Mobility as a service : barreiras e motivações à implementação : análise quantitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Daniela Tavares Beleza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43973
Resumo: Os problemas ambientais assumem particular importância nos dias de hoje. O setor da mobilidade contribui, em grande escala, para a degradação do planeta. O Mobility as a Service surge como uma alternativa aos padrões de mobilidade atuais. Este agrega e disponibiliza serviços de transporte privado e público de diversos prestadores numa só plataforma. Em termos práticos, o MaaS traduz-se numa diminuição do número de veículos, uma vez que existe uma maior partilha dos recursos de mobilidade. Contudo, para que a sua difusão seja generalizada, é necessário analisar a adesão dos possíveis utilizadores. Por isso, o presente estudo estabelece como objetivos: compreender as características e atitudes dos potenciais utilizadores do Mobility as a Service no contexto português; identificação das principais barreiras à sua adesão e a discussão de políticas de incentivo por parte de entidades macro. Para responder aos objetivos definidos, utilizou-se uma metodologia quantitativa, obtendo-se dados primários através de um questionário online. Numa amostra total de 107 respondentes concluiu-se que indivíduos com uma atitude positiva em relação à economia da partilha e indivíduos preocupados com o ambiente apresentam uma maior disposição para aderir a este serviço. Adicionalmente, o preço de subscrição e a comodidade foram as principais barreiras identificadas pelos inquiridos na escolha pelo MaaS.
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