Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade: perfis de jovens açorianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Ana Matias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.7916
Resumo: No  quadro  da  crise  de  oportunidades  juvenis  e  dos  processos  de individualização das sociedades contemporâneas, a experiência escolar dos jovens tem vindo a alterar-se. Mais prolongada, mas também marcadamente instrumental,  baseada  no  reconhecimento  da  utilidade  dos  diplomas,  e simultaneamente expressiva, na medida em que se associa à busca da realização  pessoal.  Tais  tendências  não  impedem  que  esta  experiência continue a ser fortemente estruturada por desigualdades. Analisamos o caso da  Região Autónoma  dos Açores,  um  território  marcado  por  indicadores educacionais  particularmente  desfavoráveis.  A  partir  da  análise  de  uma amostra representativa dos jovens açorianos, entre os 15 e os 34 anos, identificam-se diversos perfis relativamente à sua trajetória escolar e sentido atribuído à escola. A par de um reconhecimento generalizado do valor da escola,  que  atravessa  os  vários  perfis,  salienta-se  a  diversidade  de experiências  (mais  instrumental  ou  mais  expressiva)  e  a  fragilidade  dos percursos escolares de muitos jovens açorianos, caraterizados pela exclusão, penosidade e insucesso. Palavras-chave: Trajetórias  escolares;  Sentidos  atribuídos  à  escola;  Perfis  de  jovens; Desigualdades sociais   ABSTRACT In  the  context  of  the  crisis  of  youth  opportunities  and individualization processes of contemporary societies, the school experience of young people is changing. Longer, but also markedly instrumental, based on the recognition of  the  utility  of  certificates,  and  also  expressive,  to  the  extent  that  it  is associated to the quest of personal fulfillment. Trends that do not prevent that this experience continues to be strongly structured by inequalities. We analyze the  case  of  the Azores,  marked  by  particularly  unfavourable educational indicators. Based on the analysis of a representative sample of Azorean youngsters, with 15-34 years, different profiles are identified, in relation to their school  pathways  and  meaning  ascribed  to  school. Along  with  a  general recognition of the value ascribed to school, which crosses the various profiles, we  highlight  the  diversity  of  experiences  (more  instrumental  or  more expressive)  and  the  fragility  of  education  pathways  of  many  youngsters, characterized by exclusion, painfulness and failure. Keywords: School  pathways;  Meanings  ascribed  to  school;  Youth  profiles;  Social inequalities.
id RCAP_ab69f02c08fd0e902e320e142fc4539b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7916
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade: perfis de jovens açorianosArtigosNo  quadro  da  crise  de  oportunidades  juvenis  e  dos  processos  de individualização das sociedades contemporâneas, a experiência escolar dos jovens tem vindo a alterar-se. Mais prolongada, mas também marcadamente instrumental,  baseada  no  reconhecimento  da  utilidade  dos  diplomas,  e simultaneamente expressiva, na medida em que se associa à busca da realização  pessoal.  Tais  tendências  não  impedem  que  esta  experiência continue a ser fortemente estruturada por desigualdades. Analisamos o caso da  Região Autónoma  dos Açores,  um  território  marcado  por  indicadores educacionais  particularmente  desfavoráveis.  A  partir  da  análise  de  uma amostra representativa dos jovens açorianos, entre os 15 e os 34 anos, identificam-se diversos perfis relativamente à sua trajetória escolar e sentido atribuído à escola. A par de um reconhecimento generalizado do valor da escola,  que  atravessa  os  vários  perfis,  salienta-se  a  diversidade  de experiências  (mais  instrumental  ou  mais  expressiva)  e  a  fragilidade  dos percursos escolares de muitos jovens açorianos, caraterizados pela exclusão, penosidade e insucesso. Palavras-chave: Trajetórias  escolares;  Sentidos  atribuídos  à  escola;  Perfis  de  jovens; Desigualdades sociais   ABSTRACT In  the  context  of  the  crisis  of  youth  opportunities  and individualization processes of contemporary societies, the school experience of young people is changing. Longer, but also markedly instrumental, based on the recognition of  the  utility  of  certificates,  and  also  expressive,  to  the  extent  that  it  is associated to the quest of personal fulfillment. Trends that do not prevent that this experience continues to be strongly structured by inequalities. We analyze the  case  of  the Azores,  marked  by  particularly  unfavourable educational indicators. Based on the analysis of a representative sample of Azorean youngsters, with 15-34 years, different profiles are identified, in relation to their school  pathways  and  meaning  ascribed  to  school. Along  with  a  general recognition of the value ascribed to school, which crosses the various profiles, we  highlight  the  diversity  of  experiences  (more  instrumental  or  more expressive)  and  the  fragility  of  education  pathways  of  many  youngsters, characterized by exclusion, painfulness and failure. Keywords: School  pathways;  Meanings  ascribed  to  school;  Youth  profiles;  Social inequalities.Instituto de Educação - Universidade do Minho2016-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.7916por2183-04520871-9187Diogo, Ana Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-30T03:31:05Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:45.213682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade: perfis de jovens açorianos
title Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade: perfis de jovens açorianos
spellingShingle Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade: perfis de jovens açorianos
Diogo, Ana Matias
Artigos
title_short Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade: perfis de jovens açorianos
title_full Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade: perfis de jovens açorianos
title_fullStr Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade: perfis de jovens açorianos
title_full_unstemmed Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade: perfis de jovens açorianos
title_sort Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade: perfis de jovens açorianos
author Diogo, Ana Matias
author_facet Diogo, Ana Matias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo, Ana Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description No  quadro  da  crise  de  oportunidades  juvenis  e  dos  processos  de individualização das sociedades contemporâneas, a experiência escolar dos jovens tem vindo a alterar-se. Mais prolongada, mas também marcadamente instrumental,  baseada  no  reconhecimento  da  utilidade  dos  diplomas,  e simultaneamente expressiva, na medida em que se associa à busca da realização  pessoal.  Tais  tendências  não  impedem  que  esta  experiência continue a ser fortemente estruturada por desigualdades. Analisamos o caso da  Região Autónoma  dos Açores,  um  território  marcado  por  indicadores educacionais  particularmente  desfavoráveis.  A  partir  da  análise  de  uma amostra representativa dos jovens açorianos, entre os 15 e os 34 anos, identificam-se diversos perfis relativamente à sua trajetória escolar e sentido atribuído à escola. A par de um reconhecimento generalizado do valor da escola,  que  atravessa  os  vários  perfis,  salienta-se  a  diversidade  de experiências  (mais  instrumental  ou  mais  expressiva)  e  a  fragilidade  dos percursos escolares de muitos jovens açorianos, caraterizados pela exclusão, penosidade e insucesso. Palavras-chave: Trajetórias  escolares;  Sentidos  atribuídos  à  escola;  Perfis  de  jovens; Desigualdades sociais   ABSTRACT In  the  context  of  the  crisis  of  youth  opportunities  and individualization processes of contemporary societies, the school experience of young people is changing. Longer, but also markedly instrumental, based on the recognition of  the  utility  of  certificates,  and  also  expressive,  to  the  extent  that  it  is associated to the quest of personal fulfillment. Trends that do not prevent that this experience continues to be strongly structured by inequalities. We analyze the  case  of  the Azores,  marked  by  particularly  unfavourable educational indicators. Based on the analysis of a representative sample of Azorean youngsters, with 15-34 years, different profiles are identified, in relation to their school  pathways  and  meaning  ascribed  to  school. Along  with  a  general recognition of the value ascribed to school, which crosses the various profiles, we  highlight  the  diversity  of  experiences  (more  instrumental  or  more expressive)  and  the  fragility  of  education  pathways  of  many  youngsters, characterized by exclusion, painfulness and failure. Keywords: School  pathways;  Meanings  ascribed  to  school;  Youth  profiles;  Social inequalities.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.7916
url https://doi.org/10.21814/rpe.7916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130222772092928