Comportamento de motores eléctricos com accionamentos electrónicos e com perturbações da qualidade de energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liberado, Válter Miguel Monteiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/41650
Resumo: Os motores elétricos em aplicações industriais são responsáveis pelo consumo de 40% da energia elétrica produzida mundialmente. Na Europa, representam 70% do consumo da indústria. No setor terciário, os motores consumem 1/3 do consumo total de energia. Os motores elétricos são responsáveis pela conversão de energia elétrica em energia mecânica. O sistema não é composto apenas pelo motor elétrico. O sistema completo integra, normalmente, uma fonte de energia, um motor elétrico, a transmissão mecânica, a carga mecânica e por vezes um variador eletrónico de velocidade. Os motores elétricos podem ser utilizados numa elevada gama de aplicações. O seu desenvolvimento e aumento de performance é um aspeto fundamental, pois o aumento de eficiência vai permitir uma redução quer no consumo de energia elétrica quer nas emissões de CO2 que lhe estão associadas. A introdução no mercado de motores de alta eficiência em muito se deve a normas IEC que divulgam a performance, classificação de eficiência e limites mínimos de outros parâmetros dos motores e credibilizam as caraterísticas indicadas pelo fabricante. A eficiência do motor de indução IE3 e do motor síncrono de relutância IE4 testados nesta dissertação de mestrado é medida usando o método direto e pela segregação das perdas de acordo com as normas IEC 60034-2-1 e 60034-2-3. A introdução de dispositivos eletrónicos e a degradação da qualidade de energia afeta significativamente a eficiência e tempo de vida útil dos motores. É apresentada uma análise comparativa entre o motor de indução e o motor síncrono de relutância para várias aplicações e a influência do VSD na vida útil dos motores.
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