A Intenção Empreendedora em Estudantes do Ensino Superior na Área das Ciência das Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Vasco Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7993
Resumo: O empreendedorismo nas instituições de ensino superior tem sido um tema cada vez mais relevante e abordado de forma a contornar alguns aspetos menos positivos da sociedade, como a falta de oportunidades para recém-licenciados e o desemprego jovem. A presente investigação tem como objetivo principal identificar e analisar as principais variáveis que podem influenciar a intenção empreendedora em estudantes finalistas do ano letivo 2021/2022 das licenciaturas de Comunicação Social e Publicidade e Relações Públicas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Tendo como meta para alcançar o objetivo principal a análise das variáveis da Teoria do Comportamento Planeado na Intenção empreendedora e do Ensino do empreendedorismo nestas mesmas variáveis, a metodologia utilizada foi de caracter quantitativo através do uso de um inquérito por questionário à população em amostra com diversas afirmações através de níveis de concordância. Com o intuito de responder a duas perguntas de investigação e a validar ou a refutar sete hipóteses em análise, será aplicado um cruzamento de todas as respostas obtidas e consequentemente a sua análise, com o intuito de perceber a intenção empreendedora em estudantes do ensino superior na área das ciências da comunicação.
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spelling A Intenção Empreendedora em Estudantes do Ensino Superior na Área das Ciência das ComunicaçãoEmpreendedorismoIntenção EmpreendedoraTeoria do Comportamento PlaneadoEstudantesEnsino SuperiorEntrepreneurshipEntrepreneurial IntentionTheory of Planned BehaviourStudentsHigher EducationO empreendedorismo nas instituições de ensino superior tem sido um tema cada vez mais relevante e abordado de forma a contornar alguns aspetos menos positivos da sociedade, como a falta de oportunidades para recém-licenciados e o desemprego jovem. A presente investigação tem como objetivo principal identificar e analisar as principais variáveis que podem influenciar a intenção empreendedora em estudantes finalistas do ano letivo 2021/2022 das licenciaturas de Comunicação Social e Publicidade e Relações Públicas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Tendo como meta para alcançar o objetivo principal a análise das variáveis da Teoria do Comportamento Planeado na Intenção empreendedora e do Ensino do empreendedorismo nestas mesmas variáveis, a metodologia utilizada foi de caracter quantitativo através do uso de um inquérito por questionário à população em amostra com diversas afirmações através de níveis de concordância. Com o intuito de responder a duas perguntas de investigação e a validar ou a refutar sete hipóteses em análise, será aplicado um cruzamento de todas as respostas obtidas e consequentemente a sua análise, com o intuito de perceber a intenção empreendedora em estudantes do ensino superior na área das ciências da comunicação.Entrepreneurship in higher education institutions lias been an increasingly relevant topic and addressed in order to circumvent some less positive aspects of society, such as the lack of opportunities for recent graduates and youth unemployment. The main objective of this research is to identify and analyse the main variables that may influence the entrepreneurial intention of final-year students in the 2021/2022 academic year of the Social Communication and Advertising and Public Relations degrees of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu. Having as a goal to achieve the main objective the analysis of the variables of the Theory of Planned Behaviour in Entrepreneurial Intention and the Teaching of Entrepreneurship in these same variables, the methodology used was quantitative in nature through the use of a questionnaire survey to the sample population with severa) statements through leveis of agreement. In order to answer two research questions and to validate or refute seven hypotheses under analysis, a cross-check of ali the obtained answers and consequently their analysis will be applied, with the aim of understanding the entrepreneurial intention in higher education students in the area of communication sciences.Veiga, Pedro MotaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMiguel, Vasco Ribeiro2023-10-20T10:08:28Z2023-03-222023-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7993TID:203371224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T02:32:07Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:09.902604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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