O ensino da diversidade religiosa em História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/132670 |
Resumo: | As páginas seguintes correspondem ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada que realizei no âmbito do Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O tema escolhido é o ensino da diversidade religiosa em História. Na primeira parte, serão apresentados os seus fundamentos teóricos e as grandes linhas do debate internacional que tem suscitado nos últimos anos, particularmente depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, bem como alguns dos seus principais problemas, a sua relação com o campo científico da História e a situação portuguesa. Na segunda parte, descreve-se a operacionalização didáctica do tema no contexto específico da Prática de Ensino Supervisionada. |
id |
RCAP_aaeb0541a2aaa8e4c77ddf92d9fecf7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/132670 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da diversidade religiosa em HistóriaEnsino de HistóriaDiversidade religiosaEnsinoDiversidadeReligiãoMulticulturalismoHistóriaTeachingReligionDiversityMulticulturalismHistoryDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaAs páginas seguintes correspondem ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada que realizei no âmbito do Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O tema escolhido é o ensino da diversidade religiosa em História. Na primeira parte, serão apresentados os seus fundamentos teóricos e as grandes linhas do debate internacional que tem suscitado nos últimos anos, particularmente depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, bem como alguns dos seus principais problemas, a sua relação com o campo científico da História e a situação portuguesa. Na segunda parte, descreve-se a operacionalização didáctica do tema no contexto específico da Prática de Ensino Supervisionada.This is the Report of my Supervised Teaching Practice. The chosen subject is the teaching of religious diversity in History. First, it deals with the theoretical guidelines and the internacional debate concerning the subject over the last years, particularly after the 9/11 events in New York, as well as some of its cientific and educational problems, its links with historical research and the Portuguese situation on the matter. The following chapters give a specific description of the Supervised Teaching Practice, with a special focus on religious diversity.Sousa, Bernardo Vasconcelos eRUNPicoito, Pedro Miguel Cordeiro da Costa2022-02-10T14:57:50Z2021-12-172021-08-162021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/132670TID:202859037porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:11:21Zoai:run.unl.pt:10362/132670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:33.863099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da diversidade religiosa em História |
title |
O ensino da diversidade religiosa em História |
spellingShingle |
O ensino da diversidade religiosa em História Picoito, Pedro Miguel Cordeiro da Costa Ensino de História Diversidade religiosa Ensino Diversidade Religião Multiculturalismo História Teaching Religion Diversity Multiculturalism History Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
title_short |
O ensino da diversidade religiosa em História |
title_full |
O ensino da diversidade religiosa em História |
title_fullStr |
O ensino da diversidade religiosa em História |
title_full_unstemmed |
O ensino da diversidade religiosa em História |
title_sort |
O ensino da diversidade religiosa em História |
author |
Picoito, Pedro Miguel Cordeiro da Costa |
author_facet |
Picoito, Pedro Miguel Cordeiro da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Bernardo Vasconcelos e RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Picoito, Pedro Miguel Cordeiro da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Diversidade religiosa Ensino Diversidade Religião Multiculturalismo História Teaching Religion Diversity Multiculturalism History Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
topic |
Ensino de História Diversidade religiosa Ensino Diversidade Religião Multiculturalismo História Teaching Religion Diversity Multiculturalism History Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
description |
As páginas seguintes correspondem ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada que realizei no âmbito do Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O tema escolhido é o ensino da diversidade religiosa em História. Na primeira parte, serão apresentados os seus fundamentos teóricos e as grandes linhas do debate internacional que tem suscitado nos últimos anos, particularmente depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, bem como alguns dos seus principais problemas, a sua relação com o campo científico da História e a situação portuguesa. Na segunda parte, descreve-se a operacionalização didáctica do tema no contexto específico da Prática de Ensino Supervisionada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17 2021-08-16 2021-12-17T00:00:00Z 2022-02-10T14:57:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/132670 TID:202859037 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/132670 |
identifier_str_mv |
TID:202859037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138078670979072 |