Competência emocional e dimensões sociais das vivências académicas em estudantes do curso de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ana Rita Gomes Guerra de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2648
Resumo: Nos dias de hoje, o tema da competência emocional tem suscita um elevado interesse na investigação, fundamentalmente nos contextos de educação. Neste trabalho analisa-se a competência emocional e as dimensões sociais das vivências académicas de estudantes do ensino superior. Os objetivos deste estudo consistem em avaliar a competência emocional e averiguar as dimensões sociais vivências académicas de estudantes do curso de sociologia, bem como avaliar a relação existente entre a competência emocional e as dimensões sociais das vivências académicas desses mesmos alunos. Participaram 84 sujeitos, 62 do sexo feminino e 22 do sexo masculino, com uma média de idade de 21 anos, que responderam a um Questionário sócio-demográfico, ao Questionário de Competência Emocional (QCE) que engloba 3 dimensões - Capacidade para lidar com a emoção (CL), expressão emocional (EE) e perceção emocional (PE) (Santos e Faria, 2005), e a quatro sub-escalas do Questionário de Vivências Académicas (QVA) (Relacionamento com os professores, relacionamento com os colegas, relacionamento com a família e envolvimento em atividades extracurriculares) (Almeida e Ferreira, 1997). No que diz respeito à competência emocional, os sujeitos da nossa amostra evidenciam boa capacidade para lidar com a emoção (M=74,56), boa perceção emocional (M= 66), e boa expressão emocional (M=63,83). No que se refere às dimensões sociais das vivências académicas, os participantes apresentam um fraco relacionamento com os professores (M=38,13) e com os colegas (M=47,9), uma boa relação com a família (M= 34,62), e um adequado envolvimento em atividades extracurriculares (M=23,24). Não se encontram diferenças estatisticamente significativas na competência emocional e nas dimensões sociais das vivências académicas em função nas variáveis género, idade e local de residência, bem como na correlação entre competência emocional e dimensões sociais das vivências académicas.
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