An application to improve emotional skills in children with Autism Spectrum Disorder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/66010 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia de Eletrónica Industrial e Computadores |
id |
RCAP_a99692ab959e93b68494a5ae60e33be6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66010 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
An application to improve emotional skills in children with Autism Spectrum DisorderAutism Spectrum DisorderEmotionsSocial InteractionHuman Computer InteractionPerturbações do Espectro AutistaEmoçõesInteração SocialInteração Humano - ComputadorEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia de Eletrónica Industrial e ComputadoresThis dissertation presents a project developed with the aim of promoting emotional skills in children with Autism Spectrum Disorders (ASD). The project involves a serious game and a playware object, which is a physical component that acts as the game controller and allows the user to interactively play the serious game. The playware object has six pressure buttons, each one showing an emoji with a specific facial expression and communicates wirelessly via Bluetooth with the serious game app installed in an Android device. The facial expressions used are: happiness, sadness, fear, anger, surprise and neutral/normal. They were applied to the three game activities (imitation, recognition and storytelling). The chain of tests started with an online questionnaire to validate the avatars created to represent the previously mentioned facial expressions in the game (with 114 answers and a mean success rate of 96.2%), which was followed by a usability test of the application (serious game and playware object) with six typically developing children (with 94.4% answer accuracy). Finally, the three game activities were tested with six children with ASD in three/four sessions. Due to the small group test and the short number of sessions, the goal was to test the acceptance of the game rather than the users´ improvement in the activity. It is worth referring that both the serious game and the playware object had a high level of approval from the children and they expressed their interest during the activities. With this project it was intended to contribute to the development of pedagogical resources to be used by professionals and families in the support of children with ASD.Esta dissertação apresenta um projeto desenvolvido com o objetivo de promover capacidades emocionais em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Este projeto envolve um jogo sério e um objeto playware, que é um componente físico que funciona como controlador de jogo e permite que o utilizador jogue o jogo sério de uma forma interativa. O objeto playware tem seis botões de pressão, cada um com um emoji com uma expressão facial específica, e comunica sem fios por Bluetooth com a aplicação do jogo sério instalada no dispositivo Android. As expressões faciais usadas são: felicidade, tristeza, medo, raiva, surpresa e neutro/normal. Estas foram aplicadas às três diferentes atividades de jogo (imitar, reconhecer e contar histórias). A cadeia de testes começou com um questionário online para validar os avatares criados para representar as expressões faciais previamente mencionadas no jogo (com 114 submissões e uma taxa média de sucesso de 96,2%), seguido de um teste de usabilidade da aplicação (jogo sério e objeto playware) com seis crianças tipicamente desenvolvidas (com 94,4% de respostas corretas). Por fim, as três atividades de jogo foram testadas com seis crianças com Perturbação do Espectro do Autismo durante 3 a 4 sessões. Devido à pequena dimensão do grupo de teste e ao baixo número de sessões, o objetivo foi testar a aceitação do jogo em vez da evolução das capacidades dos utilizadores na atividade. É importante referir que tanto o jogo sério como o objeto playware tiveram um alto nível de aprovação por parte das crianças que expressaram o seu interesse durante as atividades. Este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de recursos pedagógicos a serem usados por profissionais e famílias no apoio a crianças com Perturbação do Espectro do Autismo.Soares, FilomenaUniversidade do MinhoAzevedo, José Pedro Coelho de2018-11-152018-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/66010eng202284298info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:36.641699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
An application to improve emotional skills in children with Autism Spectrum Disorder |
title |
An application to improve emotional skills in children with Autism Spectrum Disorder |
spellingShingle |
An application to improve emotional skills in children with Autism Spectrum Disorder Azevedo, José Pedro Coelho de Autism Spectrum Disorder Emotions Social Interaction Human Computer Interaction Perturbações do Espectro Autista Emoções Interação Social Interação Humano - Computador Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
An application to improve emotional skills in children with Autism Spectrum Disorder |
title_full |
An application to improve emotional skills in children with Autism Spectrum Disorder |
title_fullStr |
An application to improve emotional skills in children with Autism Spectrum Disorder |
title_full_unstemmed |
An application to improve emotional skills in children with Autism Spectrum Disorder |
title_sort |
An application to improve emotional skills in children with Autism Spectrum Disorder |
author |
Azevedo, José Pedro Coelho de |
author_facet |
Azevedo, José Pedro Coelho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Filomena Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, José Pedro Coelho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autism Spectrum Disorder Emotions Social Interaction Human Computer Interaction Perturbações do Espectro Autista Emoções Interação Social Interação Humano - Computador Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Autism Spectrum Disorder Emotions Social Interaction Human Computer Interaction Perturbações do Espectro Autista Emoções Interação Social Interação Humano - Computador Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia de Eletrónica Industrial e Computadores |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-15 2018-11-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/66010 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/66010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202284298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132697161891840 |