Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Belquior Guerrero Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12930
Resumo: Este trabalho consiste numa pesquisa acerca das possibilidades de ações gestuais que podem ser desenvolvidas na performance da peça Sequenza XI de Luciano Berio. Num primeiro momento, exponho como acredito que o gesto musical se tornou foco das pesquisas na área da performance nos últimos anos, e, em seguida, mostro como a atual produção acadêmica aborda este fenômeno na área da performance musical. Com a finalidade de orientar as ações corpóreas a serem desenvolvidas na performance, realizei uma análise da peça que permitiu definir quais eventos sonoros seriam submetidos à exploração gestual. A etapa seguinte consistiu em seções de estudo prático que foram registradas através de diários de estudo e gravações audiovisuais. Tais processos de investigação permitiram uma discussão sobre a prática gestual na performance, sendo meu principal objetivo, com este trabalho, compreender formas de abordar uma partitura onde as qualidades epistêmicas e expressivas, atribuídas ao gesto pela recente produção acadêmica, possam ser exploradas na performance musical.
id RCAP_aa07597f536a82a55863f9613eff5f16
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestualEnsino da músicaInterpretação musicalGuitarra clássicaEste trabalho consiste numa pesquisa acerca das possibilidades de ações gestuais que podem ser desenvolvidas na performance da peça Sequenza XI de Luciano Berio. Num primeiro momento, exponho como acredito que o gesto musical se tornou foco das pesquisas na área da performance nos últimos anos, e, em seguida, mostro como a atual produção acadêmica aborda este fenômeno na área da performance musical. Com a finalidade de orientar as ações corpóreas a serem desenvolvidas na performance, realizei uma análise da peça que permitiu definir quais eventos sonoros seriam submetidos à exploração gestual. A etapa seguinte consistiu em seções de estudo prático que foram registradas através de diários de estudo e gravações audiovisuais. Tais processos de investigação permitiram uma discussão sobre a prática gestual na performance, sendo meu principal objetivo, com este trabalho, compreender formas de abordar uma partitura onde as qualidades epistêmicas e expressivas, atribuídas ao gesto pela recente produção acadêmica, possam ser exploradas na performance musical.This research explores the possibilities of gestural actions in the performance of Sequenza XI, composed by Luciano Berio. Firstly, I discuss how musical gesture has become an important focus of research in performance in recent years, and later I present current academic research on this topic in the area of musical performance. In order to develop the bodily actions involved in the performance, I conducted an analysis of the work which allowed me to define the sound events that would be submitted to gestural exploration. The next step involved a sequence of practical study sessions, recorded in a reflective journal and audiovisual recordings. These research processes were the basis for a discussion about gestural practice in performance, aiming to understand manners of approaching a score in which the epistemic and expressive qualities attributed to the gesture by recent academic research may be exploited in musical performance.Universidade de Aveiro2014-12-04T17:55:49Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12930TID:201567482porMarques, Belquior Guerrero Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:40Zoai:ria.ua.pt:10773/12930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:59.406595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual
title Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual
spellingShingle Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual
Marques, Belquior Guerrero Santos
Ensino da música
Interpretação musical
Guitarra clássica
title_short Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual
title_full Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual
title_fullStr Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual
title_full_unstemmed Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual
title_sort Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual
author Marques, Belquior Guerrero Santos
author_facet Marques, Belquior Guerrero Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Belquior Guerrero Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Interpretação musical
Guitarra clássica
topic Ensino da música
Interpretação musical
Guitarra clássica
description Este trabalho consiste numa pesquisa acerca das possibilidades de ações gestuais que podem ser desenvolvidas na performance da peça Sequenza XI de Luciano Berio. Num primeiro momento, exponho como acredito que o gesto musical se tornou foco das pesquisas na área da performance nos últimos anos, e, em seguida, mostro como a atual produção acadêmica aborda este fenômeno na área da performance musical. Com a finalidade de orientar as ações corpóreas a serem desenvolvidas na performance, realizei uma análise da peça que permitiu definir quais eventos sonoros seriam submetidos à exploração gestual. A etapa seguinte consistiu em seções de estudo prático que foram registradas através de diários de estudo e gravações audiovisuais. Tais processos de investigação permitiram uma discussão sobre a prática gestual na performance, sendo meu principal objetivo, com este trabalho, compreender formas de abordar uma partitura onde as qualidades epistêmicas e expressivas, atribuídas ao gesto pela recente produção acadêmica, possam ser exploradas na performance musical.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-04T17:55:49Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12930
TID:201567482
url http://hdl.handle.net/10773/12930
identifier_str_mv TID:201567482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137541066063872