A construção dos conhecimentos em História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Cátia Raquel Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/92874
Resumo: As directrizes mais recentes, promulgadas pelo Ministério da Educação e pelo Conselho da Europa, defendem práticas lectivas que preparem os jovens para os desafios que a nossa sociedade apresenta. Neste sentido, definiu-se essencial que os alunos, quando terminarem a sua escolaridade obrigatória, sejam cidadãos dotados de um pensamento crítico, com múltiplas competências a serem utilizadas ao longo das suas vidas pessoais e profissionais. De modo a concretizar estes objectivos, por um lado, seguiu-se a linha da teoria de aprendizagem construtivista, que aponta para uma abordagem em que o discente se assume como principal sujeito no processo de aprendizagem, construindo os seus conhecimentos de forma progressivamente autónoma e, simultaneamente, desenvolvendo competências de várias ordens. Por outro lado, assentou-se a prática lectiva nos princípios da Educação Histórica, que defende a evolução de um pensamento histórico – a consciência histórica – de forma a superar as ideias dogmáticas da organização temporal e as perspectivas unilaterais de interpretação histórica. Desta forma, intentou-se um ensino da história sustentado no desenvolvimento de competências tais como a interpretação e orientação temporal, a procura e selecção de informação, a autonomia e a colaboração em equipa, a expressão escrita e oral e o pensamento crítico e criativo. O relatório que aqui se apresenta é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, focada na construção dos conhecimentos pelos alunos, tendo em vista o desenvolvimento do pensamento histórico.
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