DO Do “Projeto Marca Portugal” ao “Portugal sou eu”: que políticas públicas para a Marca Portugal?
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7458/SPP20219518739 |
Resumo: | A globalização gera fenómenos de homogeneização e, simultaneamente, uma forte competição entre os países, o que cria uma necessidade de diferenciação entre estes, a que os governos procuram dar resposta através de políticas de marca país. Desde 1990, cada vez mais países têm promovido políticas de marca para se distinguirem dos concorrentes e aumentarem o progresso socioeconómico. O agendamento político da Marca Portugal surge em 1999, caracterizado pela difusão de ideias políticas de marca país. Mas o tema da marca país ainda carece de uma teorização sólida, emergente de estudos de caso aprofundados. Com este artigo, pretende-se contribuir para colmatar esta lacuna, analisando as medidas desenvolvidas na Marca Portugal até 2015, identificando as ideias políticas que lhes estiveram subjacentes e explicando o que resultou desta trajetória. |
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DO Do “Projeto Marca Portugal” ao “Portugal sou eu”: que políticas públicas para a Marca Portugal?DO De “Portugal Brand Project” a “Portugal sou eu”: ¿Qué políticas públicas para la Marca Portugal?DO Du “Portugal Brand Project” au “Portugal sou eu”: quelles politiques publiques pour la Marque Portugal?DO Do “Projeto Marca Portugal” ao “Portugal sou eu”: que políticas públicas para a Marca Portugal?ArtigosA globalização gera fenómenos de homogeneização e, simultaneamente, uma forte competição entre os países, o que cria uma necessidade de diferenciação entre estes, a que os governos procuram dar resposta através de políticas de marca país. Desde 1990, cada vez mais países têm promovido políticas de marca para se distinguirem dos concorrentes e aumentarem o progresso socioeconómico. O agendamento político da Marca Portugal surge em 1999, caracterizado pela difusão de ideias políticas de marca país. Mas o tema da marca país ainda carece de uma teorização sólida, emergente de estudos de caso aprofundados. Com este artigo, pretende-se contribuir para colmatar esta lacuna, analisando as medidas desenvolvidas na Marca Portugal até 2015, identificando as ideias políticas que lhes estiveram subjacentes e explicando o que resultou desta trajetória. Globalization generates homogenization and, simultaneously, a strong competition between countries, which creates a need for differentiation between them that governments seek to respond through country brand policies. Since the 1990’s, more and more countries have promoted brand policies to distinguish themselves from competitors and thus increase socio-economic progress. Portugal Brand arises in 1999 in the political agenda, characterized by the diffusion of political ideas of country brand. But the theme of the country brand still lacks a solid theorizing, emerging from in-depth case studies. With this article, we intend to contribute to fill this gap by analyzing the measures developed in the Portugal Brand until 2015, identifying the political ideas that underpinned them and explaining what resulted from this path. Globalization generates homogenization and, simultaneously, a strong competition between countries, which creates a need for differentiation between them that governments seek to respond through country brand policies. Since the 1990’s, more and more countries have promoted brand policies to distinguish themselves from competitors and thus increase socio-economic progress. Portugal Brand arises in 1999 in the political agenda, characterized by the diffusion of political ideas of country brand. But the theme of the country brand still lacks a solid theorizing, emerging from in-depth case studies. With this article, we intend to contribute to fill this gap by analyzing the measures developed in the Portugal Brand until 2015, identifying the political ideas that underpinned them and explaining what resulted from this path.Globalization generates homogenization and, simultaneously, a strong competition between countries, which creates a need for differentiation between them that governments seek to respond through country brand policies. Since the 1990’s, more and more countries have promoted brand policies to distinguish themselves from competitors and thus increase socio-economic progress. Portugal Brand arises in 1999 in the political agenda, characterized by the diffusion of political ideas of country brand. But the theme of the country brand still lacks a solid theorizing, emerging from in-depth case studies. With this article, we intend to contribute to fill this gap by analyzing the measures developed in the Portugal Brand until 2015, identifying the political ideas that underpinned them and explaining what resulted from this path.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2020-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP20219518739por2182-79070873-6529Quintela, Denise Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T15:01:26Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T15:01:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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