B-LEARNING TERMINOLOGY: THE RETURN OF HUMPTY DUMPTY?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro Fernandes, Joana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34630/polissema.vi8.3284
Resumo: Este estudo tem por objectivo reflectir sobre o papel da Terminologia na organização conceptual e linguística das áreas de especialidade. Defender-se-á que, pela sua natureza hermenêutica, organizadora, harmonizadora e heurística, esta área científica poderá reduzir a complexidade e a fragmentação lexical e conceptual que impera no domínio dos modelos de educação para o Ensino Superior, permitindo ajudar a clarificar a filiação ideológica das várias visões de ensino, levando deste modo a que o debate seja epistemologicamente transparente. Será focado o caso particular do Blended-Learning, enquanto exemplo de um sub-domínio ainda instável, do ponto de vista da sua organização ontológica e da sua materialização linguística e terminológica.
id RCAP_aa9a1c98e2d70e0d2162c83f1d9dde52
oai_identifier_str oai:oai.parc.ipp.pt:article/3284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling B-LEARNING TERMINOLOGY: THE RETURN OF HUMPTY DUMPTY?TERMINOLOGIA E B-LEARNING: O REGRESSO DE HUMPTY DUMPTY?TerminologiaLinguísticaEducaçãoB-LearningNeologismoNormalizaçãoTerminologyLinguisticsEducationB-LearningNeologismStandardisationEste estudo tem por objectivo reflectir sobre o papel da Terminologia na organização conceptual e linguística das áreas de especialidade. Defender-se-á que, pela sua natureza hermenêutica, organizadora, harmonizadora e heurística, esta área científica poderá reduzir a complexidade e a fragmentação lexical e conceptual que impera no domínio dos modelos de educação para o Ensino Superior, permitindo ajudar a clarificar a filiação ideológica das várias visões de ensino, levando deste modo a que o debate seja epistemologicamente transparente. Será focado o caso particular do Blended-Learning, enquanto exemplo de um sub-domínio ainda instável, do ponto de vista da sua organização ontológica e da sua materialização linguística e terminológica.Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto2019-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34630/polissema.vi8.3284https://doi.org/10.34630/polissema.vi8.3284POLISSEMA – ISCAP Journal of Letters; No. 8 (2008); 111-125POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP; Núm. 8 (2008); 111-125POLISSEMA; No 8 (2008); 111-125POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP; N.º 8 (2008); 111-1252184-710X1645-1937reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3284https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3284/1268Direitos de Autor (c) 2008 POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAPinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro Fernandes, Joana2024-02-01T20:17:54Zoai:oai.parc.ipp.pt:article/3284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:56.825219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv B-LEARNING TERMINOLOGY: THE RETURN OF HUMPTY DUMPTY?
TERMINOLOGIA E B-LEARNING: O REGRESSO DE HUMPTY DUMPTY?
title B-LEARNING TERMINOLOGY: THE RETURN OF HUMPTY DUMPTY?
spellingShingle B-LEARNING TERMINOLOGY: THE RETURN OF HUMPTY DUMPTY?
Castro Fernandes, Joana
Terminologia
Linguística
Educação
B-Learning
Neologismo
Normalização
Terminology
Linguistics
Education
B-Learning
Neologism
Standardisation
title_short B-LEARNING TERMINOLOGY: THE RETURN OF HUMPTY DUMPTY?
title_full B-LEARNING TERMINOLOGY: THE RETURN OF HUMPTY DUMPTY?
title_fullStr B-LEARNING TERMINOLOGY: THE RETURN OF HUMPTY DUMPTY?
title_full_unstemmed B-LEARNING TERMINOLOGY: THE RETURN OF HUMPTY DUMPTY?
title_sort B-LEARNING TERMINOLOGY: THE RETURN OF HUMPTY DUMPTY?
author Castro Fernandes, Joana
author_facet Castro Fernandes, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro Fernandes, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Terminologia
Linguística
Educação
B-Learning
Neologismo
Normalização
Terminology
Linguistics
Education
B-Learning
Neologism
Standardisation
topic Terminologia
Linguística
Educação
B-Learning
Neologismo
Normalização
Terminology
Linguistics
Education
B-Learning
Neologism
Standardisation
description Este estudo tem por objectivo reflectir sobre o papel da Terminologia na organização conceptual e linguística das áreas de especialidade. Defender-se-á que, pela sua natureza hermenêutica, organizadora, harmonizadora e heurística, esta área científica poderá reduzir a complexidade e a fragmentação lexical e conceptual que impera no domínio dos modelos de educação para o Ensino Superior, permitindo ajudar a clarificar a filiação ideológica das várias visões de ensino, levando deste modo a que o debate seja epistemologicamente transparente. Será focado o caso particular do Blended-Learning, enquanto exemplo de um sub-domínio ainda instável, do ponto de vista da sua organização ontológica e da sua materialização linguística e terminológica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34630/polissema.vi8.3284
https://doi.org/10.34630/polissema.vi8.3284
url https://doi.org/10.34630/polissema.vi8.3284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3284
https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3284/1268
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2008 POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2008 POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
dc.source.none.fl_str_mv POLISSEMA – ISCAP Journal of Letters; No. 8 (2008); 111-125
POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP; Núm. 8 (2008); 111-125
POLISSEMA; No 8 (2008); 111-125
POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP; N.º 8 (2008); 111-125
2184-710X
1645-1937
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130474648436736