MODELOS DE NEGÓCIO SUSTENTÁVEIS E O TURISMO ESTILO DE VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Paulo, Débora Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42166
Resumo: O mundo está em fase de mudança de paradigma para uma nova realidade sustentável e que traga futuro para as próximas gerações. Deste modo, o mundo empresarial não poderia ficar de fora à mudança e tem o dever de adaptar os seus modelos de gestão para acompanhar devidamente a atual realidade, surgindo assim os modelos de gestão verde. Modelos esses que vão ao encontro do que o futuro necessita e criando ligações entre os participantes do processo produtivo (stakeholders) como forma de acrescentar maior valor para a organização. Como forma de focalizar melhor a presente investigação, escolheu-se o setor do turismo, nomeadamente o turismo sustentável que viria de mãos dadas com o turismo lifestyle. Após a adoção de um método de pesquisa empírica através de um questionário pela ótica dos residentes da cidade de Lisboa, obteve-se o conhecimento da existência dos planos verdes já aplicados pelas entidades municipais e promovendo mais hábitos sustentáveis no quotidiano da população lisboeta. De seguida analisou-se a presente do turismo local na cidade e o peso da mesma no dia-a-dia dos residentes. Com a recolha dos dados, foi notório a necessidade de aumentar as divulgações das ofertas e aumentar as ações de sensibilização para as práticas mais sustentáveis da população. Um fator crucial para esse desenvolvimento do turismo local e sustentável passa pelo adequado usufruto das novas tecnologias e os seus avanços permitindo ser o ponto-chave para o progresso sustentado do setor. Desta forma podemos concluir considerar os benefícios infinitos do desenvolvimento do turismo lifestyle que oferece experiências que mexem com a parte efetiva do cliente e a promoção sustentável do setor.
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