O design para a valorização do bordado de Arraiolos: o projeto Rayola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40478 |
Resumo: | Num mundo globalizado, de constantes mudanças e renovações, o design desem¬penha mais do que nunca um importante papel de mediador cultural para a valorização dos territórios, das suas comunidades e produtos locais. Neste contexto, continua a residir o artesanato, enquanto atividade e expressão cultural que confere significado e singularidade aos territórios. Assim, considera-se pertinente que o design encare o artesanato como um desafio que em diálogo com o artesanato encontrem soluções contemporâneas, conscientes e sustentáveis para a preservação dos saberes, das práticas artesanais e para a melhoria da dimensão social, cultural, tecnológica e económica das comunidades e do território. Assumindo que os valores da tradição podem ter importância para a sociedade atual, apresenta-se o projeto Rayola de valorização e ressignificação do Bordado de Arraiolos pelo design. Rayola é uma marca de produtos contemporâneos, mais concretamente, uma linha de carteiras de mão inspiradas em obras das pintoras portuguesas Maria Keil e Maria Helena Vieira da Silva. O objetivo do projeto com a criação de produtos desejados por novos públicos é o de demonstrar a possibilidade de novas utilizações dos Bordados de Arraiolos que proporcionem às bordadeiras uma remuneração justa, o que não acontece presentemente, uma vez que em média ganham pouco mais do que um euro por hora. As metodologias utilizadas no desenvolvimento deste trabalho, de natureza quali¬tativa, implicaram: a revisão da literatura sobre o território e identidade, artesanato e design; a análise de projetos nacionais e internacionais relevantes para o tema e o desenvolvimento exploratório do projeto Rayola. |
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O design para a valorização do bordado de Arraiolos: o projeto RayolaDesign e territórioDesign e artesanatoSustentabilidadeBordado de ArraiolosNum mundo globalizado, de constantes mudanças e renovações, o design desem¬penha mais do que nunca um importante papel de mediador cultural para a valorização dos territórios, das suas comunidades e produtos locais. Neste contexto, continua a residir o artesanato, enquanto atividade e expressão cultural que confere significado e singularidade aos territórios. Assim, considera-se pertinente que o design encare o artesanato como um desafio que em diálogo com o artesanato encontrem soluções contemporâneas, conscientes e sustentáveis para a preservação dos saberes, das práticas artesanais e para a melhoria da dimensão social, cultural, tecnológica e económica das comunidades e do território. Assumindo que os valores da tradição podem ter importância para a sociedade atual, apresenta-se o projeto Rayola de valorização e ressignificação do Bordado de Arraiolos pelo design. Rayola é uma marca de produtos contemporâneos, mais concretamente, uma linha de carteiras de mão inspiradas em obras das pintoras portuguesas Maria Keil e Maria Helena Vieira da Silva. O objetivo do projeto com a criação de produtos desejados por novos públicos é o de demonstrar a possibilidade de novas utilizações dos Bordados de Arraiolos que proporcionem às bordadeiras uma remuneração justa, o que não acontece presentemente, uma vez que em média ganham pouco mais do que um euro por hora. As metodologias utilizadas no desenvolvimento deste trabalho, de natureza quali¬tativa, implicaram: a revisão da literatura sobre o território e identidade, artesanato e design; a análise de projetos nacionais e internacionais relevantes para o tema e o desenvolvimento exploratório do projeto Rayola.In a globalized world of constant change and renewal, design plays a more important role than ever as a cultural mediator to enhance territories, their communities and local products. Crafts continue to reside in this context, as an activity and cultural expression that gives meaning and uniqueness to territories. As such, it is considered pertinent that design sees crafts as a challenge that, in dialogue with crafts, finds contemporary, conscious and sustainable solutions for the preservation of knowledge, craft practices and the improvement of the social, cultural, technological and economic dimension of communities and the territory. Assuming that the values of tradition can be of importance to today's society, we present the Rayola project to enhance and give new meaning to Arraiolos embroidery through design. Rayola is a brand of contemporary products, specifically a line of handbags inspired by the works of Portuguese painters Maria Keil and Maria Helena Vieira da Silva. The aim of the project with the creation of products desired by new audiences is to demonstrate the possibility of new uses for Arraiolos embroidery that provide embroiderers with fair pay, which is presently not the case, since on average they earn little more than one euro an hour. The methodologies used to develop this work, which is qualitative in nature, involved: a review of the literature on territory and identity, crafts and design; an analysis of national and international projects relevant to the topic and the exploratory development of the Rayola project.2025-12-28T00:00:00Z2023-12-14T00:00:00Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40478porCanas, Maria dos Santosinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:19:48Zoai:ria.ua.pt:10773/40478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:38.117731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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