A importância das TIC´s na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria do Amparo L
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3992
Resumo: Deste documento consta a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. Dividido em três capítulos, caracterizaremos, no primeiro capítulo, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio, que envolve a escola Unidade Integrada Adalgisa Mendonça Lopes, e o município a qual está inserida. No segundo capitulo, descreveremos a pratica que efetuamos nas três turmas, onde ocorreu a Pratica de Ensino Supervisionada, e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta pratica de ensino supervisionada. O objetivo deste relatório é refletir o percurso de formação e manifestar uma atitude crítica em relação aos desafios, processos e desempenhos do cotidiano profissional, evidenciando as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para a sua superação. No terceiro capitulo, analisaremos a investigação sobre uma possibilidade de abordagem do uso das tecnologias em benefício do processo ensino-aprendizagem, utilizadas no ensino do 1º e 2º Ciclo. Para entender como os jovens se comportam diante da escola, dos saberes que ela lhes transmite e a imagem que eles constroem de futuro é, portanto, fundamental entender o papel desse presente social, dos espaços de identificação, assim como relacioná-los com a sociedade e com as metas escolares de transmissão de conhecimentos, desenvolvimento de atitudes e capacidades para a vida.
id RCAP_a999a228cb0a73774b6f496e665c00e3
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das TIC´s na educaçãoEducaçãoTecnologias da Educação e InformaçãoEnsino – AprendizagemDeste documento consta a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. Dividido em três capítulos, caracterizaremos, no primeiro capítulo, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio, que envolve a escola Unidade Integrada Adalgisa Mendonça Lopes, e o município a qual está inserida. No segundo capitulo, descreveremos a pratica que efetuamos nas três turmas, onde ocorreu a Pratica de Ensino Supervisionada, e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta pratica de ensino supervisionada. O objetivo deste relatório é refletir o percurso de formação e manifestar uma atitude crítica em relação aos desafios, processos e desempenhos do cotidiano profissional, evidenciando as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para a sua superação. No terceiro capitulo, analisaremos a investigação sobre uma possibilidade de abordagem do uso das tecnologias em benefício do processo ensino-aprendizagem, utilizadas no ensino do 1º e 2º Ciclo. Para entender como os jovens se comportam diante da escola, dos saberes que ela lhes transmite e a imagem que eles constroem de futuro é, portanto, fundamental entender o papel desse presente social, dos espaços de identificação, assim como relacioná-los com a sociedade e com as metas escolares de transmissão de conhecimentos, desenvolvimento de atitudes e capacidades para a vida.Instituto Politécnico da Guarda2018-05-14T08:44:49Z2018-05-142017-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3992http://hdl.handle.net/10314/3992TID:201900149porMendes, Maria do Amparo Linfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:45Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:09.424117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das TIC´s na educação
title A importância das TIC´s na educação
spellingShingle A importância das TIC´s na educação
Mendes, Maria do Amparo L
Educação
Tecnologias da Educação e Informação
Ensino – Aprendizagem
title_short A importância das TIC´s na educação
title_full A importância das TIC´s na educação
title_fullStr A importância das TIC´s na educação
title_full_unstemmed A importância das TIC´s na educação
title_sort A importância das TIC´s na educação
author Mendes, Maria do Amparo L
author_facet Mendes, Maria do Amparo L
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria do Amparo L
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologias da Educação e Informação
Ensino – Aprendizagem
topic Educação
Tecnologias da Educação e Informação
Ensino – Aprendizagem
description Deste documento consta a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. Dividido em três capítulos, caracterizaremos, no primeiro capítulo, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio, que envolve a escola Unidade Integrada Adalgisa Mendonça Lopes, e o município a qual está inserida. No segundo capitulo, descreveremos a pratica que efetuamos nas três turmas, onde ocorreu a Pratica de Ensino Supervisionada, e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta pratica de ensino supervisionada. O objetivo deste relatório é refletir o percurso de formação e manifestar uma atitude crítica em relação aos desafios, processos e desempenhos do cotidiano profissional, evidenciando as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para a sua superação. No terceiro capitulo, analisaremos a investigação sobre uma possibilidade de abordagem do uso das tecnologias em benefício do processo ensino-aprendizagem, utilizadas no ensino do 1º e 2º Ciclo. Para entender como os jovens se comportam diante da escola, dos saberes que ela lhes transmite e a imagem que eles constroem de futuro é, portanto, fundamental entender o papel desse presente social, dos espaços de identificação, assim como relacioná-los com a sociedade e com as metas escolares de transmissão de conhecimentos, desenvolvimento de atitudes e capacidades para a vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-15T00:00:00Z
2018-05-14T08:44:49Z
2018-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3992
http://hdl.handle.net/10314/3992
TID:201900149
url http://hdl.handle.net/10314/3992
identifier_str_mv TID:201900149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136924275834880