''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, José Carlos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4647
Resumo: A partir de uma primeira reflexão acerca da lírica amorosa em médio -alto -alemão, o ‘Minnesang’, pretende -se com o presente artigo entender a vertente epistolográfica que a esta tradição poderá estar associada. A análise focar -se -á essencialmente nas canções que representam uma vertente mais alta e cortês da dimensão da ‘minne’, a ‘hohe Minne’, deixando então espaço para uma reflexão acerca das possibilidades de violação de condutas sociais: tendo em conta que esta tradição sobrevive de confrontos socialmente estabelecidos entre afastamento/proximidade, comunicação/falta desta, assume -se a carta como um motivo de particular interesse, uma vez que permite a transgressão do silêncio sem que este seja, de facto, verdadeiramente transgredido. Para tal, proceder -se -á à leitura de ‘Minnesänger’ canónicos como Friedrich von Hausen e Hartmann von Aue, mas também de outros como Johannes Hadlaub, Der Taler e Mönch von Salzburg.
id RCAP_a9ccfa15e3dc4859cc680a9a4c97446b
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/4647
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling ''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIVMinnesangMédio-alto-alemãoLíricaSilêncioMedium-high-germanLyricSilenceA partir de uma primeira reflexão acerca da lírica amorosa em médio -alto -alemão, o ‘Minnesang’, pretende -se com o presente artigo entender a vertente epistolográfica que a esta tradição poderá estar associada. A análise focar -se -á essencialmente nas canções que representam uma vertente mais alta e cortês da dimensão da ‘minne’, a ‘hohe Minne’, deixando então espaço para uma reflexão acerca das possibilidades de violação de condutas sociais: tendo em conta que esta tradição sobrevive de confrontos socialmente estabelecidos entre afastamento/proximidade, comunicação/falta desta, assume -se a carta como um motivo de particular interesse, uma vez que permite a transgressão do silêncio sem que este seja, de facto, verdadeiramente transgredido. Para tal, proceder -se -á à leitura de ‘Minnesänger’ canónicos como Friedrich von Hausen e Hartmann von Aue, mas também de outros como Johannes Hadlaub, Der Taler e Mönch von Salzburg.This article aims to provide insight into the epistolographical aspects of the Middle High German Minnesang, i.e. the Minnesang love lyric in connection to the love letter. The analysis is focused on songs related to ‘hohe Minne’, a higher form of love, ultimately providing a greater understanding of how social conducts became transgressive. In a tradition arising from socially established confrontations between distance/proximity and communication/no communication, the letter proves a particularly interesting motive, enabling the transgression of silence without truly transgressing it. This analysis includes poems by both canonical Minnesänger (Friedrich von Hausen and Hartmann von Aue) and non -canonical Minnesänger (Johannes Hadlaub, Der Taler and Mönch von Salzburg).CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória", Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Edições Afrontamento2023-01-20T14:33:12Z2017-12-01T00:00:00Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4647por2182-1097-08Teixeira, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:13:21ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv ''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIV
title ''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIV
spellingShingle ''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIV
Teixeira, José Carlos
Minnesang
Médio-alto-alemão
Lírica
Silêncio
Medium-high-german
Lyric
Silence
title_short ''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIV
title_full ''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIV
title_fullStr ''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIV
title_full_unstemmed ''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIV
title_sort ''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIV
author Teixeira, José Carlos
author_facet Teixeira, José Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Minnesang
Médio-alto-alemão
Lírica
Silêncio
Medium-high-german
Lyric
Silence
topic Minnesang
Médio-alto-alemão
Lírica
Silêncio
Medium-high-german
Lyric
Silence
description A partir de uma primeira reflexão acerca da lírica amorosa em médio -alto -alemão, o ‘Minnesang’, pretende -se com o presente artigo entender a vertente epistolográfica que a esta tradição poderá estar associada. A análise focar -se -á essencialmente nas canções que representam uma vertente mais alta e cortês da dimensão da ‘minne’, a ‘hohe Minne’, deixando então espaço para uma reflexão acerca das possibilidades de violação de condutas sociais: tendo em conta que esta tradição sobrevive de confrontos socialmente estabelecidos entre afastamento/proximidade, comunicação/falta desta, assume -se a carta como um motivo de particular interesse, uma vez que permite a transgressão do silêncio sem que este seja, de facto, verdadeiramente transgredido. Para tal, proceder -se -á à leitura de ‘Minnesänger’ canónicos como Friedrich von Hausen e Hartmann von Aue, mas também de outros como Johannes Hadlaub, Der Taler e Mönch von Salzburg.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01T00:00:00Z
2017-12
2023-01-20T14:33:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/4647
url http://hdl.handle.net/11328/4647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-1097-08
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória", Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Edições Afrontamento
publisher.none.fl_str_mv CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória", Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Edições Afrontamento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302558018109440