A importância das TIC´s na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3992 |
Resumo: | Deste documento consta a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. Dividido em três capítulos, caracterizaremos, no primeiro capítulo, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio, que envolve a escola Unidade Integrada Adalgisa Mendonça Lopes, e o município a qual está inserida. No segundo capitulo, descreveremos a pratica que efetuamos nas três turmas, onde ocorreu a Pratica de Ensino Supervisionada, e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta pratica de ensino supervisionada. O objetivo deste relatório é refletir o percurso de formação e manifestar uma atitude crítica em relação aos desafios, processos e desempenhos do cotidiano profissional, evidenciando as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para a sua superação. No terceiro capitulo, analisaremos a investigação sobre uma possibilidade de abordagem do uso das tecnologias em benefício do processo ensino-aprendizagem, utilizadas no ensino do 1º e 2º Ciclo. Para entender como os jovens se comportam diante da escola, dos saberes que ela lhes transmite e a imagem que eles constroem de futuro é, portanto, fundamental entender o papel desse presente social, dos espaços de identificação, assim como relacioná-los com a sociedade e com as metas escolares de transmissão de conhecimentos, desenvolvimento de atitudes e capacidades para a vida. |
id |
RCAP_a999a228cb0a73774b6f496e665c00e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/3992 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância das TIC´s na educaçãoEducaçãoTecnologias da Educação e InformaçãoEnsino – AprendizagemDeste documento consta a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. Dividido em três capítulos, caracterizaremos, no primeiro capítulo, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio, que envolve a escola Unidade Integrada Adalgisa Mendonça Lopes, e o município a qual está inserida. No segundo capitulo, descreveremos a pratica que efetuamos nas três turmas, onde ocorreu a Pratica de Ensino Supervisionada, e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta pratica de ensino supervisionada. O objetivo deste relatório é refletir o percurso de formação e manifestar uma atitude crítica em relação aos desafios, processos e desempenhos do cotidiano profissional, evidenciando as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para a sua superação. No terceiro capitulo, analisaremos a investigação sobre uma possibilidade de abordagem do uso das tecnologias em benefício do processo ensino-aprendizagem, utilizadas no ensino do 1º e 2º Ciclo. Para entender como os jovens se comportam diante da escola, dos saberes que ela lhes transmite e a imagem que eles constroem de futuro é, portanto, fundamental entender o papel desse presente social, dos espaços de identificação, assim como relacioná-los com a sociedade e com as metas escolares de transmissão de conhecimentos, desenvolvimento de atitudes e capacidades para a vida.Instituto Politécnico da Guarda2018-05-14T08:44:49Z2018-05-142017-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3992http://hdl.handle.net/10314/3992TID:201900149porMendes, Maria do Amparo Linfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:45Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:09.424117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das TIC´s na educação |
title |
A importância das TIC´s na educação |
spellingShingle |
A importância das TIC´s na educação Mendes, Maria do Amparo L Educação Tecnologias da Educação e Informação Ensino – Aprendizagem |
title_short |
A importância das TIC´s na educação |
title_full |
A importância das TIC´s na educação |
title_fullStr |
A importância das TIC´s na educação |
title_full_unstemmed |
A importância das TIC´s na educação |
title_sort |
A importância das TIC´s na educação |
author |
Mendes, Maria do Amparo L |
author_facet |
Mendes, Maria do Amparo L |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Maria do Amparo L |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologias da Educação e Informação Ensino – Aprendizagem |
topic |
Educação Tecnologias da Educação e Informação Ensino – Aprendizagem |
description |
Deste documento consta a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. Dividido em três capítulos, caracterizaremos, no primeiro capítulo, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio, que envolve a escola Unidade Integrada Adalgisa Mendonça Lopes, e o município a qual está inserida. No segundo capitulo, descreveremos a pratica que efetuamos nas três turmas, onde ocorreu a Pratica de Ensino Supervisionada, e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta pratica de ensino supervisionada. O objetivo deste relatório é refletir o percurso de formação e manifestar uma atitude crítica em relação aos desafios, processos e desempenhos do cotidiano profissional, evidenciando as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para a sua superação. No terceiro capitulo, analisaremos a investigação sobre uma possibilidade de abordagem do uso das tecnologias em benefício do processo ensino-aprendizagem, utilizadas no ensino do 1º e 2º Ciclo. Para entender como os jovens se comportam diante da escola, dos saberes que ela lhes transmite e a imagem que eles constroem de futuro é, portanto, fundamental entender o papel desse presente social, dos espaços de identificação, assim como relacioná-los com a sociedade e com as metas escolares de transmissão de conhecimentos, desenvolvimento de atitudes e capacidades para a vida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-15T00:00:00Z 2018-05-14T08:44:49Z 2018-05-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/3992 http://hdl.handle.net/10314/3992 TID:201900149 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/3992 |
identifier_str_mv |
TID:201900149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136924275834880 |