Estudo e avaliação de mapas para ciclismo urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Joana Filipa Fontes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/70149
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
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spelling Estudo e avaliação de mapas para ciclismo urbanoCiclismoVariáveis gráficas de um mapaFatores de decisão na escolha da rotaMobilidade urbana ciclávelCyclingMap semioticsRoute choiceUrban cycling mobilityEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de InformaçãoAtualmente, com o aumento dos custos e efeitos ambientais prejudiciais associados ao uso desmesurado do automóvel, a população tem explorado outros modos alternativos de meio de transporte. Um meio de transporte que tem vindo a tornar-se popular é a bicicleta, sendo utilizada em diferentes contextos, como de desporto, lazer, turismo, trabalho, entre outros. Contudo, sabe-se que as cidades têm vindo a ser pensadas e desenhadas para o automóvel. Um reflexo disso mesmo é a falta de ferramentas de navegação de apoio à mobilidade ciclável. Com o crescimento do número de adeptos deste meio de transporte seria expectável a existência de mapas e ferramentas de informação de apoio já pensadas e bem-adaptadas a esse tipo de mobilidade. No entanto, os mapas existentes têm imensas limitações na quantidade e qualidade da informação que conseguem disponibilizar aos ciclistas. Este trabalho tem por objetivo estudar e explorar novos modelos de mapa para ciclismo, concebidos de acordo com os requisitos e necessidades para a mobilidade ciclável. Pretende-se criar um conjunto de novos conceitos de visualização gráfica para melhorar a experiência dos ciclistas na utilização de mapas. Foram identificadas as variáveis mais relevantes a representar em mapas de ciclismo com o intuito de criar de um protótipo de mapa. Através de entrevistas a ciclistas avaliou-se a viabilidade e eficácia do protótipo de mapa desenvolvido. Foram identificadas as respetivas limitações e um conjunto de ideias novas e opiniões em relação aos mecanismos de representação. Isto permitiu perceber que a proposta de mapa parece corresponder às necessidades dos ciclistas e permitiu também agregar um conjunto de novas ideias e soluções para mapas futuros.Currently, due to increasing costs and damaging environmental effects associated with excessive use of cars, the population has been exploring other alternative means of transport. An alternative mean of transport that has become more popular is the bicycle, being used in different contexts such as sports, leisure, tourism, job, etc. However, the cities are being thought and designed mostly for cars. A reflection of this is the lack of navigation tools to support cycling mobility. With the growing number of users of this means of transport, it would be expected the existence of maps and supporting information tools already thought out and well adapted to this type of mobility. However, existing maps have huge limitations on the amount and quality of information given to cyclists. The purpose of this project is to study and explore the new cycling map models, designed according to the requirements and needs for cycling mobility. It is intended to create a set of new graphic visualization concepts to improve the cyclists experience in the use of maps. The most relevant variables to be represented on cycling maps were identified in order to create a map prototype. Through interviews with cyclists the feasibility and effectiveness of the developed map prototype was evaluated. The respective limitations and a set of new ideas and opinions regarding the mechanisms of representation were also identified. This allowed us to realize that the map proposal seems to meet the needs of cyclists and also setting new ideas and solutions for future maps.José, RuiUniversidade do MinhoCarvalho, Joana Filipa Fontes20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/70149por202556310info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:35.637618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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