(Des) continuidades urbanas. Infra-estruturas de mobilidade. Uma nova entrada para Monsanto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/2775 |
Resumo: | Compreender o modo como as decisões gerais sobre ossistemas urbanos estruturantes da cidade alteram as dinâmicas dos espaços locais constitui o tema desta dissertação, intitulada (Des) Continuidades Urbanas – Infra-estruturas de Mobilidade. Este trabalho pretende desenvolver uma reflexão sobre a racionalização das cidades organizadas por redes que, ao atribuir uma determinada importância a estes sistemas de circulação, criou novos conceitos em relação à escala, distância e tempo concebendo uma cidade baseada em espaços individuais. Actualmente, a propagação dos espaços urbanos monofuncionais leva à descaracterização da cidade, pois não valoriza a pluralidade urbana. A reflexão efectuada ao longo deste trabalho tem como objectivo alterar esses resultados e transformar a cidade em lugares de encontro e trocas sociais e contribuir para a riqueza e humanização das cidades. A zona de intervenção situa-se em Campolide, junto do Eixo Norte-Sul e linha de caminho-de ferro, entre a Estação de Comboios Campolide e Sete-Rios, em que o projecto proposto pretende responder de forma eficiente às necessidades da sua envolvente e da cidade de Lisboa. |
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