O Rio Leça: utilização como recurso didáctico em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Vítor Manuel da Silva
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/65123
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências do Ambiente (Especialização em Ensino)
id RCAP_a981997fd1f8b235eb7733eb1847487b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Rio Leça: utilização como recurso didáctico em educação ambientalCiências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteDissertação de Mestrado em Ciências do Ambiente (Especialização em Ensino)O trabalho tem em vista os seguintes objectivos gerais: - Caracterizar a bacia hidrográfica do Leça nos seguintes aspectos: geografia, hidrologia, geomorfologia e geologia. - Conhecer o passado do rio e um pouco da sua história. - Inventariar acções de degradação, de defesa e de protecção ao longo dos anos. - Caracterizar química e bacteriologicamente a água do rio em quatro pontos distintos. - Investigar na população estudantil dos concelhos por onde passa, o grau de conhecimento e de interesse pelo rio. - Investigar, na classe docente, do grau de conhecimento acerca do rio e da sua utilização como recurso didáctico. - Auscultar a opinião pública acerca da situação passada e presente do rio. O trabalho está estruturado em três partes: Na primeira parte, além dos aspectos geográficos, hidrológicos, geomorfológicos e geológicos da bacia hidrográfica do rio, são abordados alguns aspectos do passado do rio, nomeadamente, a origem do nome, antigas pontes, a construção do porto de Leixões e antigos moinhos. Enumeram-se ainda os locais do rio com interesse histórico-cultural, os quais vale a pena visitar. A finalizar, é feita uma inventariação das acções de degradação, de defesa e de protecção do rio desde o ano de 1972. A segunda parte do trabalho diz respeito ao estado actual das águas do rio. São apresentados e analisados, à luz da actual legislação, os resultados das análises microbiológicos e físico-químicas efectuadas às águas, em quatro locais distintos. A última parte aborda a temática da utilização dos recursos locais no âmbito da Educação Ambiental. Aqui são divulgados e analisados resultados de inquéritos e questionários aplicados a alunos, professores e população, dos concelhos atravessados pelo rio.The work has in mind the following general objectives: - To characterize the hydrograph basin of Leça in the following aspects: geography, hydrology, geomorphology and geology. - To know the history of the river. - To summarise previous actions of degradation and review defence and protections measures. - To characterize the chemistry and bacteria of the water in the river, at four different points. - To investigate, in the student population of the councils where the river passes, the knowledge and degree of interest in the river. - To investigate, in the class, the degree of knowledge concerning the river and its use as a didactical resource. - To voice the public opinion concerning the previous and present situation of the river. The work is structured in three parts: In the first part, besides the geographical aspects, we talk about hydrological, morphological and geological aspects of the hydrograph basin of the river; some aspects of the past of the river, like the origin of the name, old bridges, the construction of the port of Leixões and old mills are approached. There are still innumerable places of the river with historical-cultural interest, which are worthwhile to visit. To conclude, it is made a summary of the actions of degradation, defence and protection of the river, since the year of 1972. The second part of this work is concerned with the actual state of the river’s waters. The results of the microbiological and physical-chemical analyses made to the waters in four different locations are presented and analysed by the actual legislation. The last part approaches the theme of the use of local resources in the area of Environmental Education. Here, we disclose and analyse the results of inquiries and applied questionnaires to students, teachers and the population of the councils where the river flows. As a contribution to the area of Environmental Education, is presented here a visit-guide for the river Leça.Sequeira, Manuel Joaquim CuiçaFreitas, Mário Jorge Cardoso CoelhoUniversidade do MinhoMaia, Vítor Manuel da Silva20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:45.548473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Rio Leça: utilização como recurso didáctico em educação ambiental
title O Rio Leça: utilização como recurso didáctico em educação ambiental
spellingShingle O Rio Leça: utilização como recurso didáctico em educação ambiental
Maia, Vítor Manuel da Silva
Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
title_short O Rio Leça: utilização como recurso didáctico em educação ambiental
title_full O Rio Leça: utilização como recurso didáctico em educação ambiental
title_fullStr O Rio Leça: utilização como recurso didáctico em educação ambiental
title_full_unstemmed O Rio Leça: utilização como recurso didáctico em educação ambiental
title_sort O Rio Leça: utilização como recurso didáctico em educação ambiental
author Maia, Vítor Manuel da Silva
author_facet Maia, Vítor Manuel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sequeira, Manuel Joaquim Cuiça
Freitas, Mário Jorge Cardoso Coelho
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Vítor Manuel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
topic Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
description Dissertação de Mestrado em Ciências do Ambiente (Especialização em Ensino)
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/65123
url http://hdl.handle.net/1822/65123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132729089982464