Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12930 |
Resumo: | Este trabalho consiste numa pesquisa acerca das possibilidades de ações gestuais que podem ser desenvolvidas na performance da peça Sequenza XI de Luciano Berio. Num primeiro momento, exponho como acredito que o gesto musical se tornou foco das pesquisas na área da performance nos últimos anos, e, em seguida, mostro como a atual produção acadêmica aborda este fenômeno na área da performance musical. Com a finalidade de orientar as ações corpóreas a serem desenvolvidas na performance, realizei uma análise da peça que permitiu definir quais eventos sonoros seriam submetidos à exploração gestual. A etapa seguinte consistiu em seções de estudo prático que foram registradas através de diários de estudo e gravações audiovisuais. Tais processos de investigação permitiram uma discussão sobre a prática gestual na performance, sendo meu principal objetivo, com este trabalho, compreender formas de abordar uma partitura onde as qualidades epistêmicas e expressivas, atribuídas ao gesto pela recente produção acadêmica, possam ser exploradas na performance musical. |
id |
RCAP_aa07597f536a82a55863f9613eff5f16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12930 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestualEnsino da músicaInterpretação musicalGuitarra clássicaEste trabalho consiste numa pesquisa acerca das possibilidades de ações gestuais que podem ser desenvolvidas na performance da peça Sequenza XI de Luciano Berio. Num primeiro momento, exponho como acredito que o gesto musical se tornou foco das pesquisas na área da performance nos últimos anos, e, em seguida, mostro como a atual produção acadêmica aborda este fenômeno na área da performance musical. Com a finalidade de orientar as ações corpóreas a serem desenvolvidas na performance, realizei uma análise da peça que permitiu definir quais eventos sonoros seriam submetidos à exploração gestual. A etapa seguinte consistiu em seções de estudo prático que foram registradas através de diários de estudo e gravações audiovisuais. Tais processos de investigação permitiram uma discussão sobre a prática gestual na performance, sendo meu principal objetivo, com este trabalho, compreender formas de abordar uma partitura onde as qualidades epistêmicas e expressivas, atribuídas ao gesto pela recente produção acadêmica, possam ser exploradas na performance musical.This research explores the possibilities of gestural actions in the performance of Sequenza XI, composed by Luciano Berio. Firstly, I discuss how musical gesture has become an important focus of research in performance in recent years, and later I present current academic research on this topic in the area of musical performance. In order to develop the bodily actions involved in the performance, I conducted an analysis of the work which allowed me to define the sound events that would be submitted to gestural exploration. The next step involved a sequence of practical study sessions, recorded in a reflective journal and audiovisual recordings. These research processes were the basis for a discussion about gestural practice in performance, aiming to understand manners of approaching a score in which the epistemic and expressive qualities attributed to the gesture by recent academic research may be exploited in musical performance.Universidade de Aveiro2014-12-04T17:55:49Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12930TID:201567482porMarques, Belquior Guerrero Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:40Zoai:ria.ua.pt:10773/12930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:59.406595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual |
title |
Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual |
spellingShingle |
Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual Marques, Belquior Guerrero Santos Ensino da música Interpretação musical Guitarra clássica |
title_short |
Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual |
title_full |
Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual |
title_fullStr |
Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual |
title_full_unstemmed |
Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual |
title_sort |
Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual |
author |
Marques, Belquior Guerrero Santos |
author_facet |
Marques, Belquior Guerrero Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Belquior Guerrero Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Interpretação musical Guitarra clássica |
topic |
Ensino da música Interpretação musical Guitarra clássica |
description |
Este trabalho consiste numa pesquisa acerca das possibilidades de ações gestuais que podem ser desenvolvidas na performance da peça Sequenza XI de Luciano Berio. Num primeiro momento, exponho como acredito que o gesto musical se tornou foco das pesquisas na área da performance nos últimos anos, e, em seguida, mostro como a atual produção acadêmica aborda este fenômeno na área da performance musical. Com a finalidade de orientar as ações corpóreas a serem desenvolvidas na performance, realizei uma análise da peça que permitiu definir quais eventos sonoros seriam submetidos à exploração gestual. A etapa seguinte consistiu em seções de estudo prático que foram registradas através de diários de estudo e gravações audiovisuais. Tais processos de investigação permitiram uma discussão sobre a prática gestual na performance, sendo meu principal objetivo, com este trabalho, compreender formas de abordar uma partitura onde as qualidades epistêmicas e expressivas, atribuídas ao gesto pela recente produção acadêmica, possam ser exploradas na performance musical. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-04T17:55:49Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12930 TID:201567482 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12930 |
identifier_str_mv |
TID:201567482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137541066063872 |