Bactéria da desconfiança: inépcia e perplexidade na gestão de um surto da doença dos legionários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, João
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/43790
Resumo: O surto da doença dos legionários, ocorrido no município de Vila Franca de Xira, caracterizou-se por controvérsias públicas e científicas, pela desconfiança nos sistemas de monitorização e por um processo judicial moroso, que aprofundaram sentimentos de desconfiança na comunidade. Neste artigo, avança-se com alguns resultados de um workshop participativo que juntou cerca de três dezenas de pessoas para refletir sobre as suas consequências. Do processo deliberativo, pode concluir-se que as vulnerabilidades ambientais se juntam a vulnerabilidades sociais pré-existentes, num intrincado social difícil de destrinçar, mas que parece ter sido delimitado por meios de monitorização e de definição de risco pouco adaptados à realidade. Conclui-se que as prevalecentes “relações de definição do risco” deram origem a um divórcio claro entre conhecimento técnico e leigo e subverteram a lógica sistémica, defendida, mas não praticada, pela sustentabilidade e pela convenção de Aarhus.
id RCAP_ab6d7d81efc9af1d9bd57fb9ffea79c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/43790
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bactéria da desconfiança: inépcia e perplexidade na gestão de um surto da doença dos legionáriosDoença dos legionáriosSustentabilidadeParticipação públicaDesconfiançaVulnerabilidadesO surto da doença dos legionários, ocorrido no município de Vila Franca de Xira, caracterizou-se por controvérsias públicas e científicas, pela desconfiança nos sistemas de monitorização e por um processo judicial moroso, que aprofundaram sentimentos de desconfiança na comunidade. Neste artigo, avança-se com alguns resultados de um workshop participativo que juntou cerca de três dezenas de pessoas para refletir sobre as suas consequências. Do processo deliberativo, pode concluir-se que as vulnerabilidades ambientais se juntam a vulnerabilidades sociais pré-existentes, num intrincado social difícil de destrinçar, mas que parece ter sido delimitado por meios de monitorização e de definição de risco pouco adaptados à realidade. Conclui-se que as prevalecentes “relações de definição do risco” deram origem a um divórcio claro entre conhecimento técnico e leigo e subverteram a lógica sistémica, defendida, mas não praticada, pela sustentabilidade e pela convenção de Aarhus.Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)Repositório da Universidade de LisboaGuerra, João2020-06-09T11:07:10Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43790porGuerra, J. (2020). Bactéria da desconfiança: inépcia e perplexidade na gestão de um surto da doença dos legionários. Política & Sociedade: Revista de Sociologia Política, 19(44), 117-139.2175-7984http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2020v19n44p117info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:44:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:31.943541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bactéria da desconfiança: inépcia e perplexidade na gestão de um surto da doença dos legionários
title Bactéria da desconfiança: inépcia e perplexidade na gestão de um surto da doença dos legionários
spellingShingle Bactéria da desconfiança: inépcia e perplexidade na gestão de um surto da doença dos legionários
Guerra, João
Doença dos legionários
Sustentabilidade
Participação pública
Desconfiança
Vulnerabilidades
title_short Bactéria da desconfiança: inépcia e perplexidade na gestão de um surto da doença dos legionários
title_full Bactéria da desconfiança: inépcia e perplexidade na gestão de um surto da doença dos legionários
title_fullStr Bactéria da desconfiança: inépcia e perplexidade na gestão de um surto da doença dos legionários
title_full_unstemmed Bactéria da desconfiança: inépcia e perplexidade na gestão de um surto da doença dos legionários
title_sort Bactéria da desconfiança: inépcia e perplexidade na gestão de um surto da doença dos legionários
author Guerra, João
author_facet Guerra, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, João
dc.subject.por.fl_str_mv Doença dos legionários
Sustentabilidade
Participação pública
Desconfiança
Vulnerabilidades
topic Doença dos legionários
Sustentabilidade
Participação pública
Desconfiança
Vulnerabilidades
description O surto da doença dos legionários, ocorrido no município de Vila Franca de Xira, caracterizou-se por controvérsias públicas e científicas, pela desconfiança nos sistemas de monitorização e por um processo judicial moroso, que aprofundaram sentimentos de desconfiança na comunidade. Neste artigo, avança-se com alguns resultados de um workshop participativo que juntou cerca de três dezenas de pessoas para refletir sobre as suas consequências. Do processo deliberativo, pode concluir-se que as vulnerabilidades ambientais se juntam a vulnerabilidades sociais pré-existentes, num intrincado social difícil de destrinçar, mas que parece ter sido delimitado por meios de monitorização e de definição de risco pouco adaptados à realidade. Conclui-se que as prevalecentes “relações de definição do risco” deram origem a um divórcio claro entre conhecimento técnico e leigo e subverteram a lógica sistémica, defendida, mas não praticada, pela sustentabilidade e pela convenção de Aarhus.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09T11:07:10Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/43790
url http://hdl.handle.net/10451/43790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guerra, J. (2020). Bactéria da desconfiança: inépcia e perplexidade na gestão de um surto da doença dos legionários. Política & Sociedade: Revista de Sociologia Política, 19(44), 117-139.
2175-7984
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2020v19n44p117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134507878580224