Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/229 |
Resumo: | A ética é uma questão que tem vindo a ganhar contornos importantes nos dias de hoje. De facto, a necessidade e exigência da sociedade a atual têm tido por base a recuperação de uma conduta, perdida ao longo do tempo, baseada essencialmente no respeito. Efetivamente, o conhecimento que temos hoje sobre ética permite dizer que, a ética é de facto, uma ferramenta indispensável para qualquer profissão. Ora, partindo deste pressuposto, a presente investigação pretende essencialmente, conseguir obter dados suficientes que permitam avaliar "se os alunos da Licenciatura de Educação Social da Universidade Portucalense relacionam e aplicam conhecimentos teóricos de pricípios gerais ético-humanistas no local de estágio em contexto gerontológico". Claro está, que este estudo pressupôs a análise especifica de conceitos de ética e de envelhecimento. Assim, na primeira parte optamos por efetar revisão da literatura de forma a compreender os conhecimentos teóricos referentes à Educação Ético-humanista e ao Envelhecimento, enquanto na segunda parte, realizamos a aplicação de entrevistas aos alunos de Educação Social a estagiar em contexto gerontológico. Preferimos por isso, a realização de uma investigação qualitativa, uma vez que, consideramos essencial a obtenção de informações descritivas que doutro modo, não seriam possíveis alcançar. Esperamos ainda, que este trabalho dê um contributo fundamental para o exercício de uma atividade de estágio curricular mais exigente, mais crítica e mais atenta na forma como os estagiários desempenham a sua atividade profissional podendo dar de igual modo, um contributo essencial na sua formação académica. O aprofundamento desta temática torna-se fundamental para a compreensão da importância do respeito pela autonomia pessoal que os futuros Educadores Sociais têm de conter quando se deparam com dilemas ético-humanistas de difícil resolução no seu dia-a-dia. Foi com base neste pressuposto que desenvolvemos uma investigação que teve por base a convicção que a ética e a Educação Social devem caminhar lado a lado. |
id |
RCAP_aab558c7f7b2c6c6b3a73cbc49c57e53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/229 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológicoEducação socialGerontologiaEducaçãoÉticaHumanismoTMESA ética é uma questão que tem vindo a ganhar contornos importantes nos dias de hoje. De facto, a necessidade e exigência da sociedade a atual têm tido por base a recuperação de uma conduta, perdida ao longo do tempo, baseada essencialmente no respeito. Efetivamente, o conhecimento que temos hoje sobre ética permite dizer que, a ética é de facto, uma ferramenta indispensável para qualquer profissão. Ora, partindo deste pressuposto, a presente investigação pretende essencialmente, conseguir obter dados suficientes que permitam avaliar "se os alunos da Licenciatura de Educação Social da Universidade Portucalense relacionam e aplicam conhecimentos teóricos de pricípios gerais ético-humanistas no local de estágio em contexto gerontológico". Claro está, que este estudo pressupôs a análise especifica de conceitos de ética e de envelhecimento. Assim, na primeira parte optamos por efetar revisão da literatura de forma a compreender os conhecimentos teóricos referentes à Educação Ético-humanista e ao Envelhecimento, enquanto na segunda parte, realizamos a aplicação de entrevistas aos alunos de Educação Social a estagiar em contexto gerontológico. Preferimos por isso, a realização de uma investigação qualitativa, uma vez que, consideramos essencial a obtenção de informações descritivas que doutro modo, não seriam possíveis alcançar. Esperamos ainda, que este trabalho dê um contributo fundamental para o exercício de uma atividade de estágio curricular mais exigente, mais crítica e mais atenta na forma como os estagiários desempenham a sua atividade profissional podendo dar de igual modo, um contributo essencial na sua formação académica. O aprofundamento desta temática torna-se fundamental para a compreensão da importância do respeito pela autonomia pessoal que os futuros Educadores Sociais têm de conter quando se deparam com dilemas ético-humanistas de difícil resolução no seu dia-a-dia. Foi com base neste pressuposto que desenvolvemos uma investigação que teve por base a convicção que a ética e a Educação Social devem caminhar lado a lado.2012-10-10T09:12:01Z2013-08-14T18:01:07Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/229porCota: TMES 13Dias, Alice Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:31ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico |
title |
Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico |
spellingShingle |
Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico Dias, Alice Sousa Educação social Gerontologia Educação Ética Humanismo TMES |
title_short |
Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico |
title_full |
Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico |
title_fullStr |
Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico |
title_full_unstemmed |
Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico |
title_sort |
Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico |
author |
Dias, Alice Sousa |
author_facet |
Dias, Alice Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Alice Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação social Gerontologia Educação Ética Humanismo TMES |
topic |
Educação social Gerontologia Educação Ética Humanismo TMES |
description |
A ética é uma questão que tem vindo a ganhar contornos importantes nos dias de hoje. De facto, a necessidade e exigência da sociedade a atual têm tido por base a recuperação de uma conduta, perdida ao longo do tempo, baseada essencialmente no respeito. Efetivamente, o conhecimento que temos hoje sobre ética permite dizer que, a ética é de facto, uma ferramenta indispensável para qualquer profissão. Ora, partindo deste pressuposto, a presente investigação pretende essencialmente, conseguir obter dados suficientes que permitam avaliar "se os alunos da Licenciatura de Educação Social da Universidade Portucalense relacionam e aplicam conhecimentos teóricos de pricípios gerais ético-humanistas no local de estágio em contexto gerontológico". Claro está, que este estudo pressupôs a análise especifica de conceitos de ética e de envelhecimento. Assim, na primeira parte optamos por efetar revisão da literatura de forma a compreender os conhecimentos teóricos referentes à Educação Ético-humanista e ao Envelhecimento, enquanto na segunda parte, realizamos a aplicação de entrevistas aos alunos de Educação Social a estagiar em contexto gerontológico. Preferimos por isso, a realização de uma investigação qualitativa, uma vez que, consideramos essencial a obtenção de informações descritivas que doutro modo, não seriam possíveis alcançar. Esperamos ainda, que este trabalho dê um contributo fundamental para o exercício de uma atividade de estágio curricular mais exigente, mais crítica e mais atenta na forma como os estagiários desempenham a sua atividade profissional podendo dar de igual modo, um contributo essencial na sua formação académica. O aprofundamento desta temática torna-se fundamental para a compreensão da importância do respeito pela autonomia pessoal que os futuros Educadores Sociais têm de conter quando se deparam com dilemas ético-humanistas de difícil resolução no seu dia-a-dia. Foi com base neste pressuposto que desenvolvemos uma investigação que teve por base a convicção que a ética e a Educação Social devem caminhar lado a lado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-10T09:12:01Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-08-14T18:01:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/229 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMES 13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302546383110144 |