Perceção aos riscos dos alunos do 9ºano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Joana Rafaela Marinho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108420
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_a95edfd3c9ba3af3fc17a357ad0ebcde
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/108420
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção aos riscos dos alunos do 9ºano.Risk´s perception of 9th gradePerceção do riscoPerceção dos estudantesRiscos naturaisRiscos sociaisFigueira da FozRisk perceptionStudent´s perceptionNatural hazardsSocietal risksFigueira da FozRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasAs transformações sociais, económicas e ambientais que hoje se assistem em todo o mundo tem reflexos sobre a forma como a população perceciona os diferentes riscos. O Relatório Global de Riscos 2022, no seu Estudo Global de Perceção de Riscos (GRPS) identificou os riscos sociais, na forma de "erosão da coesão social", "crises de subsistência" e "deterioração da saúde mental", como os que mais se agravaram desde que a pandemia Covid -19 começou, a par dos riscos ambientais. O estudo reforça o forte impacto sobre as pessoas, as comunidades, e sobre os ecossistemas naturais associado a estes riscos. Esta investigação tem como objetivo principal conhecer a perceção do risco dos estudantes portugueses que frequentam o 9º ano do ensino básico. Pretende-se, ainda, aferir se estes têm comportamentos adequados, e se adotam medidas de mitigação corretas face aos diferentes riscos. Para isto, foi aplicado um questionário a 58 alunos, de diferentes turmas, do 9º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas Figueira - Norte, na Figueira da Foz. Os resultados sugerem que os alunos percecionam o risco de forma moderada, sendo os riscos de poluição, crises económicas e desilusão generalizada dos jovens como aqueles com maior probabilidade de se manifestarem. Foram detetadas diferenças estatisticamente significativas tendo em consideração o género, em que o sexo feminino está inclinado a percecionar mais que o sexo masculino. As conclusões indicam, por outro lado, que os riscos que os alunos consideram como os possíveis de causar mais consequências são os mesmos que existe uma maior disposição em mudar os comportamentos. Deste modo, um maior conhecimento da perceção do risco dos estudantes poderá contribuir para abordagens mais corretas sobre os métodos de ensino, e na qualidade dos materiais e recursos pedagógicos utilizados no processo de ensino-aprendizagem.The social, economic, and environmental transformations that are being witnessed all over the world have an impact on the way in which the population perceives the different risks. The 2022 Global Risks Report, in its Global Risk Perceptions Survey (GRPS) identified societal risks, in the form of "erosion of social cohesion", "livelihood crises" and "deterioration of mental health", as the most have worsened since the Covid -19 pandemic began, along with environmental risks. The study reinforces the strong impact on people, communities, and natural ecosystems associated with these risks. This investigation has as main objective to know the risk perception of Portuguese students who attend the 9th grade. It is also intended to assess whether they have appropriate behaviour, and whether they adopt correct mitigation measures in the face of different risks. For this, a form was applied to 58 students, from different classes, of the 9th grade, from the Agrupamento de Escolas Figueira - Norte, in Figueira da Foz. The results suggest that students perceive risks moderately, with risk from pollution, economic crises and generalized disillusionment among young people being the ones most likely to manifest themselves. Statistically significant differences were detected considering gender, in which females are inclined to perceive more than males. The conclusions indicate, on the other hand, that the risks that the students consider as the ones likely to cause more consequences are the same ones that there is a greater willingness to change behaviour. In this way, a greater knowledge of the student’s perception of risks may contribute to more correct approaches to teaching methods, and to the quality of materials and pedagogical resources used in the teaching-learning process.2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108420http://hdl.handle.net/10316/108420TID:203344642porSoares, Joana Rafaela Marinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-29T22:00:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:43.373136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção aos riscos dos alunos do 9ºano.
Risk´s perception of 9th grade
title Perceção aos riscos dos alunos do 9ºano.
spellingShingle Perceção aos riscos dos alunos do 9ºano.
Soares, Joana Rafaela Marinho
Perceção do risco
Perceção dos estudantes
Riscos naturais
Riscos sociais
Figueira da Foz
Risk perception
Student´s perception
Natural hazards
Societal risks
Figueira da Foz
title_short Perceção aos riscos dos alunos do 9ºano.
title_full Perceção aos riscos dos alunos do 9ºano.
title_fullStr Perceção aos riscos dos alunos do 9ºano.
title_full_unstemmed Perceção aos riscos dos alunos do 9ºano.
title_sort Perceção aos riscos dos alunos do 9ºano.
author Soares, Joana Rafaela Marinho
author_facet Soares, Joana Rafaela Marinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Joana Rafaela Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Perceção do risco
Perceção dos estudantes
Riscos naturais
Riscos sociais
Figueira da Foz
Risk perception
Student´s perception
Natural hazards
Societal risks
Figueira da Foz
topic Perceção do risco
Perceção dos estudantes
Riscos naturais
Riscos sociais
Figueira da Foz
Risk perception
Student´s perception
Natural hazards
Societal risks
Figueira da Foz
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/108420
http://hdl.handle.net/10316/108420
TID:203344642
url http://hdl.handle.net/10316/108420
identifier_str_mv TID:203344642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134130708938752