Envolvimento dos pais na educação: Impacto a médio prazo do programa Anos Incríveis-TCM na transição para o 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Francisca Duarte Alves da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84144
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_aab30875434bbf9f21244f1f4fa52b10
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos pais na educação: Impacto a médio prazo do programa Anos Incríveis-TCM na transição para o 1º cicloParents involvement in education: Mid-term impact of the Incredible Years-TCM program on the transition to first gradeFamíliaTransição 1º cicloEnvolvimento parental na educaçãoPrograma AI-TCMFamilyTransition first gradeParental involvement in educationIY-TCM programDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoFramework: Family is the closest relational context to an individual, as well as his first collective experience, and has a determinant role on the children’s integration to a new school context. The search for a more equitable and effective relationship between school and family entails a greater participation/involvement from parents and those in charge of the child’s education on the school system’s life and, therefore, programs for teachers, such as the Incredible Years - Teacher Classroom Management (IY-TCM) can promote a collaborative relationship between school and family. Goals: To understand, from the parents and teachers’ perspectives, the impact of the Incredible Years program - Teacher Classroom Management (IY-TCM), applied to preschool teachers during the children’s last year of preschool, on the involvement of parents by the time children progress to the 1st grade. Methods: 210 children whose parents and teachers completed the Parental Involvement Questionnaires – teachers’ version and parents’ version – participated in the study. Results: According to the teachers’ perspective, parents of the experimental group were the most involved on their children’s education, while the relationship they perceived to have with parents was better with those in the control group. Questionnaires completed by parents didn’t reveal statistically significant differences between the two groups under study in any of the scales. Discussion and conclusions: In general, and considering the results, this study may represent a contribution in understanding the importance of implementing programs like the Incredible Years in several contexts: both at the school level (kindergarten teachers and 1st grade teachers) and at the family level (parents), given the value that parental involvement and a healthy relationship between school and family assume in the transition to the first grade.Enquadramento: A família é o contexto relacional mais imediato do indivíduo, assim como a sua primeira experiência coletiva e tem um papel determinante na integração da criança no novo contexto escolar. A procura de uma relação mais equitativa e eficaz entre a escola e a família passa por uma maior participação/envolvimento dos pais e encarregados de educação na vida do sistema escolar e, portanto, programas para educadores/ professores, como os Anos Incríveis - Teacher Classroom Management poderão promover uma relação colaborativa entre a escola e a família. Objetivos: Compreender, segundo a perspetiva dos pais e dos professores, o impacto do programa Anos Incríveis –Teacher Classroom Management, aplicado aos educadores de infância no último ano do pré-escolar, no envolvimento dos pais na escola quando as crianças transitam para o 1º ciclo. Método: Participaram no estudo 210 crianças, cujos pais e professores responderam ao protocolo de avaliação, constituído pelos Questionários de Envolvimento Parental - Versão para Professores e Versão para Pais. Resultados: Na perspetiva dos professores, os pais do grupo experimental envolveram-se mais na educação das suas crianças, enquanto a relação que percecionam ter eles próprios com os pais é melhor com os do grupo de controlo. Nas respostas aos questionários dos pais não surgiram diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos em estudo em nenhuma das escalas. Discussão e conclusões: De um modo geral e tendo em conta os resultados obtidos, o presente estudo pode representar uma contribuição para melhorar a compreensão da importância de implementar programas como os Anos Incríveis em diversos contextos: tanto a nível escolar (educadores de infância e professores de 1º ciclo) como a nível familiar (pais), dado o valor que o envolvimento parental e uma relação saudável entre a escola e a família assumem na transição para o 1º ciclo.2017-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84144http://hdl.handle.net/10316/84144TID:202144070porCruz, Francisca Duarte Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-20T09:22:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:46.726286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos pais na educação: Impacto a médio prazo do programa Anos Incríveis-TCM na transição para o 1º ciclo
Parents involvement in education: Mid-term impact of the Incredible Years-TCM program on the transition to first grade
title Envolvimento dos pais na educação: Impacto a médio prazo do programa Anos Incríveis-TCM na transição para o 1º ciclo
spellingShingle Envolvimento dos pais na educação: Impacto a médio prazo do programa Anos Incríveis-TCM na transição para o 1º ciclo
Cruz, Francisca Duarte Alves da
Família
Transição 1º ciclo
Envolvimento parental na educação
Programa AI-TCM
Family
Transition first grade
Parental involvement in education
IY-TCM program
title_short Envolvimento dos pais na educação: Impacto a médio prazo do programa Anos Incríveis-TCM na transição para o 1º ciclo
title_full Envolvimento dos pais na educação: Impacto a médio prazo do programa Anos Incríveis-TCM na transição para o 1º ciclo
title_fullStr Envolvimento dos pais na educação: Impacto a médio prazo do programa Anos Incríveis-TCM na transição para o 1º ciclo
title_full_unstemmed Envolvimento dos pais na educação: Impacto a médio prazo do programa Anos Incríveis-TCM na transição para o 1º ciclo
title_sort Envolvimento dos pais na educação: Impacto a médio prazo do programa Anos Incríveis-TCM na transição para o 1º ciclo
author Cruz, Francisca Duarte Alves da
author_facet Cruz, Francisca Duarte Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Francisca Duarte Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Transição 1º ciclo
Envolvimento parental na educação
Programa AI-TCM
Family
Transition first grade
Parental involvement in education
IY-TCM program
topic Família
Transição 1º ciclo
Envolvimento parental na educação
Programa AI-TCM
Family
Transition first grade
Parental involvement in education
IY-TCM program
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84144
http://hdl.handle.net/10316/84144
TID:202144070
url http://hdl.handle.net/10316/84144
identifier_str_mv TID:202144070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133948963454976