Medir a rendibilidade dos clientes: implementação de um modelo adaptado à empresa OLI Sistemas Sanitários, S A
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49000 |
Resumo: | Atualmente, a maioridade das empresas não está ciente dos custos associados ao relacionamento com os seus clientes. Habitualmente, as empresas imputam os custos dos produtos a cada cliente, contudo, incorrem no erro de não adicionar a esse custo os custos de, por exemplo, venda, marketing, serviços, etc. O objetivo principal deste relatório é apresentar o trabalho desenvolvido no estágio curricular realizado na empresa OLI Sistemas Sanitários, S.A.. Das tarefas desenvolvidas, destacou-se a implementação de um modelo de medição da rendibilidade dos clientes adaptado à empresa. Este modelo utilizou o sistema de custeio Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) visto permitir um cálculo mais preciso e fornecer informações essenciais à definição de estratégias e tomada de decisões dos gestores. Além disso, ajuda na retenção, fidelização e satisfação das necessidades dos clientes. Através desta implementação conseguiu-se apurar os grupos de clientes mais e menos rentáveis bem como combater a teoria de que clientes com maior número de vendas/faturação são os que apresentam maior rendibilidade. |
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Medir a rendibilidade dos clientes: implementação de um modelo adaptado à empresa OLI Sistemas Sanitários, S AAnálise da rendibilidade dos clientesSistemas de custeioTDABCAtualmente, a maioridade das empresas não está ciente dos custos associados ao relacionamento com os seus clientes. Habitualmente, as empresas imputam os custos dos produtos a cada cliente, contudo, incorrem no erro de não adicionar a esse custo os custos de, por exemplo, venda, marketing, serviços, etc. O objetivo principal deste relatório é apresentar o trabalho desenvolvido no estágio curricular realizado na empresa OLI Sistemas Sanitários, S.A.. Das tarefas desenvolvidas, destacou-se a implementação de um modelo de medição da rendibilidade dos clientes adaptado à empresa. Este modelo utilizou o sistema de custeio Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) visto permitir um cálculo mais preciso e fornecer informações essenciais à definição de estratégias e tomada de decisões dos gestores. Além disso, ajuda na retenção, fidelização e satisfação das necessidades dos clientes. Através desta implementação conseguiu-se apurar os grupos de clientes mais e menos rentáveis bem como combater a teoria de que clientes com maior número de vendas/faturação são os que apresentam maior rendibilidade.Coimbra, Cláudia Maria Pires de CarvalhoRepositório ComumBrenha, Beatriz Baltazar2024-01-16T15:00:17Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49000TID:203467418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T02:16:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:55.875284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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