A relação entre a concepção de administrador e a percepção sobre ensino superior de administração: a ouvir os protagonistas do ensino superior de administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Larissa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Antunes, Elaine, Fernandes, Domingos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27155
Resumo: Esta investigação abordou o tema ensino superior de administração e teve como objetivo apresentar a relação entre a concepção idealizada de Administrador e a percepção dos protagonistas a respeito do ensino superior de administração. Como justificativa para realização deste trabalho tem-se o ensinado por Barnett (2009), que afirma só ser possível determinar quais conhecimentos devem ser ensinados e como devem ser os encontros com os referidos conhecimentos, depois de determinar quais características se quer desenvolver nos egressos (BARNETT, 2009). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por meio de grupos de foco (com estudantes) e entrevistas (com professores), de duas instituições de ensino superior brasileiras, os achados foram analisados com base na Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2009). Os resultados mostram que o Administrador, concebido pelos protagonistas do ensino superior de administração, é um líder de equipe, alguém capaz de gerenciar relacionamentos, conflitos, comunicação e competências, além de uma figura que ascende na carreira rapidamente. Acerca do ensino superior de administração, os protagonistas o consideraram polarizado e com deficiências que podem limitar o desenvolvimento do egresso. Sob as lentes dos protagonistas, o ensino superior de administração não é capaz de desenvolver o Administrador.
id RCAP_aa8face27ce6de534860bd08ad2da46b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27155
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre a concepção de administrador e a percepção sobre ensino superior de administração: a ouvir os protagonistas do ensino superior de administraçãoEnsino superiorAdministraçãoEnsino da administraçãoPercepçõesCurrículoEsta investigação abordou o tema ensino superior de administração e teve como objetivo apresentar a relação entre a concepção idealizada de Administrador e a percepção dos protagonistas a respeito do ensino superior de administração. Como justificativa para realização deste trabalho tem-se o ensinado por Barnett (2009), que afirma só ser possível determinar quais conhecimentos devem ser ensinados e como devem ser os encontros com os referidos conhecimentos, depois de determinar quais características se quer desenvolver nos egressos (BARNETT, 2009). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por meio de grupos de foco (com estudantes) e entrevistas (com professores), de duas instituições de ensino superior brasileiras, os achados foram analisados com base na Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2009). Os resultados mostram que o Administrador, concebido pelos protagonistas do ensino superior de administração, é um líder de equipe, alguém capaz de gerenciar relacionamentos, conflitos, comunicação e competências, além de uma figura que ascende na carreira rapidamente. Acerca do ensino superior de administração, os protagonistas o consideraram polarizado e com deficiências que podem limitar o desenvolvimento do egresso. Sob as lentes dos protagonistas, o ensino superior de administração não é capaz de desenvolver o Administrador.This research discusses about teaching in business administration and We aimed to present the relationship between the idealized conception business man and the perception of the protagonists about teaching in business administration. As justification for this work has been the postulated by Barnett (2009), which states only be possible to determine what knowledge should be taught and how to meetings with such knowledge, after determining which characteristics wants to develop in graduates (BARNETT, 2009). This research is qualitative, data were collected through focus groups (with students) and interviews (with teachers), two institutions of higher education, the findings were analyzed based on Discourse Analysis (PÊCHEUX, 2009). The results show that the Administrator, designed by the protagonists in teaching in business administration, is a team leader, someone able to manage relationships, conflict, and communication skills, and a figure that amounts career quickly. About higher education administration, the actors considered polarized and deficiencies that may limit the development of egress. Under the lens of the protagonists, higher education administration is not able to develop the Administrator.Repositório da Universidade de LisboaBolzan, LarissaAntunes, ElaineFernandes, Domingos2017-03-08T15:41:09Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27155porBolzan, L., Antunes, E., & Fernandes, D. (2016). A relação entre a concepção de administrador e a percepção sobre ensino superior de administração: A ouvir os protagonistas do ensino superior de administração. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 11(n.º especial 3),1692-1709.1982-5587 (online)http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9068info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:14.594512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a concepção de administrador e a percepção sobre ensino superior de administração: a ouvir os protagonistas do ensino superior de administração
title A relação entre a concepção de administrador e a percepção sobre ensino superior de administração: a ouvir os protagonistas do ensino superior de administração
spellingShingle A relação entre a concepção de administrador e a percepção sobre ensino superior de administração: a ouvir os protagonistas do ensino superior de administração
Bolzan, Larissa
Ensino superior
Administração
Ensino da administração
Percepções
Currículo
title_short A relação entre a concepção de administrador e a percepção sobre ensino superior de administração: a ouvir os protagonistas do ensino superior de administração
title_full A relação entre a concepção de administrador e a percepção sobre ensino superior de administração: a ouvir os protagonistas do ensino superior de administração
title_fullStr A relação entre a concepção de administrador e a percepção sobre ensino superior de administração: a ouvir os protagonistas do ensino superior de administração
title_full_unstemmed A relação entre a concepção de administrador e a percepção sobre ensino superior de administração: a ouvir os protagonistas do ensino superior de administração
title_sort A relação entre a concepção de administrador e a percepção sobre ensino superior de administração: a ouvir os protagonistas do ensino superior de administração
author Bolzan, Larissa
author_facet Bolzan, Larissa
Antunes, Elaine
Fernandes, Domingos
author_role author
author2 Antunes, Elaine
Fernandes, Domingos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolzan, Larissa
Antunes, Elaine
Fernandes, Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Administração
Ensino da administração
Percepções
Currículo
topic Ensino superior
Administração
Ensino da administração
Percepções
Currículo
description Esta investigação abordou o tema ensino superior de administração e teve como objetivo apresentar a relação entre a concepção idealizada de Administrador e a percepção dos protagonistas a respeito do ensino superior de administração. Como justificativa para realização deste trabalho tem-se o ensinado por Barnett (2009), que afirma só ser possível determinar quais conhecimentos devem ser ensinados e como devem ser os encontros com os referidos conhecimentos, depois de determinar quais características se quer desenvolver nos egressos (BARNETT, 2009). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por meio de grupos de foco (com estudantes) e entrevistas (com professores), de duas instituições de ensino superior brasileiras, os achados foram analisados com base na Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2009). Os resultados mostram que o Administrador, concebido pelos protagonistas do ensino superior de administração, é um líder de equipe, alguém capaz de gerenciar relacionamentos, conflitos, comunicação e competências, além de uma figura que ascende na carreira rapidamente. Acerca do ensino superior de administração, os protagonistas o consideraram polarizado e com deficiências que podem limitar o desenvolvimento do egresso. Sob as lentes dos protagonistas, o ensino superior de administração não é capaz de desenvolver o Administrador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-03-08T15:41:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27155
url http://hdl.handle.net/10451/27155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bolzan, L., Antunes, E., & Fernandes, D. (2016). A relação entre a concepção de administrador e a percepção sobre ensino superior de administração: A ouvir os protagonistas do ensino superior de administração. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 11(n.º especial 3),1692-1709.
1982-5587 (online)
http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9068
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134349814136832