Rap em Portugal: comunidades online, lógicas de comunicação e posicionamentos identitários na internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51872 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
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Rap em Portugal: comunidades online, lógicas de comunicação e posicionamentos identitários na internetRap in Portugal: online communities, comunication logics and identity positionings on the internetCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e CulturaEste estudo procura identificar posicionamentos identitários do rap português, e perceber como estes se transpuseram para a internet, assim como se configuram as comunidades online relacionadas ao movimento cultural na rede. Utilizamos as músicas de rappers para, através do seu discurso, traçar as temáticas abordadas e entender seus contextos. Mais tarde procuramos mapear as páginas e grupos generalistas de Facebook sobre hip-hop português, para que pudéssemos compreender o enquadramento e a formação das comunidades online. A dissertação está dividida em seis capítulos. O primeiro traça a criação e popularização da internet, expondo o conceito de Sociedade em Rede no processo. No capítulo dois caraterizamos a noção de comunidade imaginada e comunidade online. O terceiro capítulo contextualiza a formação do movimento cultural hip-hop, os seus principais elementos e atributos. No capítulo quatro passamos para a compreensão desta corrente urbana em Portugal, definindo os aspetos que a nacionalizam e os atributos identitários num momento anterior à popularização e da migração em massa para a internet. O quinto capítulo analisa as caraterísticas do rap português na internet, enquanto o sexto estende essa pesquisa para mapear e perceber a formação de comunidades online nas páginas e grupos generalistas de Facebook sobre hip-hop.This study aims to identify the identity positioning of Portuguese rap, and to understand how they have transposed themselves to the internet, as well as the configuration of the online communities related to the cultural movement on the web. We use the songs of rappers to, through their discourse, draw up the themes addressed and to understand their contexts. Later we try to map the generalist pages and groups on Facebook about Portuguese hip-hop, so that we can understand the framing and the formation of online communities. The dissertation is divided into six chapters. The first traces the creation and popularization of the internet, exposing the concept of Network Society in the process. In chapter two we characterize the notion of imagined community and online community. The third chapter contextualizes the formation of the hip-hop cultural movement, its main elements and attributes. In chapter four we move on to the understanding of this urban current in Portugal, defining the aspects that nationalize it and the identity attributes in a moment prior to popularization and mass migration to the internet. The fifth chapter analyzes the characteristics of Portuguese rap on the internet, while the sixth one extends this research to map and perceive the formation of online communities in Facebook's generalist pages and groups on hip-hop.Cabecinhas, RosaUniversidade do MinhoGravato, Davide Miguel de Jesus Fernandes20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51872por201872170info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:40.139544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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