A personagem feminina em óperas do romantismo italiano: estados emocionais em dez árias para soprano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Isabel Maria Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10446
Resumo: Este relatório de projeto pretende ser um contributo para o estudo da personagem feminina em óperas do período romântico italiano. Tem dois objetivos essenciais. Por um lado, faz-se um estudo da construção de uma personagem em teatro e dos métodos atualmente mais frequentes no processo da sua criação. Por outro lado, mostra-se que a compreensão do papel das microexpressões faciais das emoções básicas é essencial para a interpretação de uma personagem. Para além disso, a pesquisa sobre o período romântico e o papel da mulher na ópera italiana do século XIX oferece o fundo necessário. É ainda objetivo deste trabalho a encenação e a interpretação de um projeto artístico com a duração de cerca de 45 minutos, com dez árias para soprano, correspondentes a dez personagens (e óperas) diferentes de cinco compositores italianos do século XIX. Esta experiência permitiu concluir que uma interpretação correta de uma ária tem de ter em conta, entre outras, as caraterísticas estéticas da época e da corrente artística em que se integra a ópera e o compositor. O mesmo aplica-se à personalidade e o complexo emocional da personagem, para além de uma boa execução vocal. Tal só é possível, para além de um nível elevado de preparação musical e vocal, com grande preparação do atorcantor, graças a técnicas performativas exigentes, que lhe permitam fazer chegar ao espetador a veracidade emotiva da personagem.
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