Livron@auta: contribuições para a construção da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Simone Rosa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Barros, Ellys, Batista, Andréa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/614
Resumo: O Porto Digital possui uma Biblioteca no Bairro do Recife com cerca de 15.000 mil livros, doados por pessoas físicas e jurídicas, que atende prioritariamente, os moradores da Comunidade do Pilar. Na Biblioteca, além dos serviços de consulta e empréstimo de livros, oficinas são realizadas semanalmente para as crianças e adolescentes dessa Comunidade, atendendo em média 100 crianças e jovens por mês. O principal impacto social é a promoção do hábito da leitura e a socialização dos jovens através de seu envolvimento em atividades artísticas e lúdicas. As atividades que estimulam o hábito da leitura, o conhecimento dos diferentes tipos de fontes informacionais (livros, revistas, dicionários, entre outras) e a utilização metódica para obtenção de material bibliográfico são fatores que influenciam o aprendizado nos seus diversos momentos da vida. Os serviços bibliotecários de incentivo à leitura para alunos da Escola Nossa senhora do Pilar, integrados ao processo de ensino aprendizagem, favorecem o desenvolvimento e consolidação do hábito de leitura nas crianças. O projeto Intern@uta é uma inovação que pretende estimular nos participantes o gosto pela pesquisa, reafirmando o grande desafio de democratizar as diferentes possibilidades de leitura, buscando contribuir com uma aproximação prazerosa e criativa das crianças com a Internet, tendo como finalidade desmistificar as ferramentas tecnológicas, aplicando-as para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes. A utilização da internet para a leitura de textos adequados, com otimização de níveis de compreensão é uma forma de favorecer o processo de inserção de alunos de classes menos favorecidas e os benefícios se farão sentir não só pela inclusão no mundo letrado, mais encontrar na tecnologia um espaço amplo para novas descobertas. Os efeitos da leitura on-line ampliam a cultura e conhecimento de crianças e jovens.
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