Desenvolvimento profissional do professor no ensino básico : contributos de um projecto de promoção do sucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6259 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
id |
RCAP_aaab2b455c6be464288b5199d9f5ec52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento profissional do professor no ensino básico : contributos de um projecto de promoção do sucesso escolarDesenvolvimento profissional - PortugalFormação contínua de professoresSucesso escolarTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O desenvolvimento profissional dos professores constitui-se como um caminho para a valorização da profissão docente. A escola atual carateriza-se genericamente como escola inclusiva, com diferenças substanciais de uma escola para outra, envolta em modificações constantes e às quais é imperativo dar respostas adequadas e contribuam para promover o sucesso dos alunos e a melhoria das suas aprendizagens, mas também a melhoria da escola enquanto organização e dos profissionais que nela desenvolvem a sua atividade. O desenvolvimento profissional dos professores que colaboram num projeto de promoção do sucesso escolar, no contexto de uma escola de ensino básico, converteu-se no objeto deste estudo. O estudo empírico realizado consistiu num estudo de caso de natureza qualitativa. Participaram no estudo professores que lecionam, no âmbito do projeto, as disciplinas onde os alunos apresentam maiores dificuldades, a docente adjunta da direção e a docente coordenadora do projeto na escola. O procedimento de recolha de dados baseou-se na observação, recolha de dados documentais e inquérito por entrevista e por questionário. As dimensões de análise incluíram a caraterização sócio profissional do professor, a coordenação e supervisão do projeto e o desenvolvimento profissional do professor. A análise dos resultados permitiu constatar que o envolvimento dos professores no projeto lhes proporcionou o desenvolvimento de competências pedagógicas, pessoais e científicas. Demonstraram maioritariamente terem adotado uma atitude de partilha, reflexão e trabalho colaborativo. O desenvolvimento profissional ao longo da vida surgiu como área pouco interiorizada. Neste âmbito, os docentes que têm as suas prioridades definidas, apresentam a formação contínua como forma de operacionalizar o seu desenvolvimento profissional.The professional development of teachers is as a way to value the teaching profession. The current school featuring itself generically as inclusive school, with substantial differences from one school to another, surrounded by constant changes and to which it is imperative to provide adequate responses and contribute to promoting student success and improvement of their learning, but also improving school as an organization and develop her professional activity. The professional development of teachers who collaborate on a project to promote school success, in the context of an elementary school, became the object of this study. The empirical study consisted of a case study of a qualitative nature. This study analyzed teachers who teach under the project, the disciplines where students have difficulties, the teacher member assistant of the direction and the project coordinator at the school. The procedure for data collection was based on observation, data collection, documentation and interview survey and questionnaire. The dimensions of analysis included the characterization of the teacher professional partner, coordination and supervision of the project and teacher professional development. The results revealed that the teachers' involvement in the project gave them the development of teaching, personal and scientific skills. Demonstrated mostly have adopted an attitude of sharing, reflection and collaborative work. The professional development throughout life emerged as an area slightly internalized by teachers. The professional development throughout life emerged as an area slightly inward. In this context, teachers who have their priorities, have training as a way to work out their professional development.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Cláudia Maria Dores Parracho, 1968-2012-05-09T14:28:40Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:26.391146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional do professor no ensino básico : contributos de um projecto de promoção do sucesso escolar |
title |
Desenvolvimento profissional do professor no ensino básico : contributos de um projecto de promoção do sucesso escolar |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional do professor no ensino básico : contributos de um projecto de promoção do sucesso escolar Gonçalves, Cláudia Maria Dores Parracho, 1968- Desenvolvimento profissional - Portugal Formação contínua de professores Sucesso escolar Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
Desenvolvimento profissional do professor no ensino básico : contributos de um projecto de promoção do sucesso escolar |
title_full |
Desenvolvimento profissional do professor no ensino básico : contributos de um projecto de promoção do sucesso escolar |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional do professor no ensino básico : contributos de um projecto de promoção do sucesso escolar |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional do professor no ensino básico : contributos de um projecto de promoção do sucesso escolar |
title_sort |
Desenvolvimento profissional do professor no ensino básico : contributos de um projecto de promoção do sucesso escolar |
author |
Gonçalves, Cláudia Maria Dores Parracho, 1968- |
author_facet |
Gonçalves, Cláudia Maria Dores Parracho, 1968- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galvão, Cecília, 1955- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Cláudia Maria Dores Parracho, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional - Portugal Formação contínua de professores Sucesso escolar Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Desenvolvimento profissional - Portugal Formação contínua de professores Sucesso escolar Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-05-09T14:28:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6259 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134204108210176 |