Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Elisa Maria Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5060
Resumo: O objectivo principal deste trabalho consiste em compreender de uma forma exploratória como é que as mudanças sociais e estéticas no sistema da arte português se têm traduzido nas condições de exercício da crítica, da venda e da criação. Procuro perceber, em particular, de que forma é que a revolução democrática de 1974 influenciou a obra, a vida e a carreira de dois galeristas, dois críticos de arte e dois artistas. Coloco a hipótese de estas mudanças terem sido facilitadas pela transferência de poder de uma geração artística mais antiga para uma geração artística mais recente, sendo que cada uma delas tem valores éticos e estéticos característicos e antagónicos entre si. O método utilizado enquadra-se na tradição da História Oral. Os entrevistados conhecem-se mutuamente, razão pela qual os seus discursos assumem um carácter intertextual.
id RCAP_ab23b1c928c3d2dce728508d25bdb024
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5060
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974Geração artísticaMemóriaConsagraçãoHistória oralArtistic generationMemoryConsecrationOral historyO objectivo principal deste trabalho consiste em compreender de uma forma exploratória como é que as mudanças sociais e estéticas no sistema da arte português se têm traduzido nas condições de exercício da crítica, da venda e da criação. Procuro perceber, em particular, de que forma é que a revolução democrática de 1974 influenciou a obra, a vida e a carreira de dois galeristas, dois críticos de arte e dois artistas. Coloco a hipótese de estas mudanças terem sido facilitadas pela transferência de poder de uma geração artística mais antiga para uma geração artística mais recente, sendo que cada uma delas tem valores éticos e estéticos característicos e antagónicos entre si. O método utilizado enquadra-se na tradição da História Oral. Os entrevistados conhecem-se mutuamente, razão pela qual os seus discursos assumem um carácter intertextual.The main goal of this paper is to understand in an exploratory manner how the social and aesthetic changes in the Portuguese arts system have affected the conditions of the exercise of critic, sales and creation. I seek to understand, in particular, how the democratic revolution of 1974 has influenced the work, the lives and the careers of two gallerists, two art critics and two artists. I begin with the hypothesis that these changes were facilitated by transference of power from an older artistic generation to a more recent one, being that each has different ethical and aesthetical values. The method used is embedded in the tradition of Oral History. The interviewees know each other, which is why their discourses have an intertextual character.2013-05-29T13:39:30Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5060porGomes, Elisa Maria Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:15.416804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974
title Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974
spellingShingle Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974
Gomes, Elisa Maria Alves
Geração artística
Memória
Consagração
História oral
Artistic generation
Memory
Consecration
Oral history
title_short Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974
title_full Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974
title_fullStr Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974
title_full_unstemmed Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974
title_sort Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974
author Gomes, Elisa Maria Alves
author_facet Gomes, Elisa Maria Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Elisa Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Geração artística
Memória
Consagração
História oral
Artistic generation
Memory
Consecration
Oral history
topic Geração artística
Memória
Consagração
História oral
Artistic generation
Memory
Consecration
Oral history
description O objectivo principal deste trabalho consiste em compreender de uma forma exploratória como é que as mudanças sociais e estéticas no sistema da arte português se têm traduzido nas condições de exercício da crítica, da venda e da criação. Procuro perceber, em particular, de que forma é que a revolução democrática de 1974 influenciou a obra, a vida e a carreira de dois galeristas, dois críticos de arte e dois artistas. Coloco a hipótese de estas mudanças terem sido facilitadas pela transferência de poder de uma geração artística mais antiga para uma geração artística mais recente, sendo que cada uma delas tem valores éticos e estéticos característicos e antagónicos entre si. O método utilizado enquadra-se na tradição da História Oral. Os entrevistados conhecem-se mutuamente, razão pela qual os seus discursos assumem um carácter intertextual.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-09
2013-05-29T13:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/5060
url http://hdl.handle.net/10071/5060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134814928896000