Vivências do pai com filho(a) em situação de internamento hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Susana Conceição
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14948
Resumo: O presente estudo visa conhecer as vivências mais significativas do pai com um filho em situação de internamento hospitalar, analisando os primeiros momentos do internamento, durante e na antecipação da alta. O estudo envolveu 10 pais e 10 mães, com filhos entre 1 mês e 16 anos, junto dos quais foi realizada uma entrevista semiestruturada. Considerando os três momentos de internamento, os resultados – obtidos por intermédio da análise de conteúdo – revelam que as dificuldades, preocupações e necessidades assumem maior expressão durante o internamento. Sobressaem as dificuldades de gestão familiar. As preocupações ao nível do desenvolvimento, saúde e prognóstico, e ainda, a necessidade de estar presente no internamento e nos cuidados. Como implicações do estudo associamos a sua contribuição para: estudos futuros; a exploração e reflexão sobre novos pontos de intervenção da psicologia da educação em contexto hospitalar; envolver ativamente o pai, aumentando o seu interesse pelo cuidado do filho; e ainda a construção de um espaço de partilha de vivências; ABSTRACT: The present study aims to evaluate the father’s most significant experiences at the time of a child hospitalization, analyzing the first and during moments of hospitalization and in anticipation of discharge. The study involved 10 fathers and 10 mothers of children from 1 month to 16 years old, among which we applied a semi-structured interview. Considering the three moments of hospitalization, results – obtained through the use of a content analysis technique – revealed that difficulties, concerns and needs assume greater expression during hospitalization. Difficulties concerning familial managing were highlighted. Concerns regarded the development, health state and illness prognosis, and the need to be present at the time of hospitalization and caring time were also referred. As implications for this study we associate its contribution to: future investigations; exploration and reflection on new forms of intervention of educational psychology within the hospital context; actively involve the father, increasing its interest in the child’s care; and the creation of some space for sharing experiences.
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