O Serviço Social com famílias, crianças e jovens: o papel do Assistente Social e as suas práticas profissionais em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ângela Patrícia Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11841
Resumo: A temática abordada no presente relatório diz respeito à intervenção do Serviço Social com Famílias, Crianças e Jovens, e ao papel do Assistente Social e práticas profissionais do Assistente Social em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. A proposta de intervenção no âmbito do estágio curricular centra-se numa intervenção de lógica preventiva e sensibilizadora, tendo como finalidade promover a Parentalidade Positiva. O estágio curricular passa primeiramente por um período de observação, aprofundamento das dinâmicas institucionais e adaptação institucional. Posteriormente, o estágio passa por conhecer as famílias, a sua história de vida, as suas características, o seu funcionamento e as suas problemáticas quotidianas. Num segundo momento, após presença no terreno e identificados quais os eixos de intervenção, passa por efetuar uma pesquisa de forma a reunir informação e conhecimento para poder construir um instrumento de trabalho. Num terceiro momento, passa por apresentar esse mesmo instrumento às famílias. As atividades foram desenvolvidas com base na experiência de terreno e no diagnóstico da realidade social das famílias, numa lógica preventiva e sensibilizadora, pretendendo ser um agente de prevenção e informação, adaptando assim a intervenção e os instrumentos de trabalho de acordo com a metodologia seguida na própria instituição, e com isto foi possível reter o máximo de conhecimento e de experiência A metodologia utilizada foi a metodologia investigação ação. Para a produção de informação recorreu-se à observação participante das rotinas e da ação das profissionais do CAFAP. Na recolha de informação foram utilizadas a grelha de observação, o diário de campo, a recolha e análise bibliográfica, e a recolha e análise documental.
id RCAP_aabe436252f54abcba5f280da00ff552
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Serviço Social com famílias, crianças e jovens: o papel do Assistente Social e as suas práticas profissionais em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento ParentalServiço SocialPapel do Assistente SocialA temática abordada no presente relatório diz respeito à intervenção do Serviço Social com Famílias, Crianças e Jovens, e ao papel do Assistente Social e práticas profissionais do Assistente Social em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. A proposta de intervenção no âmbito do estágio curricular centra-se numa intervenção de lógica preventiva e sensibilizadora, tendo como finalidade promover a Parentalidade Positiva. O estágio curricular passa primeiramente por um período de observação, aprofundamento das dinâmicas institucionais e adaptação institucional. Posteriormente, o estágio passa por conhecer as famílias, a sua história de vida, as suas características, o seu funcionamento e as suas problemáticas quotidianas. Num segundo momento, após presença no terreno e identificados quais os eixos de intervenção, passa por efetuar uma pesquisa de forma a reunir informação e conhecimento para poder construir um instrumento de trabalho. Num terceiro momento, passa por apresentar esse mesmo instrumento às famílias. As atividades foram desenvolvidas com base na experiência de terreno e no diagnóstico da realidade social das famílias, numa lógica preventiva e sensibilizadora, pretendendo ser um agente de prevenção e informação, adaptando assim a intervenção e os instrumentos de trabalho de acordo com a metodologia seguida na própria instituição, e com isto foi possível reter o máximo de conhecimento e de experiência A metodologia utilizada foi a metodologia investigação ação. Para a produção de informação recorreu-se à observação participante das rotinas e da ação das profissionais do CAFAP. Na recolha de informação foram utilizadas a grelha de observação, o diário de campo, a recolha e análise bibliográfica, e a recolha e análise documental.The theme addressed in this report concerns the intervention of Social Work with Families, Children and Youth, and the role of the Social Worker and social worker's professional practices in the context of a Family Support center and Parental Counseling. The proposal for intervention in the curricular internship focuses on an intervention of preventive and sensitizing logic, with the purpose of promoting Positive Parenthood. The curricular internship goes through a period of observation, deepening of institutional dynamics and institutional adaptation. Later, the internship involves knowing the families, their life story, their characteristics, the way they function and their daily problems. In a second moment, after being on the ground and identifying which axes of intervention it involves conducting a research, in order to gather information and knowledge, and in order to be able to build a working instrument. In a third moment it is to present this instrument to the families. The activities were developed based on the experience of the terrain and the diagnosis of the social reality of the families, in a preventive and sensitizing logic intending to be an agent of prevention and information, thus adapting the intervention and the instruments of work according to the methodology followed in the institution itself, and with this it was possible to retain as much knowledge and experience The methodology used was the methodology investigation action. For the production of information, participant observation of the routines and action of CAFAP professionals were used. In the collection of information were used the observation grid, the field diary, the collection and analysis of literature, and the collection and documentary analysis.2023-10-25T14:54:33Z2022-07-28T00:00:00Z2022-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11841pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Ângela Patrícia Pintoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:27Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:46.199813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Serviço Social com famílias, crianças e jovens: o papel do Assistente Social e as suas práticas profissionais em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
title O Serviço Social com famílias, crianças e jovens: o papel do Assistente Social e as suas práticas profissionais em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
spellingShingle O Serviço Social com famílias, crianças e jovens: o papel do Assistente Social e as suas práticas profissionais em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
Pinheiro, Ângela Patrícia Pinto
Serviço Social
Papel do Assistente Social
title_short O Serviço Social com famílias, crianças e jovens: o papel do Assistente Social e as suas práticas profissionais em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
title_full O Serviço Social com famílias, crianças e jovens: o papel do Assistente Social e as suas práticas profissionais em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
title_fullStr O Serviço Social com famílias, crianças e jovens: o papel do Assistente Social e as suas práticas profissionais em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
title_full_unstemmed O Serviço Social com famílias, crianças e jovens: o papel do Assistente Social e as suas práticas profissionais em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
title_sort O Serviço Social com famílias, crianças e jovens: o papel do Assistente Social e as suas práticas profissionais em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
author Pinheiro, Ângela Patrícia Pinto
author_facet Pinheiro, Ângela Patrícia Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ângela Patrícia Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço Social
Papel do Assistente Social
topic Serviço Social
Papel do Assistente Social
description A temática abordada no presente relatório diz respeito à intervenção do Serviço Social com Famílias, Crianças e Jovens, e ao papel do Assistente Social e práticas profissionais do Assistente Social em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. A proposta de intervenção no âmbito do estágio curricular centra-se numa intervenção de lógica preventiva e sensibilizadora, tendo como finalidade promover a Parentalidade Positiva. O estágio curricular passa primeiramente por um período de observação, aprofundamento das dinâmicas institucionais e adaptação institucional. Posteriormente, o estágio passa por conhecer as famílias, a sua história de vida, as suas características, o seu funcionamento e as suas problemáticas quotidianas. Num segundo momento, após presença no terreno e identificados quais os eixos de intervenção, passa por efetuar uma pesquisa de forma a reunir informação e conhecimento para poder construir um instrumento de trabalho. Num terceiro momento, passa por apresentar esse mesmo instrumento às famílias. As atividades foram desenvolvidas com base na experiência de terreno e no diagnóstico da realidade social das famílias, numa lógica preventiva e sensibilizadora, pretendendo ser um agente de prevenção e informação, adaptando assim a intervenção e os instrumentos de trabalho de acordo com a metodologia seguida na própria instituição, e com isto foi possível reter o máximo de conhecimento e de experiência A metodologia utilizada foi a metodologia investigação ação. Para a produção de informação recorreu-se à observação participante das rotinas e da ação das profissionais do CAFAP. Na recolha de informação foram utilizadas a grelha de observação, o diário de campo, a recolha e análise bibliográfica, e a recolha e análise documental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28T00:00:00Z
2022-07-28
2023-10-25T14:54:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11841
url http://hdl.handle.net/10348/11841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137101908803584