Sistema de aquisição de dados de Suspension Travel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82289 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica |
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Sistema de aquisição de dados de Suspension TravelCompetição automóvelMotorsportSistema DASŠkoda Fabia Rally 2 EvoSuspension Travel SystemAutomotive competitionDAS SystemEngenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaDissertação de mestrado integrado em Engenharia MecânicaA aquisição e análise de dados em competição automóvel revolucionou a forma de condução e otimização dos setups dos carros e do Motorsport, dado que a informação é das ferramentas mais valiosas. [1] Esta fornece aos engenheiros um registo de parâmetros que são importantes para a fiabilidade e desempenho do veículo e dos seus sistemas. [2-3] Na competição automóvel, em particular nos Ralis, a transmissão de dados via rádio e/ou telemetria é interdita [4], o que requer que o engenheiro faça, após a ida do carro à assistência, um download dos dados do Sistema de Aquisição de Dados (DAS), de forma a analisá-los mais tarde. Nas mais conceituadas categorias do Motorsport, tais como Fórmula 1, WRC ou Moto GP, são utilizados Data Acquisition Systems para o Suspension Travel [5], sistemas esses que possibilitam o monotorização das suspensões dos carros. Dado o interesse na área de controlo e análise de dados, em conjunto com a área da competição automóvel, foi analisada e, posteriormente, realizada a possibilidade de desenvolvimento deste tema em cenários de teste. Este projeto consiste numa análise mais aprofundada do sistema de amortecimento e suspensão de um Škoda Fabia Rally 2 Evo e ao seu comportamento, de forma a melhorar a performance dos veículos motorizados no Motorsport, através da recolha e análise de dados desse subsistema.Data acquisition and analysis in racing has revolutionized the way cars are driven and optimized for setups, and in Motorsport information is one of the most valuable tools[1]. It provides engineers with a method of recording parameters that are vital to the reliability and performance of the vehicle and its systems[2-3]. In motor racing, specifically in Rallys, data transmission via radio and/or telemetry is forbidden [4], which requires the engineer to download the data from the Data Acquisition System (DAS) after the car goes to the service park, in order to analyse it later. In the most prestigious motorsport categories, such as Formula 1, WRC or Moto GP, Data Acquisition Systems are used for Suspension Travel Systems [5] that enable the monitoring of the cars' suspensions. Given the interest in the area of control and data analysis, aligned with the area of car competition, the possibility of developing this theme in test scenarios was analysed and then carried out. This project consists of further analysis of the damping and suspension system of a Škoda Fabia Rally 2 Evo, and its behaviour, in order to improve motor vehicle performance in Motorsport by collecting and analysing data from that subsystem.Machado, JoséUniversidade do MinhoCosta, Mariana Lage da2022-10-282022-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82289por203097971info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:31.404889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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