O ensino da diversidade religiosa em História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picoito, Pedro Miguel Cordeiro da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/132670
Resumo: As páginas seguintes correspondem ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada que realizei no âmbito do Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O tema escolhido é o ensino da diversidade religiosa em História. Na primeira parte, serão apresentados os seus fundamentos teóricos e as grandes linhas do debate internacional que tem suscitado nos últimos anos, particularmente depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, bem como alguns dos seus principais problemas, a sua relação com o campo científico da História e a situação portuguesa. Na segunda parte, descreve-se a operacionalização didáctica do tema no contexto específico da Prática de Ensino Supervisionada.
id RCAP_aaeb0541a2aaa8e4c77ddf92d9fecf7c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/132670
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da diversidade religiosa em HistóriaEnsino de HistóriaDiversidade religiosaEnsinoDiversidadeReligiãoMulticulturalismoHistóriaTeachingReligionDiversityMulticulturalismHistoryDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaAs páginas seguintes correspondem ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada que realizei no âmbito do Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O tema escolhido é o ensino da diversidade religiosa em História. Na primeira parte, serão apresentados os seus fundamentos teóricos e as grandes linhas do debate internacional que tem suscitado nos últimos anos, particularmente depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, bem como alguns dos seus principais problemas, a sua relação com o campo científico da História e a situação portuguesa. Na segunda parte, descreve-se a operacionalização didáctica do tema no contexto específico da Prática de Ensino Supervisionada.This is the Report of my Supervised Teaching Practice. The chosen subject is the teaching of religious diversity in History. First, it deals with the theoretical guidelines and the internacional debate concerning the subject over the last years, particularly after the 9/11 events in New York, as well as some of its cientific and educational problems, its links with historical research and the Portuguese situation on the matter. The following chapters give a specific description of the Supervised Teaching Practice, with a special focus on religious diversity.Sousa, Bernardo Vasconcelos eRUNPicoito, Pedro Miguel Cordeiro da Costa2022-02-10T14:57:50Z2021-12-172021-08-162021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/132670TID:202859037porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:11:21Zoai:run.unl.pt:10362/132670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:33.863099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da diversidade religiosa em História
title O ensino da diversidade religiosa em História
spellingShingle O ensino da diversidade religiosa em História
Picoito, Pedro Miguel Cordeiro da Costa
Ensino de História
Diversidade religiosa
Ensino
Diversidade
Religião
Multiculturalismo
História
Teaching
Religion
Diversity
Multiculturalism
History
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short O ensino da diversidade religiosa em História
title_full O ensino da diversidade religiosa em História
title_fullStr O ensino da diversidade religiosa em História
title_full_unstemmed O ensino da diversidade religiosa em História
title_sort O ensino da diversidade religiosa em História
author Picoito, Pedro Miguel Cordeiro da Costa
author_facet Picoito, Pedro Miguel Cordeiro da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Bernardo Vasconcelos e
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Picoito, Pedro Miguel Cordeiro da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Diversidade religiosa
Ensino
Diversidade
Religião
Multiculturalismo
História
Teaching
Religion
Diversity
Multiculturalism
History
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Ensino de História
Diversidade religiosa
Ensino
Diversidade
Religião
Multiculturalismo
História
Teaching
Religion
Diversity
Multiculturalism
History
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description As páginas seguintes correspondem ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada que realizei no âmbito do Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O tema escolhido é o ensino da diversidade religiosa em História. Na primeira parte, serão apresentados os seus fundamentos teóricos e as grandes linhas do debate internacional que tem suscitado nos últimos anos, particularmente depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, bem como alguns dos seus principais problemas, a sua relação com o campo científico da História e a situação portuguesa. Na segunda parte, descreve-se a operacionalização didáctica do tema no contexto específico da Prática de Ensino Supervisionada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2021-08-16
2021-12-17T00:00:00Z
2022-02-10T14:57:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/132670
TID:202859037
url http://hdl.handle.net/10362/132670
identifier_str_mv TID:202859037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138078670979072