A luz tangível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Rui César Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2065
Resumo: Hoje em dia, a palavra luz é inevitável. Quando folheamos um livro de arquitectura é quase impossível não tropeçarmos na palavra luz. Todo o arquitecto que escreve sobre arquitectura, eventualmente, acaba por falar sobre a luz. Assim, a luz, é inegavelmente uma qualidade do espaço arquitectónico que, não pertence somente à arquitectura mas também à vida e ao mundo. Sem ela não existiria qualquer arquitectura. O tema desta dissertação – A luz tangível. A luz como ferramenta projectual na arquitectura de Le Corbusier – parte da análise da luz natural nas obras de Le Corbusier, onde é utilizada como uma verdadeira ferramenta projectual. Estudar a luz em Le Corbusier faz-nos compreender a importância que esta tem, não apenas na sua própria arquitectura, mas no modo como esta revela as formas na arquitectura, algo que se reflecte não só no seu período purista mas também ao longo de toda a sua carreira. O momento no qual o sol, durante o seu percurso habitual, se depara com a arquitectura, e o modo como ambos comunicam entre si, origina ambientes infinitos que podem ser alterados. Deste modo, e importante entender e distinguir os diferentes tipos de luz em relação à sua quantidade (da luz total até à sombra), qualidade (difusa e directa), e à direcção que efectua, quando encontra a arquitectura, durante o seu trajecto diário e, consequentemente, anual. O controlo da luz na arquitectura é possível, através da compreensão dos diferentes tipos de luz, mas terá de ser pensada tendo ainda em conta vários aspectos relacionados com a posição do sol relativamente a um edifício. O principal objectivo desta dissertação é analisar a utilização da luz verificada ao longo do discurso de Le Corbusier, ainda que de modo implícito ou explícito, de maneira a permitir explicar e sistematizar o seu significado. Tendo como base a luz como ferramenta projectual, percebemos que existem projectos que, apesar de serem completamente distintos tanto na forma como na função, podem ser agrupados devido às semelhanças entre estes. Após a análise de cada conjunto de projectos demonstra-se imprescindível fundamentar essas semelhanças ou diferenças, através de pequenas experiências, casos práticos e conclusões pessoais.
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Estudar a luz em Le Corbusier faz-nos compreender a importância que esta tem, não apenas na sua própria arquitectura, mas no modo como esta revela as formas na arquitectura, algo que se reflecte não só no seu período purista mas também ao longo de toda a sua carreira. O momento no qual o sol, durante o seu percurso habitual, se depara com a arquitectura, e o modo como ambos comunicam entre si, origina ambientes infinitos que podem ser alterados. Deste modo, e importante entender e distinguir os diferentes tipos de luz em relação à sua quantidade (da luz total até à sombra), qualidade (difusa e directa), e à direcção que efectua, quando encontra a arquitectura, durante o seu trajecto diário e, consequentemente, anual. O controlo da luz na arquitectura é possível, através da compreensão dos diferentes tipos de luz, mas terá de ser pensada tendo ainda em conta vários aspectos relacionados com a posição do sol relativamente a um edifício. O principal objectivo desta dissertação é analisar a utilização da luz verificada ao longo do discurso de Le Corbusier, ainda que de modo implícito ou explícito, de maneira a permitir explicar e sistematizar o seu significado. Tendo como base a luz como ferramenta projectual, percebemos que existem projectos que, apesar de serem completamente distintos tanto na forma como na função, podem ser agrupados devido às semelhanças entre estes. Após a análise de cada conjunto de projectos demonstra-se imprescindível fundamentar essas semelhanças ou diferenças, através de pequenas experiências, casos práticos e conclusões pessoais.Today, the word light is inevitable. When we turn over the pages of an architecture book is almost impossible not stumble in the word light. Every architect who writes about architecture, eventually, ends up talking about light. So, the light is undeniably a quality of the architectural space that belongs not only to architecture but also to life and the world. Without it there would be no architecture. The theme of this dissertation - The tangible light. The light as projectual tool in Le Corbusier‟s architecture – comes from the analysis of natural light in the works of Le Corbusier, where it is used it as a real projectual tool. Studying the light on Le Corbusier makes us understand the importance this has, not only in his own architecture, but also in the way this reveals the forms in architecture, something that is reflected not only in its purist period but also throughout his career. The moment in which the sun, during its usual trajectory, encounters the architecture, and how both communicate with each other, causes infinite environments that can be modified. Therefore, it is important to understand and distinguish the different light types regarding to its quantity (from total light to shadow), quality (diffuse and direct), and its direction that performs, when meets the architecture, during his daily journey and, consequently, annual. The control of light in architecture is possible, through the understanding of the different light types, but must be thought also taking into account several aspects related to the position of the sun relatively to a building. The main objective of this dissertation is to analyze the use of light that is seen throughout the discourse of Le Corbusier, even if in an implicit or explicit way, in order to allow explain its meaning. Based on the light as a projectual tool, we realize that there are projects that, although they are completely different both in form and function, can be grouped due to the similarities between them. After analyzing each set of projects is essential support these similarities or differences, through small experiences, case studies and personal conclusions.Universidade da Beira InteriorKrenz, Jacek TadeuszuBibliorumFigueiredo, Rui César Oliveira2014-07-22T09:33:58Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:53Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:46.909224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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