Aprendizagem da Estatística no 2º ano de escolaridade através de atividades investigativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23958 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática) |
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Aprendizagem da Estatística no 2º ano de escolaridade através de atividades investigativas372.47Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)Este estudo pretende compreender como alunos do 2.º ano de escolaridade aprendem Estatística através de atividades investigativas, ao responder às seguintes questões: (1) Como realizam os alunos do 2.º ano tarefas investigativas na aprendizagem do tema Organização e tratamento de dados? (2) Que atitudes, capacidades e conhecimentos desenvolvem os alunos do 2.º ano na realização de investigações estatísticas no tema Organização e tratamento de dados? (3) Que dificuldades manifestam os alunos do 2.º ano na realização de investigações estatísticas no tema Organização e tratamento de dados? Adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa, com design de estudo de caso com três grupos de alunos de uma turma de 2.º ano, percorrendo as cinco etapas do processo investigativo: (i) escolher um tema; (ii) decidir os dados a recolher; (iii) recolher os dados; (iv) analisar os dados; e (v) obter conclusões sobre o tema escolhido. Os dados foram recolhidos a partir de gravações áudio e vídeo das atividades que os alunos realizaram durante as aulas, dos materiais produzidos pelos alunos, da observação participante durante as aulas e de entrevistas. A revisão de literatura deste estudo estrutura-se em cinco partes: (1) a evolução do ensino da Matemática em Portugal; (2) a Estatística no Currículo de Matemática do 1.º ciclo; (3) a importância do estudo da Estatística no 1.º ciclo; (4) as tarefas investigativas; e (5) análise de estudos empíricos sobre as atividades investigativas em Estatística. Ao realizarem a atividade investigativa, os alunos aprenderam a aplicar o método estatístico. Compreenderam que para realizar uma investigação necessitam de definir um tema, as questões de investigação, elaborar um instrumento de recolha de dados, como se procede na recolha de dados e como se organizam os dados recolhidos. Elaboraram tabelas de frequências absolutas e gráficos de barras na Folha de Excel e começaram a aprender como analisar e inferir os dados recolhidos. Uma outra aprendizagem evidente com a realização deste trabalho foi o conceito de moda. Os alunos aprenderam a comunicar as suas ideias, a criticar as ideias dos outros e a gerir as críticas que eram feitas aos seus trabalhos, tornando-se mais autónomos e respeitadores das diferentes opiniões, levando-os a um consenso na realização da sua atividade. Existiu uma evolução nos processos comunicativos dos alunos e uma transformação nas suas formas de trabalhar em grupo. A dificuldade mais notória foi em fazerem análises e interpretações, devido à pouca idade e capacidade de interpretação e análise, não conseguindo ir além do óbvio e evidente da observação direta dos gráficos e das tabelas.This study aims to understand how 2nd grade students learn statistics through investigative activities, by answering the following questions: (1) How do 2nd grade students perform investigative tasks in learning the subject Organisation and data handling? (2) What attitudes, skills and knowledge do 2nd grade students develop in carrying out statistical investigations on the subject Organisation and data handling? (3) What difficulties do 2nd grade students show in carrying out statistical investigations on the subject Organisation and data handling? We adopted a qualitative interpretative methodology, the case study was done with three groups of 2nd grade students, covering the five steps of the investigative process: (i) choosing a theme, (ii) deciding the data to be collected, (iii) collecting data, (iv) analysing the data, and (v) drawing conclusions about the chosen topic. Data were collected from audio and video recordings of activities that students performed during the lessons, the materials produced by students, participant observation during classes and interviews. The literature review of this study is structured into five parts: (1) The evolution of mathematics teaching in Portugal, (2) Statistics in the Mathematics Curriculum in Elementary School, (3) The importance of Statistics study in Elementary School, (4) The investigative tasks, and (5) Analysis of empirical studies on the investigative activities in Statistics. In carrying out the research activity, students learnt to apply the statistical method. They understood that to conduct an investigation they need to define a topic, research questions, develop a data collection instrument, know how to proceed with data collection and how to organise the collected data. Students created tables of absolute frequencies and bar charts in an Excel sheet and began to learn how to analyse and understand the collected data. This work permitted students to learn the concept of mode as well. Students learnt to communicate their ideas, criticise others' ideas and deal with criticism that was made to their works. They became more autonomous and they started to respect different opinions and perform their activities in a consensual way. There was an evolution in students’ communication processes and a transformation in their ways of working in groups. They had considerable difficulties in analysing and interpreting graphs and tables, due to their young age and ability of interpretation and analysis, being unable to go beyond the obviousness of the direct observation of the graphs and tables.Viseu, FlorianoUniversidade do MinhoAndrade, Nívea Maria Gonçalves20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:45.581980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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