(Re)pensar o ensino da composição coreográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Madalena
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Monteiro, Elisabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7607
Resumo: O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor.
id RCAP_ab4799df9469d98fe5b85a011ed8635d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)pensar o ensino da composição coreográficaEnsinoCriatividadeDança contemporâneaIntérpreteComposição coreográficaAprendizagemO documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor.Partindo da (in)definição que caracteriza a dança contemporânea e os seus métodos e processos de criação, na qual é possível reconhecer a importância que o intérprete assume nestas propostas coreográficas, pretendemos refletir sobre a problemática em torno da necessidade de contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades criativas em contextos de formação. Com o objetivo de valorizar o ensino/aprendizagem da composição coreográfica e na perspetiva de que é necessário repensá-lo em função da proximidade com as práticas artísticas implementadas em contexto profissional, propomo-nos identificar alguns dos princípios pedagógicos que nos parecem fundamentais contemplar nos seus modelos e propostas de intervenção. A importância da definição de percursos essencialmente singulares é então a perspetiva que pretendemos sublinhar.Faculdade de Motricidade Humana - Serviço de EdiçõesRCIPLXavier, MadalenaMonteiro, Elisabete2017-11-28T15:46:42Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7607porXavier, M., & Monteiro, E. (2012). (Re)pensar o ensino da composição coreográfica. In A. Macara, A. P. Batalha, K. Mortari (Eds.), Atas da conferência internacional 2012: Corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 204-211). Consultado em novembro 28, 2017, em https://ceapfmh.files.wordpress.com/2012/12/corpos-imperfeitos-livro-de-atas.pdf978-972-735-185-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:52Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:30.720502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)pensar o ensino da composição coreográfica
title (Re)pensar o ensino da composição coreográfica
spellingShingle (Re)pensar o ensino da composição coreográfica
Xavier, Madalena
Ensino
Criatividade
Dança contemporânea
Intérprete
Composição coreográfica
Aprendizagem
title_short (Re)pensar o ensino da composição coreográfica
title_full (Re)pensar o ensino da composição coreográfica
title_fullStr (Re)pensar o ensino da composição coreográfica
title_full_unstemmed (Re)pensar o ensino da composição coreográfica
title_sort (Re)pensar o ensino da composição coreográfica
author Xavier, Madalena
author_facet Xavier, Madalena
Monteiro, Elisabete
author_role author
author2 Monteiro, Elisabete
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Madalena
Monteiro, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Criatividade
Dança contemporânea
Intérprete
Composição coreográfica
Aprendizagem
topic Ensino
Criatividade
Dança contemporânea
Intérprete
Composição coreográfica
Aprendizagem
description O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09
2012-09-01T00:00:00Z
2017-11-28T15:46:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7607
url http://hdl.handle.net/10400.21/7607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Xavier, M., & Monteiro, E. (2012). (Re)pensar o ensino da composição coreográfica. In A. Macara, A. P. Batalha, K. Mortari (Eds.), Atas da conferência internacional 2012: Corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 204-211). Consultado em novembro 28, 2017, em https://ceapfmh.files.wordpress.com/2012/12/corpos-imperfeitos-livro-de-atas.pdf
978-972-735-185-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Motricidade Humana - Serviço de Edições
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Motricidade Humana - Serviço de Edições
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133425077059584