A implementação de CRM: um estudo de caso aplicado à microempresa Haliotis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Inês Ricardo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1100
Resumo: Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
id RCAP_a99828fca904ca21c7ffbbde3c95deef
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1100
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A implementação de CRM: um estudo de caso aplicado à microempresa HaliotisCRMMedidas de fidelizaçãoColaboradoresRelatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.Face às exigências do mercado e à competição entre empresas, surge cada vez mais a necessidade das empresas se diferenciarem das demais, no entanto, é importante que cada uma se adapte aos seus clientes e não copie as estratégias da concorrência, pois cada empresa é única. Atualmente, muitas empresas recorrem ao Marketing Relacional, ou seja, uma mais-valia que as permite ser únicas em relação à concorrência quando a estratégia é bem implementada. Com o Marketing Relacional surge a ferramenta CRM, uma das estratégias de negócio que melhor se adapta quando o objetivo é desenvolver um relacionamento sustentável e duradouro com os clientes, motivo pelo qual estas temáticas são pertinentes para o estudo. O estudo de caso foi realizado através de um estágio curricular realizado na empresa Haliotis, Atividades Marítimo-Turísticas Lda. e surge no âmbito do Mestrado em Marketing e Promoção Turística da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. Com o decorrer do estágio surgiu a ideia implementar um modelo estratégico de CRM numa Microempresa. Atualmente o Marketing Relacional, mais especificamente o programa CRM, é uma ferramenta benéfica para todas as empresas, sendo decisiva a sua implementação e bom funcionamento para uma relação entre empresa e cliente a longo prazo com benefícios para ambas as partes. O estágio teve como objetivo pôr em prática competências apreendidas no decorrer do primeiro ano do Mestrado, na área do marketing e da promoção turística, bem como, no decorrer da Licenciatura em Marketing Turístico, aplicadas a uma realidade de atividades turísticas como é o caso da escola de mergulho em Peniche, Haliotis. Tendo em conta o facto de a empresa ter em anos anteriormente instalado um programa de CRM mas sem sucesso, o objetivo do meu estudo é elucidar para as mais-valias do mesmo e construir um modelo de implementação tendo por base as especificidades da empresa, mas também dos clientes que a frequentam, e ainda dos potenciais clientes. Ainda que adaptado a uma Microempresa, o desafio é possível de ser concretizado, tendo sempre em conta o meio ambiente, economia e crescimento de mercado. Pelo facto de esta empresa não constituir nenhum modelo de implementação de CRM, este relatório de estágio pode ser considerado uma mais-valia e um avanço no crescimento a longo prazo da mesma, permitindo assim um relacionamento duradouro entre empresa e cliente.Jorge, João Paulo da Conceição SilvaIC-OnlineAmaro, Inês Ricardo2014-11-19T17:20:21Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1100TID:201101807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:22Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:51.275202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A implementação de CRM: um estudo de caso aplicado à microempresa Haliotis
title A implementação de CRM: um estudo de caso aplicado à microempresa Haliotis
spellingShingle A implementação de CRM: um estudo de caso aplicado à microempresa Haliotis
Amaro, Inês Ricardo
CRM
Medidas de fidelização
Colaboradores
title_short A implementação de CRM: um estudo de caso aplicado à microempresa Haliotis
title_full A implementação de CRM: um estudo de caso aplicado à microempresa Haliotis
title_fullStr A implementação de CRM: um estudo de caso aplicado à microempresa Haliotis
title_full_unstemmed A implementação de CRM: um estudo de caso aplicado à microempresa Haliotis
title_sort A implementação de CRM: um estudo de caso aplicado à microempresa Haliotis
author Amaro, Inês Ricardo
author_facet Amaro, Inês Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, João Paulo da Conceição Silva
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Inês Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv CRM
Medidas de fidelização
Colaboradores
topic CRM
Medidas de fidelização
Colaboradores
description Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-11-19T17:20:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1100
TID:201101807
url http://hdl.handle.net/10400.8/1100
identifier_str_mv TID:201101807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136954547175424