A utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Cristina Maia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12739
Resumo: O objetivo deste estudo investigativo é avaliar a proposta pedagógica do cartoon conceptual e storytelling, no processo ensino-aprendizagem dos conceitos relacionados com o subdomínio energia e movimentos, no ensino secundário, no que diz respeito às conceções alternativas e aos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Este estudo consiste num grupo de intervenção e num grupo de comparação, envolvendo duas turmas do 10º ano de escolaridade do ensino secundário, de uma escola localizada na área metropolitana de Lisboa, através de uma sequência didática envolvendo cartoons, storytelling visual e fichas de trabalho incluindo simulações, recursos estes utilizados em comunicação educativa. As principais concepções alternativas encontradas vão de encontro ao reportado na literatura, ou seja a não distinção entre energia e força, a dificuldade do entendimento da aplicação de forças e ainda o conceito de trabalho como transferência de energia. Os resultados obtidos através de observação direta revelam que a estratégia permite melhorar a atitude dos alunos na disciplina de Física. Por outro lado, os mapas conceptuais construídos pelos alunos do grupo de investigação demonstram uma maior inter-relação dos conceitos face ao grupo de comparação. A avaliação quantitativa de um mapa conceptual demonstra uma taxa de respostas incorretas de 13,6% no grupo de investigação, face a 18,1% do grupo de comparação. A introdução de um elemento de emoção no ensino das ciências, poderá, assim, ajudar a reforçar a ligação entre a ciência da escola e a ciência real, e assim construírem o seu conhecimento, num contexto de comunicação educativa.
id RCAP_a942832d0714da7a44c25e9317062562
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12739
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativaAprendizagemCartoonComunicaçãoEducativaEnergiaEnsinoFísicaStorytellingDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências FísicasO objetivo deste estudo investigativo é avaliar a proposta pedagógica do cartoon conceptual e storytelling, no processo ensino-aprendizagem dos conceitos relacionados com o subdomínio energia e movimentos, no ensino secundário, no que diz respeito às conceções alternativas e aos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Este estudo consiste num grupo de intervenção e num grupo de comparação, envolvendo duas turmas do 10º ano de escolaridade do ensino secundário, de uma escola localizada na área metropolitana de Lisboa, através de uma sequência didática envolvendo cartoons, storytelling visual e fichas de trabalho incluindo simulações, recursos estes utilizados em comunicação educativa. As principais concepções alternativas encontradas vão de encontro ao reportado na literatura, ou seja a não distinção entre energia e força, a dificuldade do entendimento da aplicação de forças e ainda o conceito de trabalho como transferência de energia. Os resultados obtidos através de observação direta revelam que a estratégia permite melhorar a atitude dos alunos na disciplina de Física. Por outro lado, os mapas conceptuais construídos pelos alunos do grupo de investigação demonstram uma maior inter-relação dos conceitos face ao grupo de comparação. A avaliação quantitativa de um mapa conceptual demonstra uma taxa de respostas incorretas de 13,6% no grupo de investigação, face a 18,1% do grupo de comparação. A introdução de um elemento de emoção no ensino das ciências, poderá, assim, ajudar a reforçar a ligação entre a ciência da escola e a ciência real, e assim construírem o seu conhecimento, num contexto de comunicação educativa.The objective of this investigative study is to evaluate the pedagogical proposal of conceptual cartoon and storytelling, in the teaching-learning process of concepts related to the subdomain energy and movements, in secondary education, with regard to alternative conceptions and the knowledge acquired by students. This study consists of an intervention group and a comparison group, involving two classes of the 10th grade of secondary education, from a school located in the metropolitan area of Lisbon, through a didactic sequence involving cartoons, visual storytelling and worksheets including simulations and resources used in educational communication. The main alternative conceptions found are in line with what has been reported in the literature, that is, the non-distinction between energy and force, the difficulty in understanding the application of forces and also the concept of work as energy transfer. The results obtained through direct observation reveal that the strategy improves the attitude of students in the discipline of Physics. On the other hand, the concept maps built by the students of the research group demonstrate a greater interrelationship of the concepts compared to the comparison group. The quantitative evaluation of a concept map shows an incorrect response rate of 13.6% in the research group, compared to 18.1% in the comparison group. The introduction of an element of emotion in science teaching can thus help to strengthen the link between school science and real science, and thus build their knowledge, in a context of educational communication.Soares, Sandra da Costa HenriquesSá, Sónia Manuela Martins deuBibliorumFernandes, Ana Cristina Maia2022-04-202022-03-302024-03-30T00:00:00Z2022-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12739TID:203187628porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:16.683797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativa
title A utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativa
spellingShingle A utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativa
Fernandes, Ana Cristina Maia
Aprendizagem
Cartoon
Comunicação
Educativa
Energia
Ensino
Física
Storytelling
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Físicas
title_short A utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativa
title_full A utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativa
title_fullStr A utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativa
title_full_unstemmed A utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativa
title_sort A utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativa
author Fernandes, Ana Cristina Maia
author_facet Fernandes, Ana Cristina Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Sandra da Costa Henriques
Sá, Sónia Manuela Martins de
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Cristina Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Cartoon
Comunicação
Educativa
Energia
Ensino
Física
Storytelling
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Físicas
topic Aprendizagem
Cartoon
Comunicação
Educativa
Energia
Ensino
Física
Storytelling
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Físicas
description O objetivo deste estudo investigativo é avaliar a proposta pedagógica do cartoon conceptual e storytelling, no processo ensino-aprendizagem dos conceitos relacionados com o subdomínio energia e movimentos, no ensino secundário, no que diz respeito às conceções alternativas e aos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Este estudo consiste num grupo de intervenção e num grupo de comparação, envolvendo duas turmas do 10º ano de escolaridade do ensino secundário, de uma escola localizada na área metropolitana de Lisboa, através de uma sequência didática envolvendo cartoons, storytelling visual e fichas de trabalho incluindo simulações, recursos estes utilizados em comunicação educativa. As principais concepções alternativas encontradas vão de encontro ao reportado na literatura, ou seja a não distinção entre energia e força, a dificuldade do entendimento da aplicação de forças e ainda o conceito de trabalho como transferência de energia. Os resultados obtidos através de observação direta revelam que a estratégia permite melhorar a atitude dos alunos na disciplina de Física. Por outro lado, os mapas conceptuais construídos pelos alunos do grupo de investigação demonstram uma maior inter-relação dos conceitos face ao grupo de comparação. A avaliação quantitativa de um mapa conceptual demonstra uma taxa de respostas incorretas de 13,6% no grupo de investigação, face a 18,1% do grupo de comparação. A introdução de um elemento de emoção no ensino das ciências, poderá, assim, ajudar a reforçar a ligação entre a ciência da escola e a ciência real, e assim construírem o seu conhecimento, num contexto de comunicação educativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-20
2022-03-30
2022-04-20T00:00:00Z
2024-03-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/12739
TID:203187628
url http://hdl.handle.net/10400.6/12739
identifier_str_mv TID:203187628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136411329232896