Gerir a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes: uma proposta metodológica assente na exposição gradual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/43983 |
Resumo: | A ansiedade constitui um dos maiores fatores de influência na qualidade da performance musical, podendo, quando descontrolada, ser prejudicial à mesma. A sua incidência verifica-se em músicos profissionais, amadores e estudantes de música, inclusivamente crianças e adolescentes. O objetivo principal deste estudo prendeu-se com o desenvolvimento de uma estratégia de gestão da ansiedade na performance musical (APM) na faixa etária infantojuvenil, contando com a participação de cinco alunos de uma escola do ensino artístico especializado do Norte de Portugal. Foi desenvolvida uma metodologia baseada na técnica da exposição gradual proposta por LAST (2006), que consiste na construção, por parte dos participantes, de uma lista hierárquica de dez experiências potencialmente causadoras de ansiedade, seguida da realização das atividades em questão e sua avaliação. Pretendeu-se que através da exposição repetitiva a situações provocadoras de níveis de APM crescentes, os participantes se familiarizassem com a ansiedade, aprendendo a geri-la e reconhecê-la como parte evolutiva da performance. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados: entrevistas semiestruturadas; questionários iniciais, pós-sessão e finais aos participantes e questionários avaliativos aos seus docentes respetivos; observação direta e registos do diário de bordo. Os resultados recolhidos indicam que a metodologia implementada teve um impacto positivo, tendo sido reduzidos os níveis de ansiedade experienciados pelos participantes no final do estudo quando comparados com os seus estados iniciais. Verificou-se ainda um aumento dos níveis de autoconfiança, preparação para a tarefa e motivação para tocar em público. |
id |
RCAP_ab131d4d2ef8b1a4806805f2cf7bd04e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43983 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gerir a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes: uma proposta metodológica assente na exposição gradualAnsiedade na performance musicalExposição gradualEnsino de músicaPerformanceEstratégias de gestãoMusic performance anxietyGradual exposureMusic teachingPerformanceManagement strategiesA ansiedade constitui um dos maiores fatores de influência na qualidade da performance musical, podendo, quando descontrolada, ser prejudicial à mesma. A sua incidência verifica-se em músicos profissionais, amadores e estudantes de música, inclusivamente crianças e adolescentes. O objetivo principal deste estudo prendeu-se com o desenvolvimento de uma estratégia de gestão da ansiedade na performance musical (APM) na faixa etária infantojuvenil, contando com a participação de cinco alunos de uma escola do ensino artístico especializado do Norte de Portugal. Foi desenvolvida uma metodologia baseada na técnica da exposição gradual proposta por LAST (2006), que consiste na construção, por parte dos participantes, de uma lista hierárquica de dez experiências potencialmente causadoras de ansiedade, seguida da realização das atividades em questão e sua avaliação. Pretendeu-se que através da exposição repetitiva a situações provocadoras de níveis de APM crescentes, os participantes se familiarizassem com a ansiedade, aprendendo a geri-la e reconhecê-la como parte evolutiva da performance. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados: entrevistas semiestruturadas; questionários iniciais, pós-sessão e finais aos participantes e questionários avaliativos aos seus docentes respetivos; observação direta e registos do diário de bordo. Os resultados recolhidos indicam que a metodologia implementada teve um impacto positivo, tendo sido reduzidos os níveis de ansiedade experienciados pelos participantes no final do estudo quando comparados com os seus estados iniciais. Verificou-se ainda um aumento dos níveis de autoconfiança, preparação para a tarefa e motivação para tocar em público.Anxiety represents one of the major influencing factors of the quality of musical performance, being detrimental when uncontrolled. Its incidence is verified in professional musicians, amateurs and music students, including children and adolescents. The main goal of this study was to develop a strategy for music performance anxiety (MPA) management in children and youth, with the participation of five students enrolled in a specialized artistic education school in the north of Portugal. A methodology based on the gradual exposure technique (LAST 2006) was developed comprising the construction, on the part of the students, of a hierarchical list of ten experiences causing anxiety, followed by the execution of the activities at hand and their evaluation. It was intended that through repeated exposition to increasing MPA levels provoking situations, the participants would become familiar with anxiety, learning to manage and recognize it as a constructive part of the performance. The data collection instruments used were: semi- structured interviews; initial, after session and final questionnaires to students and evaluative questionnaires to their teachers; and direct observation and registers through logbook. The results of the intervention showed that this methodology had a positive impact, since there was a reduction of anxiety levels of the participants by the end of the study, when compared to their initial state. There was also an increase of the levels of self-confidence, task preparation and motivation for public performance.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMoura, NádiaSerra, Sofia2024-02-15T15:41:31Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-20T01:33:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:02.358530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gerir a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes: uma proposta metodológica assente na exposição gradual |
title |
Gerir a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes: uma proposta metodológica assente na exposição gradual |
spellingShingle |
Gerir a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes: uma proposta metodológica assente na exposição gradual Moura, Nádia Ansiedade na performance musical Exposição gradual Ensino de música Performance Estratégias de gestão Music performance anxiety Gradual exposure Music teaching Performance Management strategies |
title_short |
Gerir a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes: uma proposta metodológica assente na exposição gradual |
title_full |
Gerir a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes: uma proposta metodológica assente na exposição gradual |
title_fullStr |
Gerir a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes: uma proposta metodológica assente na exposição gradual |
title_full_unstemmed |
Gerir a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes: uma proposta metodológica assente na exposição gradual |
title_sort |
Gerir a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes: uma proposta metodológica assente na exposição gradual |
author |
Moura, Nádia |
author_facet |
Moura, Nádia Serra, Sofia |
author_role |
author |
author2 |
Serra, Sofia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Nádia Serra, Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade na performance musical Exposição gradual Ensino de música Performance Estratégias de gestão Music performance anxiety Gradual exposure Music teaching Performance Management strategies |
topic |
Ansiedade na performance musical Exposição gradual Ensino de música Performance Estratégias de gestão Music performance anxiety Gradual exposure Music teaching Performance Management strategies |
description |
A ansiedade constitui um dos maiores fatores de influência na qualidade da performance musical, podendo, quando descontrolada, ser prejudicial à mesma. A sua incidência verifica-se em músicos profissionais, amadores e estudantes de música, inclusivamente crianças e adolescentes. O objetivo principal deste estudo prendeu-se com o desenvolvimento de uma estratégia de gestão da ansiedade na performance musical (APM) na faixa etária infantojuvenil, contando com a participação de cinco alunos de uma escola do ensino artístico especializado do Norte de Portugal. Foi desenvolvida uma metodologia baseada na técnica da exposição gradual proposta por LAST (2006), que consiste na construção, por parte dos participantes, de uma lista hierárquica de dez experiências potencialmente causadoras de ansiedade, seguida da realização das atividades em questão e sua avaliação. Pretendeu-se que através da exposição repetitiva a situações provocadoras de níveis de APM crescentes, os participantes se familiarizassem com a ansiedade, aprendendo a geri-la e reconhecê-la como parte evolutiva da performance. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados: entrevistas semiestruturadas; questionários iniciais, pós-sessão e finais aos participantes e questionários avaliativos aos seus docentes respetivos; observação direta e registos do diário de bordo. Os resultados recolhidos indicam que a metodologia implementada teve um impacto positivo, tendo sido reduzidos os níveis de ansiedade experienciados pelos participantes no final do estudo quando comparados com os seus estados iniciais. Verificou-se ainda um aumento dos níveis de autoconfiança, preparação para a tarefa e motivação para tocar em público. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2024-02-15T15:41:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/43983 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/43983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137440675397632 |