b825ba52
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito da inundação do solo nos índices fisiológicos da cana-de-açúcarEfeito da inundação do solo nos índices fisiológicos da cana-de-açúcarGeralNo cultivo da cana-de-açúcar, a inundação é um problema sério, particularmente onde os sistemas de drenagem superficiais não são adequados. Foram estudados os índices fisiológicos da cana-de-açúcar (Saccharum sp., cultivar RB 867515) em condições normais e inundadas. Um experimento em ambiente protegido foi conduzido em delineamento de blocos casualizados, arranjado em esquema fatorial (5 x 3 + 1) x 4, quais sejam, 5 velocidades de rebaixamento do nível freático (30 cm de profundidade em 3, 6, 9, 12 e 15 dias) e 3 estádios de desenvolvimento (67, 210 e 305 dias após a plantação- DAP) + um tratamento controle (irrigação sem inundação do solo) com 4 repetições. As análises dos resultados indicam que a inundação do solo nas diferentes velocidades de rebaixamento do nível freático não interferiu nas taxas de crescimento absoluto, de assimilação líquida e de crescimento da cana-de-açúcar. A maior taxa de crescimento relativo e razão de área foliar da cana-de-açúcar foram obtidas quando a inundação do solo ocorreu no período de 210 DAP.In sugarcane cultivation, waterlogging is an acute problem particularly where surface drainage facilities are not adequate. Physiological indexes were studied in sugarcane (Saccharum sp. cultivar RB 867515 genotype) at normal and logging water. A greenhouse experiment was conducted in a randomized blocks design, arranged in factorial scheme (5 x 3 + 1) x 4, which are, 5 demotion velocities of the water table (30 cm depth in 3, 6, 9, 12 and 15 days) and, 3 plant growth stages (67, 210 and 305 days after planting – DAP) + a control (irrigation without waterlogging) with 4 replications. The analysis results indicated that logging water stress condition to different downgrade rate of water table did not interfere on average absolute growth rate, liquid assimilation rate and growth rate of sugarcane. The highest relative growth and leaf area ratio were obtained when water logging soil condition occurs at 210 DAP.Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal2019-01-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.19084/RCA17036por2183-041X0871-018XTavares, Antonio C.S.Duarte, Sergio N.Dias, Nildo da S.Miranda, Jarbas H. deArraes, Francisco D.D.Neto, Osvaldo N. de SousaFernandes, Cleyton dos S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:24:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:31:00.952298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da inundação do solo nos índices fisiológicos da cana-de-açúcar
Efeito da inundação do solo nos índices fisiológicos da cana-de-açúcar
title Efeito da inundação do solo nos índices fisiológicos da cana-de-açúcar
spellingShingle Efeito da inundação do solo nos índices fisiológicos da cana-de-açúcar
Tavares, Antonio C.S.
Geral
title_short Efeito da inundação do solo nos índices fisiológicos da cana-de-açúcar
title_full Efeito da inundação do solo nos índices fisiológicos da cana-de-açúcar
title_fullStr Efeito da inundação do solo nos índices fisiológicos da cana-de-açúcar
title_full_unstemmed Efeito da inundação do solo nos índices fisiológicos da cana-de-açúcar
title_sort Efeito da inundação do solo nos índices fisiológicos da cana-de-açúcar
author Tavares, Antonio C.S.
author_facet Tavares, Antonio C.S.
Duarte, Sergio N.
Dias, Nildo da S.
Miranda, Jarbas H. de
Arraes, Francisco D.D.
Neto, Osvaldo N. de Sousa
Fernandes, Cleyton dos S.
author_role author
author2 Duarte, Sergio N.
Dias, Nildo da S.
Miranda, Jarbas H. de
Arraes, Francisco D.D.
Neto, Osvaldo N. de Sousa
Fernandes, Cleyton dos S.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Antonio C.S.
Duarte, Sergio N.
Dias, Nildo da S.
Miranda, Jarbas H. de
Arraes, Francisco D.D.
Neto, Osvaldo N. de Sousa
Fernandes, Cleyton dos S.
dc.subject.por.fl_str_mv Geral
topic Geral
description No cultivo da cana-de-açúcar, a inundação é um problema sério, particularmente onde os sistemas de drenagem superficiais não são adequados. Foram estudados os índices fisiológicos da cana-de-açúcar (Saccharum sp., cultivar RB 867515) em condições normais e inundadas. Um experimento em ambiente protegido foi conduzido em delineamento de blocos casualizados, arranjado em esquema fatorial (5 x 3 + 1) x 4, quais sejam, 5 velocidades de rebaixamento do nível freático (30 cm de profundidade em 3, 6, 9, 12 e 15 dias) e 3 estádios de desenvolvimento (67, 210 e 305 dias após a plantação- DAP) + um tratamento controle (irrigação sem inundação do solo) com 4 repetições. As análises dos resultados indicam que a inundação do solo nas diferentes velocidades de rebaixamento do nível freático não interferiu nas taxas de crescimento absoluto, de assimilação líquida e de crescimento da cana-de-açúcar. A maior taxa de crescimento relativo e razão de área foliar da cana-de-açúcar foram obtidas quando a inundação do solo ocorreu no período de 210 DAP.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.19084/RCA17036
url https://doi.org/10.19084/RCA17036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-041X
0871-018X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130176137723904