Como o plano do dia potencia a participação das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12941 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_a93805dc04aba1f078e47e23e8e24a7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12941 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como o plano do dia potencia a participação das criançasJardim de infânciaParticipaçãoEscutaMovimento da escola modernaPlano do diaKindergartenPlan of the dayParticipationListeningModern school movementRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório aborda, de uma forma crítica e reflexiva, a minha Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), realizada numa sala de pré-escolar durante 4 meses. Trata-se da reflexão das diversas experiências que vivenciei com um grupo de 25 crianças e da aquisição e fundamentação de conhecimentos teóricos e práticos em contexto de jardim de infância. Será apresentada a caracterização do contexto educativo, as intenções pedagógicas que nortearam a minha prática bem como a sua avaliação. Posteriormente será apresentada a problemática desencadeadora da investigação levada a cabo ao longo da prática. Com o desenvolvimento deste relatório, foi notório o aprofundamento do meu conhecimento teórico associado à prática, o que promoveu a construção da minha identidade profissional. Relativamente à investigação, a mesma desenvolveu-se a partir de um estudo de caso cujo tema é: Como o plano do dia potencia a participação das crianças e teve como objetivo perceber a influência deste instrumento de pilotagem, inserido no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM), na participação das crianças na organização do seu dia. De modo a perceber esta influência na participação, foram recolhidos dados através de observações, registos escritos, entrevistas e conversas informais com a Educadora Cooperante (EC). Os resultados obtidos confirmam a importância do plano do dia na participação das crianças do grupo e mostram a diferença entre o antes e o depois do uso do plano do dia. O estudo revela que, com o aumento da participação, deu-se também o aumento da capacidade de escuta das crianças, não só no momento do preenchimento do plano do dia, mas também noutros momentos da rotina em grande grupo. É também possível perceber, através deste relatório, que os principais ganhos da identidade profissional, construída desde a PPS I, realizada em creche, até agora ,se baseiam no trabalho de equipa, na troca de informações entre escola-famílias e ainda na importância da reflexividade profissional.ABSTRACT The following report approaches, in a critical and reflexive way, my Supervised Professional Practice II (PPSII), that took place in a pre-school room during 4 moths. The report is about the reflection of the various experiences that I lived with a group of 25 children and about the substantiation of theoretiical and practical knowledge in a kindergarten context. It will be present the characterization of the educational contexto, the pedagogical intentions that guide my practice and their evaluation as well. Subsequently, I’ll present you the research problem of my study. With the development of this report, it was notorious the deepen of my theoretical knowledge associated with practice, which promoted the construction of my professional identity. Regarding the investigation, it develops from a case study whose theme is: The Plan of the Day as a promoter of children's participation and aimed to understand the influence of this instrument, inserted in the pedagogical model of Modern School Movement (MEM), in children's participation to organize their day. In order to understand this influence on participation, I collected data from my observations, written records, interviews and informal conversations. The obtained results confirm the importance of the Plan of the Day in the participation of the children in the group and show the difference between before and after using this plan. The study reveals that, with the increase in participation, there was also an increase in the children's listening capacity, not only when filling out the plan but also at other times of the routine in a large group. It's also possible to know more about the gains of my professional identity, built since PPS I until now. These gains are based on teamwork, the exchange of information between school-families and the importance of professional reflexivity.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, ManuelaRCIPLMilicias, Mariana Rodrigues2021-02-24T12:16:52Z2020-06-222020-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12941TID:202628337porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:58.474936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como o plano do dia potencia a participação das crianças |
title |
Como o plano do dia potencia a participação das crianças |
spellingShingle |
Como o plano do dia potencia a participação das crianças Milicias, Mariana Rodrigues Jardim de infância Participação Escuta Movimento da escola moderna Plano do dia Kindergarten Plan of the day Participation Listening Modern school movement |
title_short |
Como o plano do dia potencia a participação das crianças |
title_full |
Como o plano do dia potencia a participação das crianças |
title_fullStr |
Como o plano do dia potencia a participação das crianças |
title_full_unstemmed |
Como o plano do dia potencia a participação das crianças |
title_sort |
Como o plano do dia potencia a participação das crianças |
author |
Milicias, Mariana Rodrigues |
author_facet |
Milicias, Mariana Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Manuela RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milicias, Mariana Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim de infância Participação Escuta Movimento da escola moderna Plano do dia Kindergarten Plan of the day Participation Listening Modern school movement |
topic |
Jardim de infância Participação Escuta Movimento da escola moderna Plano do dia Kindergarten Plan of the day Participation Listening Modern school movement |
description |
Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-22 2020-06-22T00:00:00Z 2021-02-24T12:16:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12941 TID:202628337 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12941 |
identifier_str_mv |
TID:202628337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133479752957952 |