Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/1711 https://doi.org/10.34628/9t8w-mv78 |
Resumo: | Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 15-38 |
id |
RCAP_ab6c946c9daf486bf11353e918ef41a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1711 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”Desporto - ComercializaçãoLusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 15-38O comercialismo dos Jogos Olímpicos, por muitos anos, foi tratado de forma equivocada e em uma perspectiva negativa. Alguns integrantes do Movimento Olímpico defendiam que não deveria existir qualquer relação comercial que envolvesse o desporto Olímpico. Entretanto, com o passar dos anos uma visão comercial ganhou força, principalmente, a partir do início das transmissões televisivas do megaevento. Esta nova visão comercial ganhou força, já que o dinheiro gerado destinava-se, fundamentalmente, ao desenvolvimento do desporto em todo o mundo. Neste sentido, este estudo tem por objetivo identificar o comercialismo dos Jogos Olímpicos enquanto uma das grandes linhas ideológicas de orientação estratégica do Comité Olímpico Internacional (COI), tendo como marco de referência o período da presidência de Antonio Samaranch, de 1980 a 2001. Para o efeito, foi aplicada uma análise documental de cunho qualitativo em uma perspectiva sóciohistórica. Os resultados indicam que o comercialismo dos Jogos Olímpicos foi uma das grandes linhas ideológicas de orientação estratégica do COI, principalmente no período em que Antonio Samaranch foi presidente da instituição. Esta consideração é sustentada devido ao modelo de gestão iniciado por este presidente ao dizer Yes to Commercilization e a efetiva implementação do marketing no COI, permitindo o ajuste de suas estratégias rumo a um futuro promissor.2015-11-04T13:30:14Z2015-11-042015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1711http://hdl.handle.net/11067/1711https://doi.org/10.34628/9t8w-mv78por1645-6750Costa, Alcides Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:15Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:05.946087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch” |
title |
Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch” |
spellingShingle |
Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch” Costa, Alcides Vieira Desporto - Comercialização |
title_short |
Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch” |
title_full |
Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch” |
title_fullStr |
Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch” |
title_full_unstemmed |
Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch” |
title_sort |
Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch” |
author |
Costa, Alcides Vieira |
author_facet |
Costa, Alcides Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Alcides Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desporto - Comercialização |
topic |
Desporto - Comercialização |
description |
Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 15-38 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04T13:30:14Z 2015-11-04 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/1711 http://hdl.handle.net/11067/1711 https://doi.org/10.34628/9t8w-mv78 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/1711 https://doi.org/10.34628/9t8w-mv78 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-6750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136760867848192 |