Projeto de Comunicação Digital na Área da Saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6059 |
Resumo: | A Internet veio alterar o panorama comunicacional e trouxe grandes desafios para profissionais e investigadores. De facto, tornou-se possível chegar a milhões de pessoas através de um clique. Websites e redes sociais são fortes ferramentas de comunicação digital, daí a crescente necessidade de formação de profissionais nestas áreas. O conceito eHealth ganha aqui especial relevo, pois defende a necessidade das marcas gerarem uma personalidade digital possibilitando, no caso das instituições de saúde, uma aproximação ao público. O presente projeto aborda o meio digital como condicionador do modo como se desenvolve a comunicação nas organizações de saúde e visa apresentar uma proposta de comunicação digital especificamente para instituições de saúde. Para isso, realizou-se análise de conteúdo de websites e redes sociais (Facebook e Twitter) das dez melhores clínicas e hospitais de Portugal e das dez melhores clínicas e hospitais do Mundo segundo o estudo “Ranking web of hospitals”. Os websites foram analisados com base numa grelha criada com diversos indicadores, defendidos por vários autores como peças importantes e que devem estar presentes nos websites. As redes sociais foram analisadas em dois momentos distintos e os conteúdos recolhidos passam por: temas publicados pelas instituições, a tipologia de conteúdo/formatos das publicações e, também o número de publicações, gostos, partilhas e comentários das publicações. |
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Projeto de Comunicação Digital na Área da SaúdeeHealthwebsitesredes sociaiscomunicação digitalcomunicação na saúdeeHealthwebsitessocial networksdigital communicationhealth communicationA Internet veio alterar o panorama comunicacional e trouxe grandes desafios para profissionais e investigadores. De facto, tornou-se possível chegar a milhões de pessoas através de um clique. Websites e redes sociais são fortes ferramentas de comunicação digital, daí a crescente necessidade de formação de profissionais nestas áreas. O conceito eHealth ganha aqui especial relevo, pois defende a necessidade das marcas gerarem uma personalidade digital possibilitando, no caso das instituições de saúde, uma aproximação ao público. O presente projeto aborda o meio digital como condicionador do modo como se desenvolve a comunicação nas organizações de saúde e visa apresentar uma proposta de comunicação digital especificamente para instituições de saúde. Para isso, realizou-se análise de conteúdo de websites e redes sociais (Facebook e Twitter) das dez melhores clínicas e hospitais de Portugal e das dez melhores clínicas e hospitais do Mundo segundo o estudo “Ranking web of hospitals”. Os websites foram analisados com base numa grelha criada com diversos indicadores, defendidos por vários autores como peças importantes e que devem estar presentes nos websites. As redes sociais foram analisadas em dois momentos distintos e os conteúdos recolhidos passam por: temas publicados pelas instituições, a tipologia de conteúdo/formatos das publicações e, também o número de publicações, gostos, partilhas e comentários das publicações.The Internet has changed the communication landscape and brought great challenges to professionals and researchers. In fact, it became possible to reach millions of people through a click. Websites and social networks are strong tools of digital communication, hence the growing need for training professionals in these areas. The eHealth concept gains special importance here because it defends the need of the brands to generate a digital personality allowing, in the case of health institutions, the approximation to the public. The current study presents how the digital media have changed the way how the organizational communication is developed in the health area and also present a proposal of digital communication, specifically for health institutions. For this purpose, was made content analysis of websites and social networks (Facebook and Twitter) of the ten best clinics and hospitals in Portugal and the ten best clinics and hospitals in the World according to the "Ranking web of hospitals" study. The websites were analyzed based on a grid created with several indicators, defended by numerous authors as important pieces that must be present in the websites. The social networks were analyzed in two different moments and the contents collected presents: themes published by the institutions, the typology of content/formats of the publications and also the number of publications, likes, shares and comments of the publications.Augusto, LuísaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAlmeida, Patrícia Ferreira de2019-12-18T12:30:20Z2018-11-282018-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6059TID:202345890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:20Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:03.074420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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