Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade dos futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vale, Isabel, Tomás Ferreira, Rosa Antónia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3763
Resumo: Neste artigo partilhamos alguns aspetos de uma experiência levada a cabo em duas instituições de ensino superior, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (ESEVC) e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), ao nível da formação inicial de professores que ensinam matemática (desde o 1.° ciclo do ensino básico ao ensino secundário), em que desafiámos os futuros professores a construir trilhos matemáticos. Depois de explicar o que entendemos por trilhos matemáticos, apresentamos alguns resultados da experiência realizada, focando a nossa análise nas tarefas construídas para esses trilhos e em alguns aspetos relativos à criatividade matemática dos futuros professores evidenciada nos seus trabalhos.
id RCAP_a94d537be3714e1c0615e9eca6c1fcef
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade dos futuros professoresNeste artigo partilhamos alguns aspetos de uma experiência levada a cabo em duas instituições de ensino superior, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (ESEVC) e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), ao nível da formação inicial de professores que ensinam matemática (desde o 1.° ciclo do ensino básico ao ensino secundário), em que desafiámos os futuros professores a construir trilhos matemáticos. Depois de explicar o que entendemos por trilhos matemáticos, apresentamos alguns resultados da experiência realizada, focando a nossa análise nas tarefas construídas para esses trilhos e em alguns aspetos relativos à criatividade matemática dos futuros professores evidenciada nos seus trabalhos.APM - Associação de Professores de Matemática2023-12-18T15:04:02Z2015-12-01T00:00:00Z2015-12-012023-12-16T16:36:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3763por2795-4730Barbosa, AnaVale, IsabelTomás Ferreira, Rosa Antóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-21T09:09:12Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:23.595071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade dos futuros professores
title Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade dos futuros professores
spellingShingle Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade dos futuros professores
Barbosa, Ana
title_short Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade dos futuros professores
title_full Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade dos futuros professores
title_fullStr Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade dos futuros professores
title_full_unstemmed Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade dos futuros professores
title_sort Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade dos futuros professores
author Barbosa, Ana
author_facet Barbosa, Ana
Vale, Isabel
Tomás Ferreira, Rosa Antónia
author_role author
author2 Vale, Isabel
Tomás Ferreira, Rosa Antónia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana
Vale, Isabel
Tomás Ferreira, Rosa Antónia
description Neste artigo partilhamos alguns aspetos de uma experiência levada a cabo em duas instituições de ensino superior, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (ESEVC) e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), ao nível da formação inicial de professores que ensinam matemática (desde o 1.° ciclo do ensino básico ao ensino secundário), em que desafiámos os futuros professores a construir trilhos matemáticos. Depois de explicar o que entendemos por trilhos matemáticos, apresentamos alguns resultados da experiência realizada, focando a nossa análise nas tarefas construídas para esses trilhos e em alguns aspetos relativos à criatividade matemática dos futuros professores evidenciada nos seus trabalhos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01T00:00:00Z
2015-12-01
2023-12-18T15:04:02Z
2023-12-16T16:36:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3763
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2795-4730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136440539414528