Ventilação comprometida: prevenção da extubação não planeada na pessoa em situação crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Filipe Miguel Onofre
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32218
Resumo: O Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Pessoa em Situação Crítica, visa a formação de enfermeiros especialistas e mestres em enfermagem nesta área de especialização. Neste âmbito surge o presente relatório que descreve, analisa e reflete sobre a componente teórico-prática dos estágios realizados num serviço de urgência e numa unidade de cuidados intensivos. Focando a atuação do projeto de intervenção major na abordagem à pessoa em situação crítica com ventilação comprometida em cuidados intensivos, salientou-se a extubação não planeada como um evento adverso importante a prevenir. Concomitantemente, realizou-se uma análise reflexiva do processo de aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Pessoa em Situação Crítica, e do Mestre em Enfermagem. Assim, conclui-se que se contribuiu para uma prestação de cuidados de enfermagem mais segura, bem como para uma reflexão do processo de aprendizagem e desenvolvimento de novas competências; ABSTRACT: Compromised Ventilation: Preventing Unplanned Extubation of the Person in a Critical Situation The Master's Degree in Medical-Surgical Nursing, Person in a Critical Situation, aims to train specialist nurses and masters in nursing in this area of specialization. In this context comes the present report that describes, analyzes and reflects on the theoretical-practical component of the internships carried out in an emergency service and an intensive care unit. Focusing on the performance of the major intervention project in the approach to the person in a critical situation with compromised ventilation in intensive care, unplanned extubation was highlighted as an important adverse event to be prevented. Concomitantly, a reflexive analysis was carried out on the competence acquisition process of the Nurse Specialist in Medical-Surgical Nursing, Person in Critical Situation, and of the Master in Nursing. Thus, it is concluded that it contributed to a safer nursing care provision, as well as to a reflection on the learning process and development of new skills.
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