Os SIG no apoio ao planeamento de missões de buscas e salvamento em ambiente marítimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Deodato José Ramalhais
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2570
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Sistemas de Informação Geográfica.
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É o órgão responsável pelo Serviço de Busca e Salvamento Aéreo na Search and Rescue Region (SRR) de Santa Maria, em estreita cooperação com o seu homólogo responsável pelo Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, o Maritime Rescue Coordination Center (MRCC) de Ponta Delgada, órgão da dependência da Marinha Portuguesa. As situações ocorridas nesta zona são fortemente caracterizadas por uma série de movimentos relacionados com a dinâmica marítima. Ao contrário do que acontece em terra, onde as ocorrências se mantêm, à partida, estáticas no espaço, no mar são afetadas por diversos vetores de movimento, vetores cujas características é necessário conhecer de modo a localizar com precisão o foco da missão, otimizando recursos e, bem mais importante, tempo, o fator mais precioso à disposição do SAR Mission Coordinator (SMC). O planeamento de missões missão de busca e salvamento, ou como são mais conhecidas, de Search And Rescue (SAR), tarefa da competência do RCC, pode, por vezes, tornar-se moroso se todos os cálculos e representações gráficas forem efetuados sem auxílio computorizado. Com o intuito de otimizar, não só o tempo, mas também a performance do SMC, foi desenvolvido o SAR-PT, uma ferramenta de cálculo de derivas marítimas. A criação desta ferramenta tem como objetivos colmatar a necessidade de efetuar cálculos manuais, bem como automatizar a expressão gráfica e georreferenciada das áreas de busca. Foi utilizado o Microsoft Excel para criar uma componente que efetue os cálculos necessários mediante a inserção de valores recolhidos e ao ArcGIS 9.3 para criar e representar a componente gráfica de forma a elaborar as cartas orientadas para a missão. Foram efetuados testes de validação ao SAR-PT recorrendo à obtenção e análise de valores de Root Mean Square Error (RMSE), fundamentando a sua utilização em ambiente real. Os resultados obtidos indicam que o SAR-PT permite uma redução de cerca de 95% a nível de tempo necessário para obter as derivas requeridas. O trabalho permitiu também demonstrar que é possível produzir ferramentas e soluções que visem otimizar tempo e recursos, facilitando todo o processo de planeamento de missão.The Portuguese Aeronautical Search And Rescue System, legally established by the portuguese law DL 253/95, of September 30, predicts the existence of Rescue Coordination Centre’s, commonly known as RCC, an entity responsible for coordinate Search And Rescue Missions in the region where they are located. The RCC Lajes, tutored by Portuguese Air Force, is located in Terceira Island, Azores. This agency is responsible for the Aeronautical Search And Rescue Service in the Search And Rescue Region (SRR) of Santa Maria, working in a close partnership with its maritime equivalent MRCC Ponta Delgada, tutored by Portuguese Navy and responsible for the Maritime Search And Rescue Service. Most of the distress situations that occur in this region are related to sea. When a distress situation occurs in land, normally it keeps static in space and devoid of movement. This is not what happens in a maritime environment. At sea, objects are affected by different motion vectors, vectors whose characteristics must be known in order to accurately locate the focus of the mission, optimizing resources and time, the most important parameter to the SAR Mission Coordinator (SMC). Planning a SAR mission, which is an RCC task, can sometimes become lengthy, if all calculations and graphical representations are made without computerized assistance. In order to optimize time and the SMC performance, it was developed a tool named SAR-PT to improve the drift calculations process. This tool development aims to suppress the need of manual calculations and automatize the geo-referenced graphic process of creating a search area map. It was used the Microsoft Excel to create an interface that optimizes all the calculation process and the ArcGIS 9.3, used to produce the search areas maps. In order to validate SAR-PT results were used and analyzed RMSE values. Based on the results, it was concluded that SAR-PT allows a reduction of about 95% of the needed time to get a maritime drift. Considering the RMSE values, these results were considered viable. This project also allows to demonstrate that it is possible and relatively simple to produce tools and solutions aiming the optimization of time and resources, making mission planning process easier.Fernandez, Paulo Alexandre JustoRuivo, Luís António FlôrRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFerreira, Deodato José Ramalhais2014-10-13T09:29:33Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2570TID:201078848porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:26Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:48.908455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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