A construção dos conhecimentos em História
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/92874 |
Resumo: | As directrizes mais recentes, promulgadas pelo Ministério da Educação e pelo Conselho da Europa, defendem práticas lectivas que preparem os jovens para os desafios que a nossa sociedade apresenta. Neste sentido, definiu-se essencial que os alunos, quando terminarem a sua escolaridade obrigatória, sejam cidadãos dotados de um pensamento crítico, com múltiplas competências a serem utilizadas ao longo das suas vidas pessoais e profissionais. De modo a concretizar estes objectivos, por um lado, seguiu-se a linha da teoria de aprendizagem construtivista, que aponta para uma abordagem em que o discente se assume como principal sujeito no processo de aprendizagem, construindo os seus conhecimentos de forma progressivamente autónoma e, simultaneamente, desenvolvendo competências de várias ordens. Por outro lado, assentou-se a prática lectiva nos princípios da Educação Histórica, que defende a evolução de um pensamento histórico – a consciência histórica – de forma a superar as ideias dogmáticas da organização temporal e as perspectivas unilaterais de interpretação histórica. Desta forma, intentou-se um ensino da história sustentado no desenvolvimento de competências tais como a interpretação e orientação temporal, a procura e selecção de informação, a autonomia e a colaboração em equipa, a expressão escrita e oral e o pensamento crítico e criativo. O relatório que aqui se apresenta é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, focada na construção dos conhecimentos pelos alunos, tendo em vista o desenvolvimento do pensamento histórico. |
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A construção dos conhecimentos em HistóriaConstrutivismoEnsino da HistóriaConsciência HistóricaConhecimentosCompetênciasConstructivismHistory TeachingHistorical ConsciousnessKnowledgeSkillsDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaAs directrizes mais recentes, promulgadas pelo Ministério da Educação e pelo Conselho da Europa, defendem práticas lectivas que preparem os jovens para os desafios que a nossa sociedade apresenta. Neste sentido, definiu-se essencial que os alunos, quando terminarem a sua escolaridade obrigatória, sejam cidadãos dotados de um pensamento crítico, com múltiplas competências a serem utilizadas ao longo das suas vidas pessoais e profissionais. De modo a concretizar estes objectivos, por um lado, seguiu-se a linha da teoria de aprendizagem construtivista, que aponta para uma abordagem em que o discente se assume como principal sujeito no processo de aprendizagem, construindo os seus conhecimentos de forma progressivamente autónoma e, simultaneamente, desenvolvendo competências de várias ordens. Por outro lado, assentou-se a prática lectiva nos princípios da Educação Histórica, que defende a evolução de um pensamento histórico – a consciência histórica – de forma a superar as ideias dogmáticas da organização temporal e as perspectivas unilaterais de interpretação histórica. Desta forma, intentou-se um ensino da história sustentado no desenvolvimento de competências tais como a interpretação e orientação temporal, a procura e selecção de informação, a autonomia e a colaboração em equipa, a expressão escrita e oral e o pensamento crítico e criativo. O relatório que aqui se apresenta é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, focada na construção dos conhecimentos pelos alunos, tendo em vista o desenvolvimento do pensamento histórico.The latest guidelines, promulgated by the Ministry of Education and the Council of Europe, advocate teaching practices that prepare young people for the challenges our society faces. In this sense, it is essential that students, at the end of their compulsory education, are citizens with critical thinking, with multiple skills to be used throughout their personal and professional lives. In order to achieve these goals, on the one hand, the line of constructivist learning theory was followed, which points to an approach in which the student assumes himself as the main subject in the learning process, building his knowledge progressively autonomous way, while developing skills of various orders. On the other hand, the teaching practice was based on the principles of Historical Education, which defends the evolution of historical thinking - historical consciousness - in order to overcome the dogmatic ideas of temporal organization and the unilateral perspectives of historical interpretation. Thus, focus was directed at a teaching of history sustained in the development of skills such as interpretation and temporal orientation, the search and selection of information, autonomy and team collaboration, written and oral expression and critical and creative thinking. The report presented here is the result of the work developed throughout the Supervised Teaching Practice, focused on the construction of knowledge by students, with a view to the development of historical thinking.Henriques, Raquel PereiraRUNLuís, Cátia Raquel Pereira2022-12-13T01:30:26Z2019-12-132020-02-172019-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/92874TID:202348300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:41:25Zoai:run.unl.pt:10362/92874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:37.283823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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