Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10991 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
id |
RCAP_ab5fd15940cf9435c3b9e48327346acf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10991 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem EspecíficasDificuldades de Aprendizagem EspecíficasAdvocaciaMetodologia qualitativaSpecific Learning DisabilitiesAdvocacyQualitative Methodology37637.018.2342.7-053.2Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Este trabalho tem por finalidade contribuir para a sistematização e o aprofundamento do conhecimento das perspectivas dos pais sobre o tema da advocacia parental pelos direitos dos alunos com DAE. Neste sentido estudei, por um lado, as características das famílias de crianças com DAE, nomeadamente o relacionamento entre os vários membros, as expectativas dos pais e familiares quanto ao desempenho das crianças com DAE, e as principais atitudes adoptadas pelos pais. Por outro lado, estudei o tema da advocacia, nomeadamente as características inerentes aos pais enquanto advogados e os passos a seguir para realizar advocacia. Seguindo a metodologia qualitativa, entrevistei cinco mães de alunos com DAE, que frequentavam o primeiro ciclo do ensino básico, de forma a analisar e estudar as suas perspectivas, vistas como as suas atitudes, os seus comportamentos, as suas expectativas. Os dados foram recolhidos através de entrevista semi-estruturada, tendo sido levadas em consideração atitudes e comportamentos dos pais durante o decorrer da entrevista. Inicialmente os dados recolhidos foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo e são apresentados sob a forma de estudos de caso, usando-se o mais possível as palavras dos pais, como forma de melhor expor as suas perspectivas. Posteriormente, os dados são cruzados, com o objectivo de analisar diferenças e similaridades entre os participantes e analiso, tendo como referência a literatura estudada e as suas perspectivas enquanto grupo. Por fim, apresento o conhecimento adquirido com este estudo sob a forma de conclusões e recomendações. As perspectivas dos participantes neste estudo permitem-me concluir que as mães mostraram não utilizar o termo DAE quando se referem aos filhos/filhas; não ter muitos conhecimentos sobre as DAE; querer advogar pelos direitos dos filhos/filhas, embora desconheçam como fazê-lo; não conhecer associação de pais e/ou de profissionais.The aim of this study is to initiate a subject who still’s little or nothing explored in Portugal: the perception that the parents of children with Specific Learning Disabilities (SLD) have about the impact of their attitudes in the process of advocacy for the rights of their children. In this direction I studied, on one hand, the characteristics of families of children with SLD, namely the relationship between them, the expectations of parents and family members about the performance of children with SLD and the main attitudes adopted for the parents. On the other hand, I studied the subject of advocacy, including the inherent characteristics of parents while lawyers and the steps to follow in advocacy. Following a qualitative methodology, I have interviewed five mothers of students with SLD, who attended the first cycle of basic education in order to analyze and study their perspectives seen as their attitudes, their behaviors and their expectations. Data were collected through semi-structured interview and was taken into account attitudes and behaviors of parents during the course of the interview. Initially, data collected were analyzed using the technique of content analysis and are presented as case studies, using as much as possible the words of parents, in order to better present their perspectives. Subsequently, the data are crossed, in order to analyze differences and similarities between the participants and analyze, with reference to the literature studied and its prospects as a group. Finally, I present the knowledge gained from this study in the form of conclusions and recommendations. The perspectives of the participants in this study led me to conclude that the mothers showed don’t use the term SLD when related to their sons/daughters; don’t have much knowledge of the SLD; want to advocate for the rights of their sons/daughters, but are unaware of how to do it ; don’t know parents' or professionals associations.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoFerreira, Judite Marília Fernandes2010-02-222010-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10991porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:23.057136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas |
title |
Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas |
spellingShingle |
Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas Ferreira, Judite Marília Fernandes Dificuldades de Aprendizagem Específicas Advocacia Metodologia qualitativa Specific Learning Disabilities Advocacy Qualitative Methodology 376 37.018.2 342.7-053.2 |
title_short |
Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas |
title_full |
Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas |
title_fullStr |
Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas |
title_full_unstemmed |
Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas |
title_sort |
Advocacia parental: um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas |
author |
Ferreira, Judite Marília Fernandes |
author_facet |
Ferreira, Judite Marília Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Ana Paula Loução Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Judite Marília Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de Aprendizagem Específicas Advocacia Metodologia qualitativa Specific Learning Disabilities Advocacy Qualitative Methodology 376 37.018.2 342.7-053.2 |
topic |
Dificuldades de Aprendizagem Específicas Advocacia Metodologia qualitativa Specific Learning Disabilities Advocacy Qualitative Methodology 376 37.018.2 342.7-053.2 |
description |
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-22 2010-02-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10991 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132558730985472 |