Repensar a liderança numa gestão escolar promotora de sucesso educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Ernesto Camboa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2566
Resumo: A dissertação ora apresentada insere-se no âmbito do 2º ciclo em Administração e Gestão Escolar, da Universidade Portucalense. A temática escolhida Repensar a liderança numa gestão escolar promotora de sucesso educativo visou compreender o modelo relacional das lideranças da instituição de ensino escolar em Angola, para permitir a sua análise crítica no sentido do sugestionamento de mudança. O ponto de partida dessa busca foi motivado pelo elevado número de anos que andamos a leccionar em algumas escolas Angolanas. Esses anos deixaram em nós a ideia de que muito se tem feito no campo da educação em Angola. Há melhorias que poderiam ser apontadas e que se traduzem em sucesso escolar. Outrossim, ficamos com a ideia de que normalmente quando se fala de insucesso escolar, a tendência geral parece ser aquela de olhar mais para o fator aluno ou escola atribuindo-lhes responsabilidades e esquece-se ou ignora-se outros fatores como o currículo e as condições de funcionamento existentes, ou mesmo o modelo de liderança instituído. Embora partilhássemos dessa visão, desta vez o nosso olhar curvou-se mais para o modelo relacional entre as direções de ensino e a comunidade educativa que começou a mostrar-se importante na procura de sucesso educativo. A nossa convicção foi a de que o esforço que se tem feito, no âmbito da educação em Angola, tem sido mais sobre a capacitação de professores com seminários didáticos e pedagógicos, atualização dos programas e até manuais de ensino, mas pouco, ou até quase nada, se tem feito ou dito no que respeita à criação de um ambiente promotor de relações interpessoais capaz de permitir uma melhor intervenção dos agentes educativos em conjunto. Esse trabalho fixou-se em três escolas Angolanas, com intuito de colher dados que pudessem permitir desenvolver uma noção mais consistente acerca do modelo de relação existente na sua relação com o sucesso educativo. Todavia, também proporcionar propostas que pudessem ser vistas como contributos para futuras investigações científicas no campo da educação. A investigação permitiu perceber que a escola de hoje «não pode mais limitar-se à simples regulamentação ou direção autoritária burocrática, de cima para baixo. A liderança de que se exige na escola atual tem de assumir valores como o diálogo, a ética, a democracia, a liberdade, o compromisso, a confiança, o trabalho colaborativo em equipa, a partilha de ideias e de informação válidas» (Tumbula, 2012, p. 100).
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Outrossim, ficamos com a ideia de que normalmente quando se fala de insucesso escolar, a tendência geral parece ser aquela de olhar mais para o fator aluno ou escola atribuindo-lhes responsabilidades e esquece-se ou ignora-se outros fatores como o currículo e as condições de funcionamento existentes, ou mesmo o modelo de liderança instituído. Embora partilhássemos dessa visão, desta vez o nosso olhar curvou-se mais para o modelo relacional entre as direções de ensino e a comunidade educativa que começou a mostrar-se importante na procura de sucesso educativo. A nossa convicção foi a de que o esforço que se tem feito, no âmbito da educação em Angola, tem sido mais sobre a capacitação de professores com seminários didáticos e pedagógicos, atualização dos programas e até manuais de ensino, mas pouco, ou até quase nada, se tem feito ou dito no que respeita à criação de um ambiente promotor de relações interpessoais capaz de permitir uma melhor intervenção dos agentes educativos em conjunto. Esse trabalho fixou-se em três escolas Angolanas, com intuito de colher dados que pudessem permitir desenvolver uma noção mais consistente acerca do modelo de relação existente na sua relação com o sucesso educativo. Todavia, também proporcionar propostas que pudessem ser vistas como contributos para futuras investigações científicas no campo da educação. A investigação permitiu perceber que a escola de hoje «não pode mais limitar-se à simples regulamentação ou direção autoritária burocrática, de cima para baixo. A liderança de que se exige na escola atual tem de assumir valores como o diálogo, a ética, a democracia, a liberdade, o compromisso, a confiança, o trabalho colaborativo em equipa, a partilha de ideias e de informação válidas» (Tumbula, 2012, p. 100).The research presented here is part of the field of the school administration. The chosen theme, Rethinking leadership in promoting school managemen t educational success aimed exactly look the model of relationship that the leaders of educational institutions in Angola establish with the whole school community. The starting point of this research was prompted by the high number of years we worked in some Angolan school as a teacher. There are improvements that could be identified that translate into academic success. Furthermore we get the idea that usually when talking about school failure, the general trend seems to be one to look more to the student factor or school. We who share this point of view, this time our eyes bent over the relationship model factor between education departments and educational community. Our belief was that the effort that has been made in education area in Angola has said more teacher training with seminars, improvement of pedagogical techniques, updating of programs and textbooks, more little or almost nothing has been done or said as regards the creation of a health ambience, rich interpersonal relationship, based on trust and friendship in looking together. This research, therefore has an x- ray, through three Angolan school in order to collect data that could prove the hypotheses raised at the beginning of the same.The research allowed to have a more consistent idea about the relationship already mentioned model in question. But this research did not stop at x- ray reality itself, it also left some proposals that may well serve, even if only as a scaffold for future scientific research in education area. Definitely we want to say that today our school “can ́t still follow those antique bureaucratic models. The leadership that is required in the current school must assume values as dialogue, ethics, democracy, freedom, compromise, trust, collaborative teamwork, sharing ideas and valid information” (Tumbula, 2012, p. 100).2019-01-29T10:18:28Z2018-10-31T00:00:00Z2018-10-312018-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2566TID:202105431porFilipe, Ernesto Camboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:55ZPortal AgregadorONG
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