(Re)pensar o ensino da composição coreográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7607 |
Resumo: | O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor. |
id |
RCAP_ab4799df9469d98fe5b85a011ed8635d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7607 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Re)pensar o ensino da composição coreográficaEnsinoCriatividadeDança contemporâneaIntérpreteComposição coreográficaAprendizagemO documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor.Partindo da (in)definição que caracteriza a dança contemporânea e os seus métodos e processos de criação, na qual é possível reconhecer a importância que o intérprete assume nestas propostas coreográficas, pretendemos refletir sobre a problemática em torno da necessidade de contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades criativas em contextos de formação. Com o objetivo de valorizar o ensino/aprendizagem da composição coreográfica e na perspetiva de que é necessário repensá-lo em função da proximidade com as práticas artísticas implementadas em contexto profissional, propomo-nos identificar alguns dos princípios pedagógicos que nos parecem fundamentais contemplar nos seus modelos e propostas de intervenção. A importância da definição de percursos essencialmente singulares é então a perspetiva que pretendemos sublinhar.Faculdade de Motricidade Humana - Serviço de EdiçõesRCIPLXavier, MadalenaMonteiro, Elisabete2017-11-28T15:46:42Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7607porXavier, M., & Monteiro, E. (2012). (Re)pensar o ensino da composição coreográfica. In A. Macara, A. P. Batalha, K. Mortari (Eds.), Atas da conferência internacional 2012: Corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 204-211). Consultado em novembro 28, 2017, em https://ceapfmh.files.wordpress.com/2012/12/corpos-imperfeitos-livro-de-atas.pdf978-972-735-185-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:52Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:30.720502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)pensar o ensino da composição coreográfica |
title |
(Re)pensar o ensino da composição coreográfica |
spellingShingle |
(Re)pensar o ensino da composição coreográfica Xavier, Madalena Ensino Criatividade Dança contemporânea Intérprete Composição coreográfica Aprendizagem |
title_short |
(Re)pensar o ensino da composição coreográfica |
title_full |
(Re)pensar o ensino da composição coreográfica |
title_fullStr |
(Re)pensar o ensino da composição coreográfica |
title_full_unstemmed |
(Re)pensar o ensino da composição coreográfica |
title_sort |
(Re)pensar o ensino da composição coreográfica |
author |
Xavier, Madalena |
author_facet |
Xavier, Madalena Monteiro, Elisabete |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Elisabete |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Madalena Monteiro, Elisabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Criatividade Dança contemporânea Intérprete Composição coreográfica Aprendizagem |
topic |
Ensino Criatividade Dança contemporânea Intérprete Composição coreográfica Aprendizagem |
description |
O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09 2012-09-01T00:00:00Z 2017-11-28T15:46:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/7607 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/7607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Xavier, M., & Monteiro, E. (2012). (Re)pensar o ensino da composição coreográfica. In A. Macara, A. P. Batalha, K. Mortari (Eds.), Atas da conferência internacional 2012: Corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 204-211). Consultado em novembro 28, 2017, em https://ceapfmh.files.wordpress.com/2012/12/corpos-imperfeitos-livro-de-atas.pdf 978-972-735-185-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Motricidade Humana - Serviço de Edições |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Motricidade Humana - Serviço de Edições |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133425077059584 |