Influência da publicidade, país de origem e país de fabrico na formação do brand equity e da lealdade à marca: o sector dos smartphones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipe André Miguel dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8780
Resumo: Este estudo aborda a influência que a publicidade, a origem da marca e o país de fabrico têm na criação de valor para a marca (Brand Equity). Assim, o foco deste estudo centra-se na análise das atitudes dos consumidores perante a publicidade, assim como, as imagens macro e micro presentes na mente do consumidor associadas à origem da marca e país de fabrico. Deste modo, é proposto um modelo baseado em estudos anteriores, o qual pretende ajudar a colmatar um hiato encontrado na literatura. O modelo foi testado mediante um inquérito junto de consumidores portugueses. O questionário continha as variáveis presentes no modelo e outras sócio-demográficas. Os resultados verificaram que a publicidade tem um impacte positivo na criação de valor para a marca ao passo que as imagens macro e micro do país de origem da marca e país de fabrico podem em alguns casos, influenciar o Brand Equity.
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