Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5060 |
Resumo: | O objectivo principal deste trabalho consiste em compreender de uma forma exploratória como é que as mudanças sociais e estéticas no sistema da arte português se têm traduzido nas condições de exercício da crítica, da venda e da criação. Procuro perceber, em particular, de que forma é que a revolução democrática de 1974 influenciou a obra, a vida e a carreira de dois galeristas, dois críticos de arte e dois artistas. Coloco a hipótese de estas mudanças terem sido facilitadas pela transferência de poder de uma geração artística mais antiga para uma geração artística mais recente, sendo que cada uma delas tem valores éticos e estéticos característicos e antagónicos entre si. O método utilizado enquadra-se na tradição da História Oral. Os entrevistados conhecem-se mutuamente, razão pela qual os seus discursos assumem um carácter intertextual. |
id |
RCAP_ab23b1c928c3d2dce728508d25bdb024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5060 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974Geração artísticaMemóriaConsagraçãoHistória oralArtistic generationMemoryConsecrationOral historyO objectivo principal deste trabalho consiste em compreender de uma forma exploratória como é que as mudanças sociais e estéticas no sistema da arte português se têm traduzido nas condições de exercício da crítica, da venda e da criação. Procuro perceber, em particular, de que forma é que a revolução democrática de 1974 influenciou a obra, a vida e a carreira de dois galeristas, dois críticos de arte e dois artistas. Coloco a hipótese de estas mudanças terem sido facilitadas pela transferência de poder de uma geração artística mais antiga para uma geração artística mais recente, sendo que cada uma delas tem valores éticos e estéticos característicos e antagónicos entre si. O método utilizado enquadra-se na tradição da História Oral. Os entrevistados conhecem-se mutuamente, razão pela qual os seus discursos assumem um carácter intertextual.The main goal of this paper is to understand in an exploratory manner how the social and aesthetic changes in the Portuguese arts system have affected the conditions of the exercise of critic, sales and creation. I seek to understand, in particular, how the democratic revolution of 1974 has influenced the work, the lives and the careers of two gallerists, two art critics and two artists. I begin with the hypothesis that these changes were facilitated by transference of power from an older artistic generation to a more recent one, being that each has different ethical and aesthetical values. The method used is embedded in the tradition of Oral History. The interviewees know each other, which is why their discourses have an intertextual character.2013-05-29T13:39:30Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5060porGomes, Elisa Maria Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:15.416804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974 |
title |
Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974 |
spellingShingle |
Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974 Gomes, Elisa Maria Alves Geração artística Memória Consagração História oral Artistic generation Memory Consecration Oral history |
title_short |
Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974 |
title_full |
Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974 |
title_fullStr |
Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974 |
title_full_unstemmed |
Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974 |
title_sort |
Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974 |
author |
Gomes, Elisa Maria Alves |
author_facet |
Gomes, Elisa Maria Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Elisa Maria Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geração artística Memória Consagração História oral Artistic generation Memory Consecration Oral history |
topic |
Geração artística Memória Consagração História oral Artistic generation Memory Consecration Oral history |
description |
O objectivo principal deste trabalho consiste em compreender de uma forma exploratória como é que as mudanças sociais e estéticas no sistema da arte português se têm traduzido nas condições de exercício da crítica, da venda e da criação. Procuro perceber, em particular, de que forma é que a revolução democrática de 1974 influenciou a obra, a vida e a carreira de dois galeristas, dois críticos de arte e dois artistas. Coloco a hipótese de estas mudanças terem sido facilitadas pela transferência de poder de uma geração artística mais antiga para uma geração artística mais recente, sendo que cada uma delas tem valores éticos e estéticos característicos e antagónicos entre si. O método utilizado enquadra-se na tradição da História Oral. Os entrevistados conhecem-se mutuamente, razão pela qual os seus discursos assumem um carácter intertextual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2012-09 2013-05-29T13:39:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/5060 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/5060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134814928896000 |