Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alcides Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1711
https://doi.org/10.34628/9t8w-mv78
Resumo: Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 15-38
id RCAP_ab6c946c9daf486bf11353e918ef41a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”Desporto - ComercializaçãoLusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 15-38O comercialismo dos Jogos Olímpicos, por muitos anos, foi tratado de forma equivocada e em uma perspectiva negativa. Alguns integrantes do Movimento Olímpico defendiam que não deveria existir qualquer relação comercial que envolvesse o desporto Olímpico. Entretanto, com o passar dos anos uma visão comercial ganhou força, principalmente, a partir do início das transmissões televisivas do megaevento. Esta nova visão comercial ganhou força, já que o dinheiro gerado destinava-se, fundamentalmente, ao desenvolvimento do desporto em todo o mundo. Neste sentido, este estudo tem por objetivo identificar o comercialismo dos Jogos Olímpicos enquanto uma das grandes linhas ideológicas de orientação estratégica do Comité Olímpico Internacional (COI), tendo como marco de referência o período da presidência de Antonio Samaranch, de 1980 a 2001. Para o efeito, foi aplicada uma análise documental de cunho qualitativo em uma perspectiva sóciohistórica. Os resultados indicam que o comercialismo dos Jogos Olímpicos foi uma das grandes linhas ideológicas de orientação estratégica do COI, principalmente no período em que Antonio Samaranch foi presidente da instituição. Esta consideração é sustentada devido ao modelo de gestão iniciado por este presidente ao dizer Yes to Commercilization e a efetiva implementação do marketing no COI, permitindo o ajuste de suas estratégias rumo a um futuro promissor.2015-11-04T13:30:14Z2015-11-042015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1711http://hdl.handle.net/11067/1711https://doi.org/10.34628/9t8w-mv78por1645-6750Costa, Alcides Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:15Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:05.946087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”
title Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”
spellingShingle Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”
Costa, Alcides Vieira
Desporto - Comercialização
title_short Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”
title_full Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”
title_fullStr Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”
title_full_unstemmed Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”
title_sort Yes to commercialization : o comercialismo dos jogos olímpicos na “Era Samaranch”
author Costa, Alcides Vieira
author_facet Costa, Alcides Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alcides Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto - Comercialização
topic Desporto - Comercialização
description Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 15-38
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04T13:30:14Z
2015-11-04
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/1711
http://hdl.handle.net/11067/1711
https://doi.org/10.34628/9t8w-mv78
url http://hdl.handle.net/11067/1711
https://doi.org/10.34628/9t8w-mv78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-6750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136760867848192