Competências em mobilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10172 |
Resumo: | Esta tese questiona a opinião dos indivíduos que na primavera de 2014 participavam em programas de mobilidade em Tartu (Estónia), sobre os resultados das competências adquiridas traduzíveis a nível profissional e social. Para recolha de dados, foi aplicada uma investigação qualitativa recorrendo a entrevistas individuais, presenciais, Online e Focus Group. Na análise de dados, foi aplicado um modelo para verificar existência de opiniões favoráveis ou não favoráveis ao conceito de mobilidade como forma de aquisição de competências a nível profissional e social. Concluiu-se que em geral, os entrevistados percebem a mobilidade como forma de aquisição de competências. Contudo, não de forma direta e objetiva resultando em competências chave (Key Competencies) mas de forma indireta e subjetiva onde as competências transversais (soft Skills) foram mais relacionadas a nível profissional e social. |
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Competências em mobilidadeEsta tese questiona a opinião dos indivíduos que na primavera de 2014 participavam em programas de mobilidade em Tartu (Estónia), sobre os resultados das competências adquiridas traduzíveis a nível profissional e social. Para recolha de dados, foi aplicada uma investigação qualitativa recorrendo a entrevistas individuais, presenciais, Online e Focus Group. Na análise de dados, foi aplicado um modelo para verificar existência de opiniões favoráveis ou não favoráveis ao conceito de mobilidade como forma de aquisição de competências a nível profissional e social. Concluiu-se que em geral, os entrevistados percebem a mobilidade como forma de aquisição de competências. Contudo, não de forma direta e objetiva resultando em competências chave (Key Competencies) mas de forma indireta e subjetiva onde as competências transversais (soft Skills) foram mais relacionadas a nível profissional e social.This study aims to understand the opinions of the participants in mobility programs in Tartu (Estonia) during the spring of 2014, regarding the competencies outcomes on social and professional level. For data collection, was used a qualitative research, upon individual interviews, face to face, Online and Focus Group. The data analysis, by a model to verify if the opinions were favorable or not favorable to mobility as a way of acquiring skills on professional and social level. It was concluded that the interviewed generally perceive mobility as a way of acquiring skills. However, not directly as key competencies but indirectly and subjectively as soft skills, where the professional and social level are connected2015-11-17T15:42:36Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10172TID:201121697porCordeiro, Gonçalo António Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:42:33Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:56.209261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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