Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Judite Marília Fernandes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10991
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
id RCAP_ab5fd15940cf9435c3b9e48327346acf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem EspecíficasDificuldades de Aprendizagem EspecíficasAdvocaciaMetodologia qualitativaSpecific Learning DisabilitiesAdvocacyQualitative Methodology37637.018.2342.7-053.2Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Este trabalho tem por finalidade contribuir para a sistematização e o aprofundamento do conhecimento das perspectivas dos pais sobre o tema da advocacia parental pelos direitos dos alunos com DAE. Neste sentido estudei, por um lado, as características das famílias de crianças com DAE, nomeadamente o relacionamento entre os vários membros, as expectativas dos pais e familiares quanto ao desempenho das crianças com DAE, e as principais atitudes adoptadas pelos pais. Por outro lado, estudei o tema da advocacia, nomeadamente as características inerentes aos pais enquanto advogados e os passos a seguir para realizar advocacia. Seguindo a metodologia qualitativa, entrevistei cinco mães de alunos com DAE, que frequentavam o primeiro ciclo do ensino básico, de forma a analisar e estudar as suas perspectivas, vistas como as suas atitudes, os seus comportamentos, as suas expectativas. Os dados foram recolhidos através de entrevista semi-estruturada, tendo sido levadas em consideração atitudes e comportamentos dos pais durante o decorrer da entrevista. Inicialmente os dados recolhidos foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo e são apresentados sob a forma de estudos de caso, usando-se o mais possível as palavras dos pais, como forma de melhor expor as suas perspectivas. Posteriormente, os dados são cruzados, com o objectivo de analisar diferenças e similaridades entre os participantes e analiso, tendo como referência a literatura estudada e as suas perspectivas enquanto grupo. Por fim, apresento o conhecimento adquirido com este estudo sob a forma de conclusões e recomendações. As perspectivas dos participantes neste estudo permitem-me concluir que as mães mostraram não utilizar o termo DAE quando se referem aos filhos/filhas; não ter muitos conhecimentos sobre as DAE; querer advogar pelos direitos dos filhos/filhas, embora desconheçam como fazê-lo; não conhecer associação de pais e/ou de profissionais.The aim of this study is to initiate a subject who still’s little or nothing explored in Portugal: the perception that the parents of children with Specific Learning Disabilities (SLD) have about the impact of their attitudes in the process of advocacy for the rights of their children. In this direction I studied, on one hand, the characteristics of families of children with SLD, namely the relationship between them, the expectations of parents and family members about the performance of children with SLD and the main attitudes adopted for the parents. On the other hand, I studied the subject of advocacy, including the inherent characteristics of parents while lawyers and the steps to follow in advocacy. Following a qualitative methodology, I have interviewed five mothers of students with SLD, who attended the first cycle of basic education in order to analyze and study their perspectives seen as their attitudes, their behaviors and their expectations. Data were collected through semi-structured interview and was taken into account attitudes and behaviors of parents during the course of the interview. Initially, data collected were analyzed using the technique of content analysis and are presented as case studies, using as much as possible the words of parents, in order to better present their perspectives. Subsequently, the data are crossed, in order to analyze differences and similarities between the participants and analyze, with reference to the literature studied and its prospects as a group. Finally, I present the knowledge gained from this study in the form of conclusions and recommendations. The perspectives of the participants in this study led me to conclude that the mothers showed don’t use the term SLD when related to their sons/daughters; don’t have much knowledge of the SLD; want to advocate for the rights of their sons/daughters, but are unaware of how to do it ; don’t know parents' or professionals associations.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoFerreira, Judite Marília Fernandes2010-02-222010-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10991porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:23.057136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
title Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
spellingShingle Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Ferreira, Judite Marília Fernandes
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Advocacia
Metodologia qualitativa
Specific Learning Disabilities
Advocacy
Qualitative Methodology
376
37.018.2
342.7-053.2
title_short Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
title_full Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
title_fullStr Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
title_full_unstemmed Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
title_sort Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
author Ferreira, Judite Marília Fernandes
author_facet Ferreira, Judite Marília Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ana Paula Loução
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Judite Marília Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Advocacia
Metodologia qualitativa
Specific Learning Disabilities
Advocacy
Qualitative Methodology
376
37.018.2
342.7-053.2
topic Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Advocacia
Metodologia qualitativa
Specific Learning Disabilities
Advocacy
Qualitative Methodology
376
37.018.2
342.7-053.2
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-22
2010-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10991
url http://hdl.handle.net/1822/10991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132558730985472