A integração das TIC no Ensino Básico: a segurança online.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Elisabete Fernandes Moreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/992
Resumo: Constata-se que as escolas do Ensino Básico recorrem frequentemente ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Constata-se, também, que as crianças e jovens têm vindo a aumentar a utilização destas tecnologias, incluindo o acesso à Internet, em ambiente escolar e extra-escolar, sem que exista um efectivo controlo nestes acessos. No presente trabalho procurou-se analisar as diversas vertentes envolvidas na questão da segurança online: as tecnologias, os recursos humanos e os processos envolvidos, junto das escolas do Ensino Básico. Sendo este tema bastante abrangente e ainda com poucos dados, optou-se por uma investigação qualitativa, com uma metodologia do tipo estudo de caso. Para a recolha de dados para análise foram realizadas entrevistas online semi-estruturadas, a docentes envolvidos no desenvolvimento de projectos ou trabalhos com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação. Para este efeito foi utilizado o email, um formulário online, e a divulgação através de redes sociais. Os resultados globais do estudo permitem concluir que a questão da segurança online envolve diversos aspectos que ultrapassam as fronteiras da escola. Em algumas escolas estão a ser desenvolvidos projectos, verificando-se, no entanto, que existem lacunas, inclusivamente no que respeita à formação dos docentes. Outros casos, necessitam de mais divulgação e aprofundamento. Conclui-se também, que os Encarregados de Educação necessitam ser (in)formados acerca da questão da segurança online. Também, permitem concluir que entidades com responsabilidades nos conteúdos e divulgação da Internet, deveriam assumir uma intervenção mais proactiva neste assunto.
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